Fates Warning: Volta em grande estilo dos gigantes do prog metal

Resenha - Darkness in a Different Light - Fates Warning

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

9


Um dos gigantes e criadores do prog metal, o FATES WARNING não lançava um disco de inéditas a praticamente 10 anos (o último, "Fates Warning X", foi lançado no início de 2004). Contudo, em 2011, com praticamente a mesma formação, salvo o vocalista Ray Alder e o guitarrista Frank Aresti, foi lançado o fantástico "Sympathetic Resonance", em que o guitarrista Jim Matheos se uniu novamente ao vocalista original do FATES WARNING, John Arch, para o projeto denominado ARCH/MATHEOS, criando um dos melhores discos de metal progressivo dos últimos anos.

E esse novo disco do FATES WARNING soa como uma verdadeira continuação de "Sympathetic Resonance", mas menos intenso, e tendo como diferencial os vocais bem mais acessíveis de Ray Alder. E o resultado é um trabalho novamente excelente, e que transborda bom gosto em todo seu interregno.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na parte instrumental, tudo beira à perfeição, com os ótimos riffs e solos de Jim, que mescla peso e complexidade de forma harmônica e cativante; as linhas excepcionais de baixo de Joey Vera; e a técnica absurda do baterista Bobby Jarzombek (HALFORD), um verdadeiro monstro das baquetas, que aqui novamente faz um trabalho de fazer cair o queixo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As pesadíssimas e quebradas "One Thousand Fires", "Firefly", "Into the Black" e "Kneel And Obey" (que riffs e que timbre de guitarra!!!), dão mostras de que a banda esta afiadíssima nesse novo material, com uma pegada progressiva e agressiva que impressiona, e arranjos simplesmente brilhantes. Mas há momentos em que a calmaria predominada, como na curta "Falling" e em "Lighthouse", nas quais o destaque fica para Ray, que canta de forma sublime e cativante.

Destaque também para "I Am", uma das mais variadas do disco, cheia de groove e ótimas linhas vocais; e "O Chloroform", cuja letra foi escrita por Kevin Moore, tecladista original do DREAM THEATER.

A produção excepcional, e arte gráfica belíssima e "clean" também chamam a atenção, e deixam a obra ainda mais interessante (principalmente na versão especial, que vem em um lindo digipack, e traz ainda um disco bônus).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Assim, sem dúvida temos aqui mais uma obra prima desta verdadeira lenda do prog metal, e que certamente figurará entre os grandes trabalhos de sua discografia. Imperdível!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Darkness in a Different Light – Fates Warning
(Inside Out – 2013 - Importado)

Lineup:
Ray Alder – Vocals
Jim Matheos – Guitar
Frank Aresti – Guitar
Bobby Jarzombek – Drums
Joey Vera – Bass

Tracklist:
1. One Thousand Fires
2. Firefly
3. Desire
4. Falling
5. I Am
6. Lighthouse
7. Into The Black
8. Kneel And Obey
9. O Chloroform
10. And Yet It Moves




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Fates Warning: ouça Long Day Good Night, novo álbum da banda

Fates Warning: confira "Now Comes The Rain", mais uma música do próximo disco

Fates Warning: banda revela capa, data de lançamento e primeiro single do próximo álbum


Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1986Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1986

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1988Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1988


Jethro Tull: a fúria de Ian Anderson pra cima do Led ZeppelinJethro Tull
A fúria de Ian Anderson pra cima do Led Zeppelin

E-Farsas: Papa Francisco era fã do Black Sabbath?E-Farsas
Papa Francisco era fã do Black Sabbath?


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

CliHo Goo336 GooInArt Cli336 Goo336