Stolen Byrds: 2014, lançamento do primeiro disco
Resenha - Gypsy Solution - Stolen Byrds
Por Bernardo Gasino
Postado em 11 de abril de 2014
Os ventos do rock começam a se transformar em tufões no interior do Paraná. Há menos de um mês, a banda maringaense Stolen Byrds deu a luz ao seu primeiro disco de estúdio, Gypsy Solution, onde boas referências se juntam com inovação e criatividade, flertando com o blues antigo e a gênese do rock pesado.
Com pouco mais de 2 anos de banda e um caminho longo a ser percorrido, os Stolen Byrds já escreveram seu nome nos cartazes das casas de shows de boa parte de seu estado de origem, com algumas visitas à vizinhança catarinense, graças à sua presença de palco marcante e à amizade transparente entre seus integrantes, que já desfrutaram também da companhia de Kiara Rocks, Motorocker, Autoramas, Nevilton, Terra Celta e Wander Wildner. O primeiro álbum vem do resultado de toda essa experiência.
Com um desenrolar natural, o disco tem picos de explosão e adrenalina, combinados com letras em fluente inglês que narram experiências ora catársicas, ora figurativas. As melodias são regidas pela guitarra solo, contam com um bom triângulo entre guitarra base, baixo e bateria e abrem espaço para o vocal, preciso e enfeitado. Além disso, é um disco independente muito bem produzido, não possuindo uma característica crua. Os detalhes são sempre bem pensados, como a gaita que estampa "Sugar" e o cavaquinho em "Fortunate Island", que dá um ar mitológico à canção.
A faixa homônima que abre o disco tem uma caracterísitica muito original e dita os batimentos rápidos que se desenrolam durante a obra. Tudo segue acelerado com "Personal Evil", "The Wheel" e "Horses in the Hometown", e só em "Fortunate Island" devolve o fôlego ao ouvinte. O blues inunda o disco então com a romântica "Sugar", a epopéia de "Bad Luck River" e a raiz de "Wondering Spirit". A romântica "Another Chance" retoma a pureza do rock, que segue com a rebeldia de "Underated Son" e o disco se encerra com a onisciência de "In Your Name", música que tem um lugar especial nos corações dos fãs da banda. Tudo em seu lugar, nada descartável. Assim, os Byrds fecham um ciclo com classe.
O projeto gráfico do álbum foi muito bem elaborado por Caio Hahn Agostinho, começando pela psicodelia que a cigana com olhar e mente perdidos oferece, como em um convite pra que seu lugar seja tomado pelo ouvinte. No encarte, desenhos baseados no misticismo do Tarô complementam o sentido de cada refrão cantado a plenos pulmões. A banda dá as caras em fotos emblemáticas feitas por Giulliana Dias e Ana Julia Verri, e reforça o sentido do disco, onde tudo é interligado, tudo está em comunhão e tudo possui um mistério. Como o tufão que enche os pulmões de ar e que já dá indícios de que veio pra ficar.
Stolen Byrds - Gypsy Solution (2014)
1. Gypsy Solution
2. Personal Evil
3. The Wheel
4. Horses in the Hometown
5. Fortunate Island
6. Sugar
7. Bad Luck River
8. Wandering Spirit
9. Another Chance
10. Underrated Son
11. In Your Name
Para ouvir o álbum inteiro acesse o link abaixo:
https://soundcloud.com/stolen-byrds
Maiores informações em:
https://facebook.com/stolenbyrdsoficial
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brasileira conta como está sendo o primeiro ano como vocalista do Battle Beast
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
Morphine anuncia álbum inédito 26 anos após seu fim
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
Rock in Rio quer o nome do rock, mas não seu compromisso
A cantora que Ian Gillan considera a maior voz feminina do rock; "ela arrasava!"
Gar Samuelson é o ex-baterista do Megadeth mais difícil de "imitar", de acordo dom Dirk Verbeuren
O álbum em que Geddy Lee acredita que o Rush finalmente encontrou seu equilíbrio
Em 1994, Bruce Dickinson esculachou videoclipe do Aerosmith
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Lars Ulrich revela ter perdido a virgindade com ajuda de Dave Mustaine
O álbum icônico dos anos 1980 que foi escrito em menos de uma hora
Monsters of Rock: a feijoada que quase derrubou King Diamond
Calcinha amarela causou problema para Tarja em show do Nightwish; ela apelou pra toalha

Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida



