Fates Warning: Volta em grande estilo dos gigantes do prog metal
Resenha - Darkness in a Different Light - Fates Warning
Por Junior Frascá
Postado em 03 de novembro de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um dos gigantes e criadores do prog metal, o FATES WARNING não lançava um disco de inéditas a praticamente 10 anos (o último, "Fates Warning X", foi lançado no início de 2004). Contudo, em 2011, com praticamente a mesma formação, salvo o vocalista Ray Alder e o guitarrista Frank Aresti, foi lançado o fantástico "Sympathetic Resonance", em que o guitarrista Jim Matheos se uniu novamente ao vocalista original do FATES WARNING, John Arch, para o projeto denominado ARCH/MATHEOS, criando um dos melhores discos de metal progressivo dos últimos anos.
Fates Warning - Mais Novidades
E esse novo disco do FATES WARNING soa como uma verdadeira continuação de "Sympathetic Resonance", mas menos intenso, e tendo como diferencial os vocais bem mais acessíveis de Ray Alder. E o resultado é um trabalho novamente excelente, e que transborda bom gosto em todo seu interregno.
Na parte instrumental, tudo beira à perfeição, com os ótimos riffs e solos de Jim, que mescla peso e complexidade de forma harmônica e cativante; as linhas excepcionais de baixo de Joey Vera; e a técnica absurda do baterista Bobby Jarzombek (HALFORD), um verdadeiro monstro das baquetas, que aqui novamente faz um trabalho de fazer cair o queixo.
As pesadíssimas e quebradas "One Thousand Fires", "Firefly", "Into the Black" e "Kneel And Obey" (que riffs e que timbre de guitarra!!!), dão mostras de que a banda esta afiadíssima nesse novo material, com uma pegada progressiva e agressiva que impressiona, e arranjos simplesmente brilhantes. Mas há momentos em que a calmaria predominada, como na curta "Falling" e em "Lighthouse", nas quais o destaque fica para Ray, que canta de forma sublime e cativante.
Destaque também para "I Am", uma das mais variadas do disco, cheia de groove e ótimas linhas vocais; e "O Chloroform", cuja letra foi escrita por Kevin Moore, tecladista original do DREAM THEATER.
A produção excepcional, e arte gráfica belíssima e "clean" também chamam a atenção, e deixam a obra ainda mais interessante (principalmente na versão especial, que vem em um lindo digipack, e traz ainda um disco bônus).
Assim, sem dúvida temos aqui mais uma obra prima desta verdadeira lenda do prog metal, e que certamente figurará entre os grandes trabalhos de sua discografia. Imperdível!
Darkness in a Different Light – Fates Warning
(Inside Out – 2013 - Importado)
Lineup:
Ray Alder – Vocals
Jim Matheos – Guitar
Frank Aresti – Guitar
Bobby Jarzombek – Drums
Joey Vera – Bass
Tracklist:
1. One Thousand Fires
2. Firefly
3. Desire
4. Falling
5. I Am
6. Lighthouse
7. Into The Black
8. Kneel And Obey
9. O Chloroform
10. And Yet It Moves
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
Rock in Rio 2026: guia com datas, atrações, novidades e tudo que já sabemos até o momento

5 discos lançados em 1991 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


