Magnus Karlsson: Hard/heavy cativante e com ótimas melodias
Resenha - Free Fall - Magnus Karlsson's
Por Junior Frascá
Postado em 04 de outubro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Magnus Karlsson é um dos músicos mais talentosos da cena européia atual e, embora tenha metade do reconhecimento que merece, possui uma carreira estável, seja no PRIMAL FEAR, sua atual banda principal, seja nas dezenas dos projetos que participa, com destaque para os duetos "Allen-Lande" e "Kiske-Somerville". E, em mais uma nova empreitada, Magnus coloca no mercado esse FREE FALL, que leva junto seu nome, e que conta mais uma vez com uma gama de convidados especiais.
O talento de Magnus é inegável, assim como sua criatividade, pois o cara literalmente não consegue ficar parado, sem compor. E aqui mais uma vez temos uma grande prova da competência do músico, pois o material, que varia entre o Hard Rock e Metal Melódico, é muito legal, cheio de momentos memoráveis, arranjos muito bem elaborados, e melodias marcantes.
Não é nada original, e nem muito diferente do que Magnus já fez, por exemplo, no já citado projeto "Allen-Lande", mas mesmo assim acaba se destacando pela qualidade das músicas apresentadas.
Dentre as participações especiais, temos aqui os vocalistas Russel Allen, na poderosa "Free Fall"; Ralf Scheepers, em "Higher"; David Readman, em "Us Against the World"; Mark Boals, em "Our Time Has Come"; Tony Harnell em "Stronger"; Rick Altzi em "Not My Saviour"; "Rickard Bengtsson em "Last Tribe"; "Herman Saming em "Fighting"; e Mike Andersson em "Dreamers and Hunters. Nas demais faixas, é o próprio Magnus quem faz as linhas vocais, mostrando que também entende do assunto, com ótimas performances, embora não se destaque como os convidados mencionados.
Além disso, vale destacar que, apesar de ser um exímio guitarrista, como fica claro nos solos executados com perfeição e competência em cada uma das faixas do disco, Magnus não se preocupa em ficar com exibicionismos, primando pela musicalidade em detrimento ao excesso de virtuosismo. Sem dúvida um ótimo registro, que não decepcionará os fãs do sueco, e deverá agradar em cheio os admiradores do hard/heavy mais melódico.
Magnus Karlsson’s Free Fall
(2013 – Frontiers – Importado)
1. Free Fall (Lead Vocals by Russell Allen)
2. Higher (Lead Vocals by Ralf Scheepers)
3. Heading Out (Lead Vocals by Magnus Karlsson)
4. Stronger (Lead Vocals by Tony Harnell)
5. Not My Saviour (Lead Vocals by Rick Altzi)
6. Us Against The World (Lead Vocals by David Readman)
7. Our Time Has Come (Lead Vocals by Mark Boals)
8. Ready or Not (Lead Vocals by Magnus Karlsson)
9. Last Tribe (Lead Vocals by Rickard Bengtsson)
10. Fighting (Lead Vocals by Herman Saming)
11. Dreamers and Hunters (Lead Vocals by Mike Andersson)
12. On Fire (Lead Vocals by Magnus Karlsson)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame
A música do Metallica que James Hetfield achou fraca demais; "Tá maluco? Que porra é essa?"
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Primal Fear confirma apresentação em Belo Horizonte
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


