Santana: Voltando a abusar de elementos latinos
Resenha - Corazón - Santana
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 12 de maio de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após quebrar uma série de discos cheios de parcerias e muitos sons latinos em 2012 com Shape Shifter, álbum quase totalmente instrumental e de volta às raízes, o distinto guitarrista mexicano Carlos Santana mostrou-se disposto a voltar a investir no lado comercial, o que, no caso dele, é quase sempre um tiro certo. E lança, assim, Corazón, álbum recheado de parcerias e regravações de outros artistas, com uma música melhor que a outra.
Algumas faixas são especiais para nós, brasileiros: a abertura, por exemplo, é um cover de "Saideira", sucesso do Skank, cantada pelo próprio Samuel Rosa, guitarrista e vocalista do quarteto mineiro. A edição de luxo do álbum traz uma versão com letras em espanhol, cantadas também por Samuel. O encerramento "I See Your Face", um breve solo de violão, é também um cover de um brasileiro, no caso, do guitarrista Bola Sete.
Até a renomada cantora cubano-estadunidense Gloria Estefan se arrisca na lusofonia na faixa "Beijo de Longe", com um carregado sotaque mais próximo do português que do brasileiro. Algumas edições do álbum vêm ainda com a versão original em espanhol, tocada ao vivo algumas vezes recentemente.
Além dessas, temos outras pérolas, como "Mal Bicho", um cover dos nosso hermanos argentinos Los Fabulosos Cadillacs com a participação dos próprios. Esta, bem como "Margarita" e "Yo Soy La Luz" (esta última composta pelo próprio Santana) são exemplos de trabalhos que remetem a sons latinos que tanto ganharam espaço nos trabalhos recentes do guitarrista.
As outras faixas variam bastante em termos de atmosfera. "La Flaca", mais um cover, traz Santana aliado a Juanes, ex-vocalista/guitarrista do grupo colombiano de thrash metal Ekhymosis. Em sua carreira solo, o cantor quebrou o recorde de prêmios Grammy Latino conquistados por um só artista (20, no total). Aqui, ele participa de uma regravação dos espanhóis Jarabe de Palo. Outra faixa com participação de um cantor com coleções de prêmios é "Indy", leve e sem percussão, que nos traz a voz do estadunidense descendente de mexicanos Miguel.
Vale citar ainda a versão retrabalhada de "Oye Como Va", que pode fazer alguns fãs mais ortodoxos levantarem uma sobrancelha devido à presença do rapper porto-riquenho Pitbull. Fato é que esta nova interpretação, intitulada "Oye 2014", moderniza o hit ao mesmo tempo em que respeita sua essência.
E, já que foram citadas quase todas as faixas, porque não mencionar as restantes: a romântica "Amor Correspondido", com Diego Torres, acompanhada de sua respectiva versão anglófona "Feel It Coming Back"; "Una Noche en Nápoles", cover de uma música originalmente cantada em italiano no grupo Pink Martini e, muito convenientemente, marcada por um belo trabalho de Santana no violão de doze cordas que realmente lembra os violões clássicos do país europeu; e "Iron Lion Zion", cover de Bob Marley com a participação de seu filho Ziggy e o grupo afro-cubano ChocQuibTown.
É fácil perceber que o trabalho todo tem um clima positivo, a começar pela capa e pelo encarte, cheios de cores e imagens caricatas que lembram a conhecida alegria da arte mexicana.
Num disco em que Carlos Santana volta a usar sua bem sucedida fórmula que combina parcerias, sons latinos e seus inconfundíveis licks enfeitando as músicas do começo ao fim, o resultado final é gratificante para quem aprecia uma boa música latina e um bom trabalho na guitarra. Não é necessariamente um disco voltado para o rock, tampouco para o blues característico do grupo em suas origens. É apenas um trabalho da mais bem produzida e marcante música latina, com a adição da magia das seis cordas do icônico guitarrista.
Abaixo, o vídeo de "Saidera" (versão em espanhol):
Track-list:
1. "Saideira" (feat. Samuel Rosa)
2. "La Flaca" (feat. Juanes)
3. "Mal Bicho" (feat. Los Fabulosos Cadillacs)
4. "Amor Correspondido" (feat. Diego Torres)
5. "Una Noche en Nápoles" (feat. Lila Downs, Niña Pastori e Soledad)
6. "Beijo de Longe" (feat. Gloria Estefan)
7. "Margarita" (feat. Romeo Santos)
8. "Indy" (feat. Miguel)
9. "Oye 2014" (feat. Pitbull)
10. "Yo Soy la Luz" (feat. Wayne Shorter e Cindy Blackman Santana)
11. "I See Your Face"
12. "Iron Lion Zion" (feat. Ziggy Marley e ChocQuibTown)
13. "Saideira" (feat. Samuel Rosa) [faixa bônus da edição de luxo]
14. "Feel It Coming Back" (feat. Diego Torres) [faixa bônus da edição de luxo]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra celebra trajetória do Sepultura e seu legado no metal
Geezer Butler permaneceu junto de Ronnie James Dio nos últimos dias de vida do vocalista
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
Ricardo Confessori revê seu papel no Angra: "Muito cacique para pouco índio"
Opeth estreia em Curitiba com death metal, "stand-up" e piada sobre o Sepultura
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
A música que fez Dave Grohl machucar a mão tentando tocar; "Como é que esses caras conseguem?"
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Fabio Lione levou para a cidade de Goiânia sua Epic Tales Tour Part II
O músico que tinha a maior banda da história abrindo seus shows, e trocou de lugar com eles
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
O "álbum menor" do Deep Purple que conquistou Vivian Campbell por sua mistura inusitada
Namorada de Vince Neil é presa sob acusação de agressão ao vocalista do Mötley Crüe
Ex-AC/DC diz que Pink Floyd não teria chegado a lugar nenhum sem famoso integrante
A banda de rock nacional que Humberto Gessinger não curtia
O profundo e contrastante significado de "Metamorfose Ambulante", clássico de Raul Seixas
Metallica: sobre o que fala "For Whom The Bell Tolls"


"Smooth" do Santana virou sombra para o Matchbox Twenty, e banda tem resposta afiada
10 discos dos anos 90 que são perfeitos, segundo o Classic Rock History
Os 5 músicos com quem Gene Simmons comprou algumas das maiores brigas de sua carreira
O guitarrista que Prince achava que "tocava mais bonito" que Jimi Hendrix
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



