Charlie Brown Jr.: Último da banda que terminou de forma trágica
Resenha - La Familia 013 - Charlie Brown Jr.
Por Evandro Aranha
Postado em 31 de maio de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Todos que estiveram por dentro das notícias nos últimos meses, sabem que dois dos membros mais emblemáticos do Charlie Brown Jr faleceram em 2013. Primeiro, o vocalista Chorão morreu em março, por conta de uma overdose de cocaína. Seis meses depois, o baixista da banda e atual vocalista do projeto A Banca (banda criada após a morte de Chorão) Champignon, tirou a própria vida, com um tiro, em seu apartamento. Devido a todo esse clima de consternação e as circunstâncias que envolveram a banda nesse período, o cd La Familia 013 se tornou o lançamento mais aguardado do ano, tendo sido lançado no começo do mês de outubro (depois de sucessivos adiamentos, o último, devido ao falecimento de Champignon).
Charlie Brown Jr - Mais Novidades
Os fãs tiveram as mais diferentes reações frente ao novo cd. Alguns fãs consideraram o melhor trabalho da banda, do ponto de vista instrumental e principalmente as letras, outros acharam o disco excessivamente triste e introspectivo. O certo é que o álbum mostra um retrato do que o líder do Charlie Brown Jr vivenciava em sua vida particular. Ora esperançoso, ora melancólico, o vocalista parecia "profetizar" o seu destino seja na música Um Dia A Gente Se Encontra (Então vamos viver, um dia a gente se encontra) ou na canção Contrastes da Vida (Mesmo os mais fortes, às vezes, não encontram uma saída / Mesmo os mais sábios, às vezes, não encontram uma saída). Analisando o resultado final, percebemos uma banda que bebendo em várias fontes de inspiração, caminhava pra traçar novas rotas, seja nas letras, quanto nas melodias e que, abruptamente, teve seu caminho interrompido, porém, tendo seu nome reconhecido e elevado ao Olimpo do rock nacional, onde constam as melhores e mais notórias bandas do Brasil.
FAIXAS:
01. Um Dia a Gente se Encontra - Faixa que abre o cd e que está sendo trabalhada nas rádios, tem um refrão pegajoso e uma levada típica do Charlie Brown Jr ,onde Chorão canta" Então vamos viver, um dia a gente se encontra", que muitos fãs interpretaram como um "adeus" do vocalista.
02. Fina Arte - Uma música conhecida na internet com o nome de Revolucionar ,é um reggae que fala da situação das pessoas humildes do Brasil e o quanto é importante fazer uma revolução pra melhor.Parceria de Marcão com Chorão.
03. Cheia de Vida - É uma música já considerada "antiga" pelos fãs,mesmo sendo lançada pela primeira vez nesse cd,pois já era conhecida da época que Heitor Gomes ainda estava na banda.Tem uma pegada Charlie Brown Jr, só que não é difícil ter a sensação de já ter ouvido esse tipo de música antes.
04. Meu Novo Mundo - Música lançada no dia da morte de Chorão,é uma balada onde Chorão diz que "Não existe limites no meu novo mundo" e "Cuidado com o destino,ele brinca com as pessoas".Evidencia o momento conturbado que o vocalista vivia e é um dos pontos altos do cd.
05. Do Jeito que eu Gosto, do Jeito que Eu Quero - Riff repetido(até demais) durante quase toda a música e letra versando sobre a necessidade da presença da mulher na vida dele e o quanto ela foi importante em sua trajetória.
06. Rock Star - Letra praticamente chupada de "Uma só vida pra viver,tenho sede nela eu vou", o que aponta para um dos defeitos de Chorão como letrista:o excesso de reutilização de trechos de outras músicas em novas músicas.Excetuando esse detalhe,a música entrega o que promete, com melodia agitada e refrão grudento.
07. Vem Ser Minha - Uma música com a levada reggae ,com umas das melhores letras do cd e com a presença do beat-box de Champignon no começo da música.Também conhecido pelos fãs da Internet com o nome de "Mega Special Girl".
08. Hoje Sou Eu que Não Mais te Quero - A melhor letra do cd,mostra Chorão desiludido com a relação amorosa ,declarando "Hoje sou eu que não mais te quero",contando com o peso do baixo de Champignon como pano de fundo da canção.
09. Camisa Preta - Ouvindo o instrumental, não se engane; não é Avenged Sevenfold, é Charlie Brown Jr mesmo! Com pitadas de metal, é a melhor composição instrumental do álbum,apenas ressalvando novamente a falta de originalidade da letra, retirada de músicas como "Tarja Preta" e "Di Sk8 eu vou".
10. Vou me Embriagar de Você - Balada bonita e radiofônica, com presença de violões e versos inspirados como "Quero voltar pra você Quero de volta o meu lugar/ Não sou feliz sozinho/ Não sei bem qual é o caminho".
11. A Mais Linda do Bar - Música surpreendente,diferente dos arranjos presentes no cd,bebendo na fonte de bandas de rock oitentistas,como Legião Urbana,onde o vocalista está a procurar "A garota mais linda do bar"Excelentes levadas das guitarras de Marcão e Thiago Castanho.
12. Samba Triste- Faixa que, de samba não tem nada.Mesmo assim,vale ouvir a música,onde somos brindados pelos sons de violão,teclado e guitarra, que acrescentam uma sonoridade angustiante a canção,a liados ao refrão: "Enquanto o mundo dá voltas / A gente faz tremer o chão / Enquanto o mundo dá voltas/ A gente espanta a solidão".
13. Contrastes da Vida - Balada que é a despedida do cd e parece uma espécie de despedida também de Chorão. Analisando trechos como "Mesmo os mais fortes às vezes não encontram uma saída/ Mesmo os mais sábios às vezes não encontram uma saída" não fica difícil concordar com os fãs, lamentando o fim de uma das maiores bandas do Brasil de forma triste e traumática.
TRACKLIST
01. Um Dia a Gente se Encontra
02. Fina Arte
03. Cheia de Vida
04. Meu Novo Mundo
05. Do Jeito que eu Gosto, do Jeito que Eu Quero
06. Rock Star
07. Vem Ser Minha
08. Hoje Sou Eu que Não Mais te Quero
09. Camisa Preta
10. Vou me Embriagar de Você
11. A Mais Linda do Bar
12. Samba Triste
13. Contrastes da Vida
Outras resenhas de La Familia 013 - Charlie Brown Jr.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt

Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva
Por que o sucesso do Sepultura fez os Titãs recusarem contratar o Charlie Brown Jr?
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


