Evergrey: tudo para figurar entre os melhores álbuns de 2014!
Resenha - Hymns For The Broken - Evergrey
Por Edilson Luiz Piassentini
Postado em 17 de outubro de 2014
Já se passavam 3 anos do lançamento de Glorious Collision e a expectativa para um novo álbum dos suecos do Evergrey era grande. E a turma de Tom Englund voltou em grande estilo com o mais novo álbum Hymns for the Broken.
Uma grande surpresa foi o retorno do guitarrista Henrik Danhage e do baterista Jonas Ekdahl, onde juntos participaram dos álbuns The Inner Circle (2004), Monday Morning Apocalypse (2006) e Torn (2008) e do excelente DVD A Night to Remember de 2005.
Pode ser coincidência, mas o retorno dos dois músicos fez com que a criatividade e a qualidade da banda nos levasse aos tempos clássicos de Recreation Day e The Inner Circle.
The Awakening, uma introdução sombria, nos prepara para o que tem tudo para virar um dos grandes clássicos da banda. A faixa Kings Of Errors, que ganhou um vídeo clipe, é cadenciada e pesada, excelentes solos, com uma grande atmosfera e um caída sensacional, sem contar com os belos vocais de Tom Englund. Com certeza o grande destaque do álbum.
Na sequencia, A New Dawn com muito peso e com belas passagens de teclado que nos cativa com um refrão simples e direto e muito emotivo!
Wake a Change podemos dizer que é a mais experimental do álbum, pois utilizasse de elementos eletrônicos que se encaixam perfeitamente no clima soturno e obscuro da música, que nos remete a um clima sombrio.
Em seguida Archaic Rage com ótimos trabalhos de teclados e grandes riffs, é cadenciada e com linhas vocais bastantes emotivas. Grande destaque para o tecladista Rikard Zander.
O momento épico do álbum vem com Barricades. Com um começo pesado e mais um vez com grande trabalho de teclado, deixa ainda mais bela a canção os típicos solos avassaladores de Henrik Danhage. Em sequencia temos Black Undertow com uma atmosfera tensa e obscura, com um belo refrão e solos de guitarras bastantes melódicos!
O momento enérgico do álbum vem com The Fire, com grande trabalho do baterista de Jonas Ekdahl e do baixista Johan Niemann. Grande destaque para as linhas vocais e coros maravilhosos que nos preparam para um belo refrão.
A faixa título com certeza será a que irá brigar com Kings of Errors para ser o grande clássico do álbum! A interpretação de Tom Englund em Hymns for the Broken é algo certamente emocionante. Com uma melodia perfeita e ótimos riffs, o refrão é daqueles que você decora apenas na primeira ouvida. Uma música intensa, atmosférica e melódica.
Em seguida, Missing You é uma daquelas baladas típicas de Evergrey. Apenas teclado e voz, simples, direta, e tocante.
Chegando ao final do álbum The Grand Collapse começa com teclados sombrios seguidos de riffs pesados e com muita cadencia. Ao decorrer da canção, muitas variações e peso, com ótimo trabalho de bateria que nos faz lembrar canções do álbum The Inner Circle. um clima muito sombrio e uma atmosfera poderosa.
Para finalizar em grande estilo, com seus mais de 7 minutos, The Aftermath. Um belo início com teclado e violão, acompanhado da voz impactante e emocionante de Tom Englund. Música bem cadenciada, simples, porém com elementos que a transforma numa atmosfera maravilhosa e intensa, capaz de derrubar lágrimas dos que escutam, tamanha sensibilidade que a mesma nos transmite. Realmente para fechar com chave de ouro esse grande trabalho.
Pois bem, são um pouco mais de 60 minutos, que parecem que passam em 10, tamanha coesão que o álbum possui. Digno de ouvir repetidamente sem parar.
O Evergrey voltou, e voltou em grande estilo, com aquele clima melancólico que só a banda tem, o que faz com que a banda seja considerada autêntica e única.
Com certeza, um álbum para figurar entre os melhores álbuns lançados em 2014.
Evergrey - Hymns For The Broken
1 – The Awakening
2 – King Of Errors
3 – A New Dawn
4 – Wake A Change
5 – Archaic Rage
6 – Barricades
7 – Black Undertow
8 – The Fire
9 – Hymns For The Broken
10 – Missing You
11 – The Grand Collapse
12 – The Aftermath
Gravadora: AFM Records
Evergrey é:
Tom S. Englund – Vocal e guitarra
Rikard Zander - Teclado
Johan Niemann – Contrabaixo
Henrik Danhage – Guitarra
Jonas Ekdahl – Bateria
Outras resenhas de Hymns For The Broken - Evergrey
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
Baterista confirma que o Bad Company tocará no Rock and Roll Hall of Fame
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Jason Newsted, ex-Metallica conta o segredo para manter uma boa grana até hoje
Depressão: 10 músicas que devem ser evitadas
A música que foi gravada aos 45 do segundo tempo, virou megahit e bateu marca histórica


Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



