Supertramp: O início do sucesso em 1974
Resenha - Crime of the Century - Supertramp
Por Johnny Paul Soares
Postado em 07 de fevereiro de 2014
Em meados de 1973, os britânicos do Supertramp, com dois álbuns lançados (o último, Indelibly Stamped, de 1971), não haviam conseguido lançar uma carreira sustentável com os mesmos e entraram em falência, obrigando o núcleo criador da banda, Roger Hodgson e Rick Davies, a terminar o Supertramp naquele ano de 71. Mas as coisas não pareciam ser tão simples assim, pois Stanley Miesegaes, o holandês milionário e patrocinador do grupo, resolveu terminar o contrato, deixando para os rapazes dívidas de cerca de 90 mil libras. O jeito foi reunir músicos e reformular o Supertramp, inclusive para salvar o contrato com a A&M.
A correria começou quando os caras começaram a servir de banda de apoio para Chuck Berry pelo cachê... passado algum tempo e com músicas sendo compostas para o sucessor do derradeiro Indelibly Stamped, o Supertramp entra em estúdio em Novembro de 1973 para as gravações.
O que poderia acarretar no verdadeiro fim se os britânicos não tirassem seus nomes da lama, se tornou a salvação definitiva para o que viria a ser toda a carreira de um pop-progressivo de uma execução muito competente, falo de Crime of the Century, o quarto álbum da banda e o primeiro a entrar nas paradas (n° 4 no Reino Unido). A capa, por si só, faz viajar mesmo sem música... um belo trabalho do artista gráfico Paul Wakefield. O produtor Ken Scott também leva os méritos, inclusive sendo apontado o responsável por algumas revistas inglesas da época por deixar o álbum com gosto de Beach Boys e até Pink Floyd. Crime of the Century, que possui sucessos absolutos como Dreamer, School, Bloody Well Right e a excelente e linda faixa-título, foi por anos a base do repertório dos shows do grupo e apontado pelos fãs e por muitos críticos o melhor trabalho do Supertramp desde então, agarrando uma boa dose de sucesso no exterior, ainda antes do movimento Punk assolar a Inglaterra, em 1976.
Todas as músicas são assinadas por Hodgson e Davies.
01 School
02 Bloody Well Right
03 Hide In Your Shell
04 Asylum
05 Dreamer
06 Rudy
07 If Everyone Was Listening
08 Crime of the Century
Créditos:
Roger Hodgson - Guitarra, teclados e vocal
Rick Davies - Vocal, teclados e gaita
Bob Siebenberg - Bateria e percussão
John Helliwell - Saxofone, sopro e vocal
Dougie Thompson - Baixo
Curiosidade: Scott Gorham, guitarrista que entrara para o Thin Lizzy naquele ano de 1974, faz vocais de apoio em Hide In Your Shell.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Os 11 álbuns prog preferidos de Geoff Downes, tecladista do Yes e Asia
Morre Rick Davies, fundador e voz do Supertramp, aos 81 anos


