Alice Cooper: O primeiro álbum ao vivo do cantor
Resenha - Alice Cooper Show - Alice Cooper
Por Neimar Secco
Postado em 27 de fevereiro de 2014
O cantor que revolucionou os shows de rock na transição dos anos de 1960 para os ‘70 lança seu primeiro LP ao vivo sob pressão contratual da gravadora. O resultado, em condições normais, certamente teria sido outro.
Em maio de 1977, Alice Cooper lançou LACE AND WHISKEY, um dos seus álbuns mais polêmicos. Muitos fãs o consideram um trabalho menor. Os destaques foram a balada "You and Me", a faixa de abertura e a confessional "My God", além da homenagem aos roadies "Road Rats", (que inspirou a realização do filme "Roadie" de 1980, estrelado por Meat Loaf e com participação de Alice. Uma versão remixada de "Road Rats" foi incluída no filme.
Mas nada empolgou nem os velhos fãs, nem os potenciais novos fãs.
Nesse momento de "entressafra", a Warner Bros. "exigiu" de Alice Cooper que ele realizasse alguns shows para obter material para esse lançamento. O que, em si, já é estranho. Com tantos shows realizados em anos anteriores (haja vista as gravações de shows da tour de Billion Dollar Babies, incluídas no ótimo cd bônus do relançamento deluxe de Billion Dollar Babies em 2001) e também em meses imediatamente anteriores ao dos shows que foram gravados para a escolha das faixas desse disco, talvez a Warner pudesse ter compilado material para um ao vivo mais caprichado.
Não é que THE ALICE COOPER SHOW seja ruim. Nada disso. É um bom disco! Acontece que Alice Cooper se viu obrigado a reunir os músicos que o acompanham nesses shows pouco antes de decidir-se por sua internação para desintoxicação. Ou seja, seu estado de saúde não era dos melhores.
O setlist dos shows dos quais foram extraídas as músicas que compõem esse álbum foi:
01 Instrumental Intro
02 Under My Wheels
03Billion Dollar Babies
04 I'm Eighteen
05 Sick Things
06 Is It My Body
07 Devil's Food/The Black Widow
08 You and Me
09 Only Women Bleed
(fake commercials-tape)
10 Unfinished Sweet
11 Escape
12 I Love The Dead-Go To Hell-Wish You Were Here
13 I never Cry
(fake commercials-tape)
14 It's Hot Tonight
15Lace and Whiskey
16 King of the Silver Screen
17 School's Out
As faixas que compõem o álbum simples (em uma época em que a maioria das grandes bandas da década de 1970 estavam lançando álbuns duplos ao vivo) foram:
LADO 1
01 Under My Wheels - from Killer, 1971 [2:30]
02 I'm Eighteen - from Love it to Death, 1971 [4:58]
03 Only Women Bleed - from Welcome To My Nightmare, 1975 [5:47]
04 Sick Things - from Billion Dollar Babies, 1973 [1:01]
05 Is It My Body - from Love It To Death, 1971 [2:28]
06 I Never Cry - from Goes To Hell, 1976 [2:51]
LADO 2
07 Billion Dollar Babies - from Billion Dollar Babies, 1973 [3:13]
08 Devil's Food/The Black Widow – from Welcome To My Nightmare [5:41]
09 You And Me - from Lace And Whiskey, 1977 [2:19]
10 I Love The Dead - from Billion Dollar Babies, 1973
11 Go To Hell/Wish You Were Here - from Goes To Hell, 1976 [6:31]
12 School's Out - from School's Out, 1972 [2:19]
Os destaques, além da performance de Alice em "Only Women Bleed", "Is It My Body", "Devil’s Food/The Black Widow" e "You and Me" e "I Love The Dead", ficam por conta da dupla de guitarristas Dick Wagner e Steve Hunter em "I’m Eighteen" e na excelente execução de "Devil’s Food/The Black Widow", a guitarra de Wagner e os teclados de Fred Mandel em "Only Women Bleed", a bateria de Pentti (Whitey) Glen em "Billion Dollar Babies", e o dueto (solo) de guitarras dos habilidosos Wagner/Hunter na instrumental "Wish You Were Here". No mais, uma fraquíssima performance em "School’s Out", que parece até mesmo ter sido cortada na mixagem final.
NOTAS:
Musicians
Dick Wagner - Guitars, Vocals
Steve Hunter – Guitars
Prakash John – Bass
Fred Mandel – Keyboards
Penti (Whitey) Glan - Drums
Notas do Encarte
Produced by Brian Christian and Bob Ezrin
Executive Producer: Shep Gordon
Musical Director: Dick Wagner
THE ALICE COOPER SHOW chegou às lojas durante a internação de Alice Cooper para tratamento do alcoolismo.
Os shows foram gravados no Alladin Hotel em Las Vegas.
Alice chegou a descrever este álbum como aquele que ele gostaria de nunca ter feito. Em março de 1997, em Toronto, declarou que ele foi contratualmente obrigado a fazer um álbum ao vivo, mas a gravadora pediu que ele o fizesse logo depois de ele ter completado uma longa turnê de quase dois anos.
Foi a única ocasião em toda a carreira de Alice Cooper em que ele se recorda de ter feito shows a contragosto, já que seu estado físico e emocional eram realmente delicados na época, devido ao alto consumo de álcool.
Felizmente este álbum não é o único registro ao vivo lançado oficialmente, além de existirem também ótimos bootlegs que registram vários momentos da carreira de Alice ao longo dos anos, a exemplo do Live In Glasgow, de 1982, durante a turnê do SPECIAL FORCES. Vale a pena conferir, assim como este, que no balanço geral, acaba se tornando um item importante e de audição agradável tanto para os fãs como para o público em geral.
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