Castle: Doom/stoner/occult melancólico e pesado
Resenha - Blackland - Castle
Por Junior Frascá
Postado em 24 de setembro de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sem dúvida a cena doom/occult rock está em alta na atualidade, pois cada vez mais vemos o surgimento d novas bandas do estilo, e a maioria de forma muito competente, como é o caso dos americanos do CASTLE, que em meados de 2012 lançaram este seu segundo registro, sucessor de "In With Order", de 2011.
Como dito, o som da banda, que está na estrada desde 2009, é um doom metal arrastado, pesado e bem melancólico, com temática ocultista, e voltado aos primórdios do estilo. Ademais, a produção crua e suja do material deixa tudo com um clima bem retro, para a felicidade dos mais saudosistas.
Contudo, é perceptível no som da banda grandes doses de stoner metal e até algo de thrash, em especial nos riffs de guitarra, que é o que mais chama a atenção nas oito músicas do disco.
Outro ponto de destaque do são os vocais, ora feitos pela baixista Elizabeth Blackwell (na grande maioria), ora pelo guitarrista Mat Davis . Tal contrateste acaba deixando o material mais diversificado e menos cansativo.
Todas as faixas apresentadas tem um clima sombrio, com instrumentos sujos e pesados, além de linhas vocais sofridas e intrigantes, deixando tudo ainda mais melancólico e desolador, destacando-se a pesadíssima "Ever Hunter", e a marcante faixa título.
A belíssima e tenebrosa capa do material também merece menção, sendo mais um atrativo para aquisição do álbum, que vem em uma belíssima versão digipack.
Altamente indicado para apreciadores de banda como CANDLEMASS, CHRISTIAN MISTRESS, STONED JESUS, DEVIL’S BLOOD e congêneres.
Blackland - Castle (Van Records - Importado - 2012)
1. Ever Hunter
2. Corpse Candles
3. Storm below the Mountain
4. Blacklands
5. Curses of the Priests
6. Venus Pentagram
7. Alcatraz
8. Dying Breed
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Morre aos 60 anos Tommy DeCarlo, vocalista da banda Boston
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Tommy DeCarlo morreu exatamente 19 anos depois que Brad Delp, vocalista original do Boston


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"


