Hell: ascendendo ao patamar das melhores bandas atuais
Resenha - Curse & Chapter - Hell
Por Junior Frascá
Postado em 05 de dezembro de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de surgir em 1982, e encerrar sua carreira prematuramente, sem nenhum disco completo gravado, o HELL retornou com tudo em 2011, ao lançar o ótimo "Human Remains", graças ao esforço do produtor Andy Sneap em reunir a banda, da qual também se tornou guitarrista. E agora, com o nome já consolidado na cena, o quinteto retorna com seu novo álbum, que tem tudo para alavancar ainda mais a carreira do quinteto.
Ainda mais pesado que o disco anterior, "Curse & Chapter" mantém a pegada mais tradicional da banda, com forte influência de NWOBHM, mas trazendo elementos de thrash metal mais evidente, principalmente nos riffs de guitarra soberbos de Andy e Kev Bower. Alias, a dupla se mostra afiadíssima também nos solos, cheios de ótimas melodias, e que enriquecem ainda mais cada uma das faixas do disco.
As faixas "Something Wicked This Way Comes" e "Deliver Us From Evil" mostram bem esse lado mais thrasher da banda, calcadas em riffs pesados e diretos, mas sem deixar de lado as melodias, assim como "Darkhangel", cheia de groove, e com um refrão muito marcante.
A cozinha, formada por Tony Speakman e Tim Bowler também é das mais competentes, realçando o peso, e contribuindo muito para os arranjos das faixas, que embora não sejam tão complexas, se mostram muito bem estruturadas.
Todavia, o grande diferencial do som do HELL é o vocalista David Bower, com interpretações teatrais que chegam a assustar. Além disso, seu timbre característico é bem variado, não enjoando com o decorrer da audição.
A produção, por sua vez, segue o padrão Andy Sneap de qualidade, ou seja, com uma mixagem praticamente perfeita, com todos os instrumentos e vozes soando bem perceptíveis em todos os seus detalhes, e com destaque para o timbre sujo e agressivo das guitarras.
Um prato cheio para qualquer fã de heavy metal, "Curse & Chapter" vem para mostrar que o HELL não era apenas uma banda que queria lançar um disco com músicas do passado (como ocorreu em "Human Remains"), mas sim um grupo de muita qualidade, que tem tudo para se tornar referência no metal contemporâneo.
Curse & Chapter - Hell
(Nuclear Blast - Importado- 2013)
Tracklist:
1. Gehennae Incendiis
2. The Age of Nefarious
3. The Disposer Supreme
4. Darkhangel
5. Harbinger Of Death
6. End Ov Days
7. Deathsquad (Instrumental)
8. Something Wicked This Way Comes
9. Faith Will Fall
10. Land Of The Living Dead
11. Deliver Us from Evil
12. A Vespertine Legacy
Lineup:
David Bower - Vocals
Kev Bower - Guitar, Keyboards, Vocals
Andy Sneap - Guitar
Tony Speakman - Bass
Tim Bowler - Drums
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
O que "Nine Inch Nails" quer dizer, e como Trent Reznor chegou nesse curioso nome
A música que mudou a história do Dream Theater e a vida de Mike Portnoy
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
O disco que é o precursor do thrash metal, segundo Max Cavalera
O único guitarrista fritador que Joe Bonamassa tem certeza que não é IA: "Faz de verdade"
Steve Vai toca no novo "Jump" do Van Halen - versão virou hino da Coca-Cola pra Copa 2026


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: Em 1992 eles lançavam Fear Of The Dark


