Koshi Inaba: 50 minutos de boa música
Resenha - Singing Bird - Koshi Inaba
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 30 de novembro de 2014
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Marcando o quinto trabalho solo do vocalista japonês Koshi Inaba, da dupla de pop/hard rock B'z, Singing Bird é lançado quase um mês após New Horizon, do seu colega de banda Tak Matsumoto. Como nos seus discos anteriores, dois sabores contraditórios se misturam: "já ouvi isto antes" e "ei, isto é novo".
Da serena e quase folk faixa de abertura "Jimii no Asa" ao rock de piano no encerramento "Nensho", o cantor passeia por diversas influências do rock, sempre com um pé no próprio som cativante do B'z, mas com o outro no mundo que se abre quando se trabalha sozinho.
Basicamente um trabalho de pop rock com tendências para o hard, o disco se mantém constante, com algumas surpresas ao longo do caminho. Um trabalho impecável na guitarra de Ohka Yoshinobu divide espaço com um pegajoso riff eletrônico nos teclados em "Golden Road" Cordas tocantes e femininas de Hiroko Ishikawa e a Lime Ladies Orchestra acompanham um sereno piano em "Nakinagara". Os trabalhos no baixo em "Golden Road", "Stay Free" e Bicycle Girl" e (as duas primeiras por Akihito Tokunaga e a última por Corey McCormick) surpreendem e remetem a Billy Sheehan, com quem o cantor já colaborou em algumas músicas do B'z.
Para os brasileiros, as faixas "Cross Creek", "Bicycle Girl" e "Kodoku no Susume" são motivo de orgulho: o responsável pelos bons riffs de guitarra é o músico Rafael Moreira, pouco conhecido no Brasil mas dono de evidente habilidade com as seis cordas.
Por incrível que pareça, o cantor não abusou de sua voz no disco. Com poucos dos gritos que ele usa no B'z, ele prefere ficar entre o calmo e o firme. Mas não ficou só na cantoria: na faixa de abertura e em "Cross Creek", tocou guitarra. Em "Tomoyo", mostrou sua habilidade com o violão. Até com a cítara elétrica ele lida, de novo na faixa de abertura.
Sem revolucionar nem surpreender demais, Singing Bird entrega o que se espera de um álbum de rock "básico", com momentos memoráveis e outros mais mornos. Como todo álbum solo que se preze, é pessoal e distante do som da banda principal do artista, e garante 50 minutos de boa música aos fãs.
Abaixo, o vídeo de "Nensho":
Track-list:
1. "Jimmy no Asa"
2. "Oh My Love"
3. "Cross Creek"
4. "Golden Road"
5. "Nakinagara"
6. "Stay Free"
7. "Bicycle Girl"
8. "Kodoku no Susume"
9. "Tomo Yo"
10. "Photograph"
11. "Route 53"
12. "Nensho"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
A banda de rock gospel brasileira que furou a bolha e foi cancelada após fake news
Os dez melhores mascotes da história do Metal, em lista da Metal Hammer
A banda de Hard Rock dos anos oitenta que para Axl Rose "ferrou com tudo"
O clássico dos anos 80 que é uma das músicas mais pesadas da história, segundo Scott Ian
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



