Kyuss: O álbum que resume o stoner rock
Resenha - Welcome to the Sky Valley - Kyuss
Por Marcelo Capello Martins
Postado em 17 de fevereiro de 2015
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A banda KYUSS foi formada em 1991 e fazia um hard rock idêntico ao de BLACK SABBATH, mas também com sua originalidade. Ao misturar esse hard rock com viagens musicais como "Planet Caravan" do próprio BLACK SABBATH, a banda criou o que passou a se chamar Stoner rock.
Dois anos após lançar o bem sucedido álbum "Blues for the red sun", eles precisavam dar continuidade ao seu som retrô. Para isso, a banda manteve sua base formada por Josh Homme(líder do QUEENS OF THE STONE AGE) na guitarra, Brant Bjork na bateria e John Garcia nos vocais. O antigo baixista Nick Oliveri foi substituído por Scott Reeder. A gravadora também mudou, eles lançaram pela "Elektra" que é uma das melhores da história do heavy metal, afinal lançou álbuns de METALLICA, ANTHRAX, DOWN, DREAM THEATER e etc. Com tudo isso a favor, a banda não poderia fazer algo que não fosse de qualidade.
E de fato eles fazem, é apresentado o "Welcome to the sky valley", ele é dividido em três partes ou "três movimentos", mas isso não muda muita coisa. Logo na primeira música mostra-se que a banda iria fazer o verdadeiro hard rock setentista. Trata-se da música "Gardenia", que já começa com um excelente riff e com uma linha de baixo impressionante, mostrando que Scott Reeder se adequou muito bem a banda. Destaque também para a voz característica de Garcia que se encaixa perfeitamente na música. A segunda faixa apresenta ao ouvinte a viagem que torna-se frequente em álbuns de Stoner Rock, é a faixa "Asteroid". É a única instrumental do álbum e conta com um bom trabalho de baixo, guitarra e bateria.
Logo após, temos "Supa Scoopa and Mighty Scoop" que tem uma estrutura parecida com a de abertura, ela parece que não vai acabar devido a guitarra de Josh Homme que trabalhou bem na música e no final da mesma, ele fica tocando sem os outros instrumentos e quando ele para, passam alguns segundos e ele solta dois acordes. Isso acontece algumas vezes até que a música acaba e o primeiro movimento também, isso foi só um acréscimo para deixar o álbum mais viajante.
Partindo para a segunda parte temos "100°" que é uma das mais pesadas do trabalho, graças ao baixo e a guitarra que parecem estar em perfeita sintonia. Até que chega "Space cadet", a música mais viajante do álbum, ela lembra "Planet Caravan" do BLACK SABBATH por causa do instrumental, entretanto ela é também uma música longa (7 minutos) e pode parecer cansativa para alguns, mas a maioria aprova. Depois dela, aparece a música perdida, pois ela não se assemelha à sonoridade da banda não só neste álbum, mas em todos os outros. Ela contém guitarras que não soam nada como as outras músicas e a voz de John também. Mas em momento algum foi dito que a música é ruim. Pelo contrário, é uma música que serve para mudar os ares do trabalho e para deleitar o ouvinte. Assim acabou o segundo movimento.
O terceiro abre com "Odissey", voltando à sonoridade de "Gardenia" e "100°", excelente faixa que nos mostra como será o terceiro movimento, ou seja, bastante groove e hard rock até o final. Depois disso, temos as músicas "Conan Troutman" que é boa, mas passa despercebida por ser rápida e ter uma sonoridade já usada, e o cover de "N.O" da banda ACROSS THE RIVER. É melhor do que a anterior, mas também tem uma sonoridade manjada (isso não quer dizer que é ruim). E para terminar temos a faixa mais longa (8 minutos) chamada "whitewater", é um dos destaques do álbum graças ao trabalho da guitarra e os vocais que soam um pouco diferente do resto do álbum. Ela se mantém pesada até seu "final", pois tem uma música "escondida" após ela. Trata-se de "lick doo", mas ela só tem 58 segundos, só mais um acréscimo viajante ao trabalho que agora sim chega ao fim.
Essa resenha é mais destinada a pessoas que gostam de Stoner Rock ou que descobriram o gênero recentemente, pois este é um dos álbuns mais importantes. Se você não conhece esse gênero veja a matéria abaixo:
Tracklist:
1- Gardenia
2- Asteroid
3- Supa Scoopa and Mighty Scoop
4- 100°
5- Space Cadet
6- Demon Cleaner
7- Odyssey
8- Conan Troutman
9- N.O. (Across the River cover)
10- Whitewater
11- Lick Doo
Confira o álbum no youtube:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
Leia o discurso de Jim Carrey apresentando o Soundgarden no Rock and Roll Hall of Fame
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
O grave erro do Pink Floyd que há décadas complica a vida de um renomado cientista
As bandas de thrash favoritas de James Hetfield, fora do Big 4
A música que era "segundo plano" para o Metallica e acabou virando um clássico imortal
Stoner Rock: Um guia básico para o estilo
Josh Homme admite possibilidade de reunião do Kyuss



