Supertramp: O início do sucesso em 1974
Resenha - Crime of the Century - Supertramp
Por Johnny Paul Soares
Postado em 07 de fevereiro de 2014
Em meados de 1973, os britânicos do Supertramp, com dois álbuns lançados (o último, Indelibly Stamped, de 1971), não haviam conseguido lançar uma carreira sustentável com os mesmos e entraram em falência, obrigando o núcleo criador da banda, Roger Hodgson e Rick Davies, a terminar o Supertramp naquele ano de 71. Mas as coisas não pareciam ser tão simples assim, pois Stanley Miesegaes, o holandês milionário e patrocinador do grupo, resolveu terminar o contrato, deixando para os rapazes dívidas de cerca de 90 mil libras. O jeito foi reunir músicos e reformular o Supertramp, inclusive para salvar o contrato com a A&M.
A correria começou quando os caras começaram a servir de banda de apoio para Chuck Berry pelo cachê... passado algum tempo e com músicas sendo compostas para o sucessor do derradeiro Indelibly Stamped, o Supertramp entra em estúdio em Novembro de 1973 para as gravações.
O que poderia acarretar no verdadeiro fim se os britânicos não tirassem seus nomes da lama, se tornou a salvação definitiva para o que viria a ser toda a carreira de um pop-progressivo de uma execução muito competente, falo de Crime of the Century, o quarto álbum da banda e o primeiro a entrar nas paradas (n° 4 no Reino Unido). A capa, por si só, faz viajar mesmo sem música... um belo trabalho do artista gráfico Paul Wakefield. O produtor Ken Scott também leva os méritos, inclusive sendo apontado o responsável por algumas revistas inglesas da época por deixar o álbum com gosto de Beach Boys e até Pink Floyd. Crime of the Century, que possui sucessos absolutos como Dreamer, School, Bloody Well Right e a excelente e linda faixa-título, foi por anos a base do repertório dos shows do grupo e apontado pelos fãs e por muitos críticos o melhor trabalho do Supertramp desde então, agarrando uma boa dose de sucesso no exterior, ainda antes do movimento Punk assolar a Inglaterra, em 1976.
Todas as músicas são assinadas por Hodgson e Davies.
01 School
02 Bloody Well Right
03 Hide In Your Shell
04 Asylum
05 Dreamer
06 Rudy
07 If Everyone Was Listening
08 Crime of the Century
Créditos:
Roger Hodgson - Guitarra, teclados e vocal
Rick Davies - Vocal, teclados e gaita
Bob Siebenberg - Bateria e percussão
John Helliwell - Saxofone, sopro e vocal
Dougie Thompson - Baixo
Curiosidade: Scott Gorham, guitarrista que entrara para o Thin Lizzy naquele ano de 1974, faz vocais de apoio em Hide In Your Shell.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Metallica reúne mais de 90 mil pessoas no primeiro show de 2026
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
Peça polêmica que envolve dedos e orifícios é arte? Rafael Bittencourt opina
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
Os 5 álbuns que marcaram Márcio Jameson, do Holocausto e loja Aplace
Woodstock Rock Store dá importante passo para se tornar patrimônio cultural de São Paulo
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
O curioso tema dominante nas letras do rock dos anos 1950, segundo Paulo Ricardo
A banda que definiu os EUA nos anos 1960, segundo Robert Plant
Tarja Turunen aposenta de vez o salto alto nos shows
O disco que levou o Supertramp ao auge, e acabou causando a implosão da banda


