Fates Warning: Volta em grande estilo dos gigantes do prog metal
Resenha - Darkness in a Different Light - Fates Warning
Por Junior Frascá
Postado em 03 de novembro de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um dos gigantes e criadores do prog metal, o FATES WARNING não lançava um disco de inéditas a praticamente 10 anos (o último, "Fates Warning X", foi lançado no início de 2004). Contudo, em 2011, com praticamente a mesma formação, salvo o vocalista Ray Alder e o guitarrista Frank Aresti, foi lançado o fantástico "Sympathetic Resonance", em que o guitarrista Jim Matheos se uniu novamente ao vocalista original do FATES WARNING, John Arch, para o projeto denominado ARCH/MATHEOS, criando um dos melhores discos de metal progressivo dos últimos anos.
Fates Warning - Mais Novidades
E esse novo disco do FATES WARNING soa como uma verdadeira continuação de "Sympathetic Resonance", mas menos intenso, e tendo como diferencial os vocais bem mais acessíveis de Ray Alder. E o resultado é um trabalho novamente excelente, e que transborda bom gosto em todo seu interregno.
Na parte instrumental, tudo beira à perfeição, com os ótimos riffs e solos de Jim, que mescla peso e complexidade de forma harmônica e cativante; as linhas excepcionais de baixo de Joey Vera; e a técnica absurda do baterista Bobby Jarzombek (HALFORD), um verdadeiro monstro das baquetas, que aqui novamente faz um trabalho de fazer cair o queixo.
As pesadíssimas e quebradas "One Thousand Fires", "Firefly", "Into the Black" e "Kneel And Obey" (que riffs e que timbre de guitarra!!!), dão mostras de que a banda esta afiadíssima nesse novo material, com uma pegada progressiva e agressiva que impressiona, e arranjos simplesmente brilhantes. Mas há momentos em que a calmaria predominada, como na curta "Falling" e em "Lighthouse", nas quais o destaque fica para Ray, que canta de forma sublime e cativante.
Destaque também para "I Am", uma das mais variadas do disco, cheia de groove e ótimas linhas vocais; e "O Chloroform", cuja letra foi escrita por Kevin Moore, tecladista original do DREAM THEATER.
A produção excepcional, e arte gráfica belíssima e "clean" também chamam a atenção, e deixam a obra ainda mais interessante (principalmente na versão especial, que vem em um lindo digipack, e traz ainda um disco bônus).
Assim, sem dúvida temos aqui mais uma obra prima desta verdadeira lenda do prog metal, e que certamente figurará entre os grandes trabalhos de sua discografia. Imperdível!
Darkness in a Different Light – Fates Warning
(Inside Out – 2013 - Importado)
Lineup:
Ray Alder – Vocals
Jim Matheos – Guitar
Frank Aresti – Guitar
Bobby Jarzombek – Drums
Joey Vera – Bass
Tracklist:
1. One Thousand Fires
2. Firefly
3. Desire
4. Falling
5. I Am
6. Lighthouse
7. Into The Black
8. Kneel And Obey
9. O Chloroform
10. And Yet It Moves
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Mark Wahlberg nem sabia que metal existia, revela Zakk Wylde
A banda que Chris Cornell integraria se convidassem; "Ele nunca me chamou"
Os dois melhores bateristas do rock de todos os tempos, segundo John Bonham
O melhor álbum de pop punk de todos os tempos, segundo o Loudwire
Ex-capitão da seleção inglesa é fã de heavy metal e já bateu uma bola com o Iron Maiden
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Mike Mangini fala sobre primeiro show como baterista do Godsmack
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A banda que podia fazer "praticamente qualquer coisa", segundo James Hetfield
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney
Heavy Metal: O que é, como surgiu e quais as principais bandas?


Ray Alder declara estar disposto a voltar aos palcos com o Fates Warning



