Ulver: Álbum precursor do black e do folk metal completa 20 anos

Resenha - Bergtatt: Et eeventyr i 5 capitler - Ulver

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcelo Capello Martins
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


A banda ULVER (palavra "lobos" em norueguês) foi formada em 1993 e lançou seu primeiro álbum em 1995 e é desta pérola do Black/folk metal que venho falar hoje. Essencial para qualquer Tr00 Norwegian Black Metaller.

Green Day: 10 coisas que você não sabe sobre a bandaBeavis e Butthead: como eles seriam se fossem reais?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apesar de ser essencial para os fanáticos pelo gênero, a banda depois de alguns álbuns adotou um estilo diferente que pode não ter sido bem recebido pelos fãs. Mas nessa obra-prima chamada "Bergtatt" a banda mistura riffs infernais no melhor estilo Black metal e alguns cantos bem folk. O álbum contém 5 músicas, sendo cada música chamada de "capitel" e cada uma dessas com um número em romano de acordo com sua ordem, ou seja, Capitel IV é a quarta música. Começando pela Capitel I que é a primeira e melhor música, ela inicia bem com seu riff penetrante e com excelentes vocais estilo folk mostrando que não é necessário cantar com gutural para fazer música pesada e bela. As seguintes músicas contam com menos vocais folk e, agora sim, com bastantes guturais. É o caso da Capitel II, que possui uma introdução que te engana pela calma, mas depois parte para a pancadaria com um grande riff e um grande vocal. Esse estilo segue para a Capitel III, que tem a mesma estrutura e é tão boa quanto a anterior. Mudando um pouco os ares, a Capitel IV é uma completamente folk e sem marcas de black metal exceto pelo fato de ser um pouco sombria, mas com relação a sonoridade a música é acústica com um coro cantando lentamente, música boa para dar um relaxada e se preparar para o final. Esse final vem logo de cara com bastante peso, diferente das outras que começam com introduções lentas. A Capitel V já começa com um riff e com um longo grito gutural seguido por mais guturais, mas não é assim o tempo todo. A música fica lenta no meio para depois retornar com mais poder de fogo até o seu final que é também o final de uma das maiores pérolas produzidas pelo Black Metal. Os responsáveis pela obra são Garm nos Vocais, AiwarikiaR(é assim mesmo) na bateria, Skoll(Não tem relação com a cerveja) no Baixo e por fim a dupla de guitarristas: Aismal e Haavard(Não tem relação com a universidade americana). A gravadora é a extinta Head Not Found que mudou de nome. Para aqueles que gostam de black metal esse álbum é essencial e para aqueles que foram introduzidos no gênero recentemente esse é um bom começo.

Confira o álbum no youtube:

Tracklist:

Capitel I : I Troldskog Faren Vild (07:51)
Capitel II : Soelen Gaaer Bag Aase Need (06:34)
Capitel III : Graablick Blev Hun Vaer (07:45)
Capitel IV : Een Stemme Locker (04:01)
Capitel V : Bergtatt - Ind I Fjeldkamrene (08:06)




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Ulver"


Kiss: as dez mais pesadas releituras de músicas da bandaKiss
As dez mais pesadas releituras de músicas da banda


Green Day: 10 coisas que você não sabe sobre a bandaGreen Day
10 coisas que você não sabe sobre a banda

Beavis e Butthead: como eles seriam se fossem reais?Beavis e Butthead
Como eles seriam se fossem reais?


Sobre Marcelo Capello Martins

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336