Devil's Blood: o canto do cisne de uma grande banda
Resenha - III: Tabula Rasa or Death and the Seven Pillars - Devil's Blood
Por Junior Frascá
Postado em 13 de agosto de 2013
Após anunciar o fim de suas atividades, os holandeses do THE DEVIL’S BLOOD também informaram seus fãs que lançariam, dentre outros materiais, um último "ritual", do qual apenas demos foram feitas, e que acaba de ser disponibilizado no mercado.
Musicalmente, como já era previsível (pois Selim Lemouchi, guitarrista e líder da banda, já havia informado que o álbum seria com um "esvaziamento do cofres", ao invés de uma nova visão do conteúdo produzido anteriormente), "Tabula Rasa" é um álbum bem menos inspirado do que os dois discos anteriores da banda, mas mesmo assim não deixa de ser um bom álbum.
Bem mais progressivo, psicodélico e viajado que os anteriores, mas também bem mais previsível e cansativo, e com uma produção inferior (mas ainda assim satisfatória), o disco nos traz 07 faixas introspectivas e longas, cheias de climas épicos, nos quais se destacam, como nos discos anteriores, as guitarras de Selim, e a belísima voz de sua irmã, Farida Lemouchi, uma das interpretes mais competentes surgidas no rock oculto contemporâneo.
"I Was Promised a Hunt", faixa de abertura, é o grande exemplo do contexto geral do material, com mais de 22 minutos, e trazendo alguns ótimos momentos, mas se perdendo ao longo de seu interregno, quando dá claras mostras de que se trata de um amontoado de ideias, mas com pouca coesão, e cansando o ouvinte. Também são escancaradas as influências de PINK FLOYD durante todo o seu decorrer.
Mas o disco possui faixas de destaque, como "White Storm of Theeth", na qual os vocais estão com uma mixagem bem estranha, mais possui ótimas melodias e um clima melancólico de arrepiar, além de uma letra que reflete bem a proposta lírica da banda; e a pesada "The Lullaby of the Burning Boy".
O disco ainda traz duas ótimas faixas instrumentais, "Dance of Elements", repleta de ótimos riffs, e "Tabula Rasa", que encerra o disco e a curta mais prolífica carreira do grupo.
Contudo, apesar de não ser um disco tão marcante como seus antecessores, "Tabula Rasa" consegue por fim ao legado do THE DEVIL’S BLOOD de forma digna, sendo um alento para os fãs neste último contato inédito com os irmãos Lemouchi, que irão, como conclamado, "retornar ao nada".
III: Tabula Rasa or Death and the Seven Pillars - The Devil’s Blood
(2013 – Importado)
Track List
01. I Was Promised A Hunt
Part III - ...And The Holy Cunt Spewed Forth Abomination...
Part II - ...Wielding The Hammer Of The Dead...
Part I - ...Upon The Aimless Path...
02. The Lullaby Of The Burning Boy
03. ...If Not A Vessel?
04. In The Loving Arms Of Lunacy's Secret Demons
05. Dance Of The Elements
06. White Storm Of Teeth
07. Tabula Rasa
Line up:
Farida Lemouchi- Vocals
Selim Lemouchi- Guitars
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
Morre o técnico de som "Macarrão", que trabalhou com Raimundos, Sepultura, Mamonas e outros
O detalhe que ajudou a moldar clássico - e rendeu 5 mil dólares a técnico de bateria
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional


