O hit de Bob Dylan que John Lennon odiava: "Ele cantando chega e ser patético!"
Por André Garcia
Postado em 04 de maio de 2025
Quando se trata dos Beatles, é fácil distinguir quais foram seus hits. Quando o assunto é Bob Dylan, no entanto, fica mais difícil, já que não se trata de músicas que fizeram tanto sucesso comercial ou foram tão tocadas pelas rádios.
Como o meu primeiro contato com Bob Dylan foi com a coletânea dupla "The Essential", eu considero que todas as faixas nela incluídas podem ser consideradas hits.
Sendo assim, é um hit "Gotta Serve Somebody", música lançada por ele em 1979 no primeiro álbum de sua fase cristã, "Slow Train Comin". Foi tipo a fase Racional do Tim Maia, só que mal quista pelos fãs.


John Lennon em meados dos anos 60 teve a carreira e a vida transformadas pela influência de Dylan. Conforme publicado pela Far Out Magazine em 1979, no entanto, ele desprezou aquela sua nova metamorfose:
"Então, aqui estamos nós sentados, vendo o poderoso Bob Dylan, o poderoso Paul McCartney e o poderoso Mick Jagger deslizarem ladeira abaixo com lama e sangue nas unhas."

"Esses dias eu estava ouvindo o rádio e o novo single de Dylan ['Gotta Serve Somebody'] tocou. Ele quer ser um garçom de Cristo. O fundo musical […] e ele cantando chega e ser patético e a letra é simplesmente constrangedora."
Em outra entrevista, essa de 1980 para David Sheff, Lennon disse:
"Qualquer um que ouça Dylan só por causa de quem ele é, não vai entender o que Dylan diz (agora ou no passado). Eles estão apenas seguindo algum tipo de imagem. Mas esse pessoal não passa de um bando de ovelhas, mesmo."

A fase cristã de Bob Dylan durou além do "Slow Train Coming" também o "Salved" (1980) e "Shot of Love" (1981).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps