Witherscape: maravilhosa combinação do Death e elementos prog
Resenha - Inheritance - Witherscape
Por Guilherme Niehues
Postado em 10 de agosto de 2013
Um longo período de espera finalmente chegou ao fim, o álbum The Inheritance viu a luz do dia. Neste projeto, Dan Swanö juntou forças com Ragnar Widerberg, ambos são multi-instrumentistas e que juntos mostraram uma grande sinergia.
Originalmente escrito para Horns Up (www.hornsup.com.br)
O projeto é bastante simples, uma maravilhosa combinação do Death Metal e elementos do progressivo contendo uma atmosfera mais melancólica que se encaixa perfeitamente em cada uma das músicas. E se quisessemos comparar, poderiamos dizer que aqui existe uma véia bastante clara do Opeth e seus trabalhos mais antigos mesclando brutalidade e harmonia em uma única música, então fica a dica.
Todas as músicas possuem elementos do Death e do progressivo, porém a grande sacada é que existe uma quebra de ritmo que pega o ouvinte de surpresa. Então se preparem para ouvir aquele riff pesado e único e do nada, um riff mais calmo e melancólico adentra a música, como se uma outra banda iniciasse a execução de uma música aleatória.
Aliás, para os menos desavisados, parece que em muitos momentos existem duas bandas tocando a mesma música, por existir uma ambientação tão extrema da outra. E além do clássico Death/Prog, podemos presenciar grandes solos de guitarras como na música "Mother of the Soul" e até mesmo partes acústicas acompanhados pela bela voz de Swanö.
E para quem conhece o trabalho de Swanö, em vários momentos deste álbum terá uma vaga lembrança de seus projetos mais antigos, como Moontower, uma pitada do Edge of Sanity e até mesmo do Nightingale.
Todos os vocais, sejam eles limpos ou guturais são de ótima qualidade e se encaixam perfeitamente na proposta que a música tende a passar. As letras são interessantes e elaboradas, então não espere por algo tão simples ou uma "letra bobinha".
Quanto a qualidade sonora, o álbum foi mixado por Swanö, e claro, ele é experiente afinal todos os seus outros projetos sempre seguiu este mesmo rumo. Portanto, poderemos ouvir um som limpo e com cada instrumento em seu lugar.
Um álbum que vale a pena ser apreciado várias vezes, e entender que Death Metal e Progressivo podem andar lado a lado sem perder suas principais caracteristicas e muito menos suas qualidades.
Membros:
Ragnae Widerberg – Guitarras e Baixo;
Dan Swanö – vocal, teclado e bateria;
The Inheritance (2013):
1. Mother Of The Soul
2. Astrid Falls
3. Dead For A Day
4. Dying For The Sun
5. To The Calling Of Blood And Dreams
6 .The Math Of The Myth
7. Crawling From Validity
8 .The Wedlock Observation
9. The Inheritance
Outras resenhas de Inheritance - Witherscape
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
A melhor cantora de metal de todos os tempos, segundo Emppu Vuorinen
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Policial que matou assassino de Dimebag Darrell compartilha memórias da noite
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Guitarrista abandona o Bad Wolves após gravadora pressionar banda a lançar cover
O músico que merece cada elogio que recebe, segundo David Gilmour
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
Vocalista do Nevermore fala sobre influência de Warrel Dane e recepção dos fãs
Lacrimosa em seu primeiro show com Orquestra
A compreensível reação de Bruce Dickinson ao saber que Blaze seria vocal do Iron Maiden
O gênero musical que nunca produziu um gênio, segundo Jimmy Page
Lady Gaga: "o Iron Maiden mudou a minha vida!"

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



