Supertramp: O início do sucesso em 1974
Resenha - Crime of the Century - Supertramp
Por Johnny Paul Soares
Postado em 07 de fevereiro de 2014
Em meados de 1973, os britânicos do Supertramp, com dois álbuns lançados (o último, Indelibly Stamped, de 1971), não haviam conseguido lançar uma carreira sustentável com os mesmos e entraram em falência, obrigando o núcleo criador da banda, Roger Hodgson e Rick Davies, a terminar o Supertramp naquele ano de 71. Mas as coisas não pareciam ser tão simples assim, pois Stanley Miesegaes, o holandês milionário e patrocinador do grupo, resolveu terminar o contrato, deixando para os rapazes dívidas de cerca de 90 mil libras. O jeito foi reunir músicos e reformular o Supertramp, inclusive para salvar o contrato com a A&M.
A correria começou quando os caras começaram a servir de banda de apoio para Chuck Berry pelo cachê... passado algum tempo e com músicas sendo compostas para o sucessor do derradeiro Indelibly Stamped, o Supertramp entra em estúdio em Novembro de 1973 para as gravações.
O que poderia acarretar no verdadeiro fim se os britânicos não tirassem seus nomes da lama, se tornou a salvação definitiva para o que viria a ser toda a carreira de um pop-progressivo de uma execução muito competente, falo de Crime of the Century, o quarto álbum da banda e o primeiro a entrar nas paradas (n° 4 no Reino Unido). A capa, por si só, faz viajar mesmo sem música... um belo trabalho do artista gráfico Paul Wakefield. O produtor Ken Scott também leva os méritos, inclusive sendo apontado o responsável por algumas revistas inglesas da época por deixar o álbum com gosto de Beach Boys e até Pink Floyd. Crime of the Century, que possui sucessos absolutos como Dreamer, School, Bloody Well Right e a excelente e linda faixa-título, foi por anos a base do repertório dos shows do grupo e apontado pelos fãs e por muitos críticos o melhor trabalho do Supertramp desde então, agarrando uma boa dose de sucesso no exterior, ainda antes do movimento Punk assolar a Inglaterra, em 1976.
Todas as músicas são assinadas por Hodgson e Davies.
01 School
02 Bloody Well Right
03 Hide In Your Shell
04 Asylum
05 Dreamer
06 Rudy
07 If Everyone Was Listening
08 Crime of the Century
Créditos:
Roger Hodgson - Guitarra, teclados e vocal
Rick Davies - Vocal, teclados e gaita
Bob Siebenberg - Bateria e percussão
John Helliwell - Saxofone, sopro e vocal
Dougie Thompson - Baixo
Curiosidade: Scott Gorham, guitarrista que entrara para o Thin Lizzy naquele ano de 1974, faz vocais de apoio em Hide In Your Shell.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A capa de álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson acha constrangedora
A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"

Os 11 álbuns prog preferidos de Geoff Downes, tecladista do Yes e Asia
Morre Rick Davies, fundador e voz do Supertramp, aos 81 anos
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


