Riverside: "Shrine of New Generation" é um marco na carreira
Resenha - Shrine of New Generation Slaves - Riverside
Por Weliton Melo
Postado em 05 de novembro de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A banda polonesa RIVERSIDE lançou em janeiro deste ano seu quinto álbum de estúdio, "Shrine of New Generation Slaves". Formada em 2001, esta banda relativamente desconhecida tem talento e criatividade de sobra para estar entre os medalhões do estilo. As influências, citadas e atribuídas, incluem PINK FLOYD, ANATHEMA, TOOL, PORCUPINE TREE, DEAD CAN DANCE entre outras, bandas estas que caracterizam a sonoridade progressiva atmosférica do grupo.
"Shrine of New Generation Slaves" consolida o trabalho que o grupo têm feito. Música progressiva com boas doses de melodia, interpretações irrepreensíveis e especificamente neste trabalho, uma expressão sentimental mais evidente que nos álbuns anteriores; um álbum do começo ao fim, fluido e natural, que impressiona à primeira audição e muito mais nas outras.
O disco abre com " New Generation Slave". A introdução arrastada dá lugar a um ritmo frenético que expressa bem o conceito lírico em questão. A próxima canção "The Depth of Self-Delusion" é um ponto alto: a evolução rítmica e diversidade de elementos tornam a música belíssima. O vocal melancólico de Duda passeia com suavidade entre os arranjos, sublime.
"Celebrity Touch" é o single do álbum. Riffs fortes de guitarra, um misto de hard rock com a modernidade do Porcupine Tree. O solo de guitarra curto remete à guitarra de Gilmour, puro feeling.
Momentos mais calmos ficam por conta da linda balada "We Got Used to Us" e "Deprived (Irretrievably Lost Imagination)"; esta última uma verdadeira obra de arte, com vocais susurrados de Duda e um belíssimo solo de saxofone. "Escalator Shrine" é a mais longa do álbum, impressiona pela riqueza de elementos, excelente progressividade. O fechamento fica com "Coda", canção acústica com ritmo e trechos de "Feel Like Faling", simples e cativante.
"Shrine of New Generation Slaves" é um marco na carreira do grupo. Ainda que não apresente uma sonoridade inovadora, o grupo adquiriu uma identidade sonora fácil de reconhecer e muito difícil de não ser apreciada. Aos fãs de música progressiva, fica a recomendada a audição deste e dos demais álbuns do grupo. Ouçam e confiram por si mesmos!
"Shrine of New Generation Slaves", 2013
1. New Generation Slave
2. The Depth of Self –Delusion
3. Celebrity Touch
4. We Got Used to Us
5. Feel Like Falling
6. Deprived (Irretrievably Lost Imagination)
7. Escalator Shrine
8. Coda
Músicos: Mariusz Duda (baixo,vocais), Piotr Grudziński (guitarra), Piotr Kozieradzki (bateria) e Michał Łapaj (teclados).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
O álbum do Guns N' Roses que Axl Rose queria superar; "Quero crescer como artista"
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"
A banda de southern rock mais metal do mundo que "esmagou" o The Who, segundo Gary Holt
O clássico que Legião Urbana compôs para se afastar de rótulo de banda de dois acordes
A honesta resposta de Kiko Loureiro para quem o chama de arrogante e metido


As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



