Ocultan: uma volta às suas raízes em "Shadows from Beyond"
Resenha - Shadows from Beyond - Ocultan
Por Marcos Garcia
Postado em 17 de junho de 2013
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Falar do Metal nacional é sempre um motivo de orgulho para aqueles que apreciam os trabalhos que aqui são criados, feitos com raça, sangue e suor, com esforços que transcendem a compreensão de muitos, e com uma beleza estilística e atitude que fazem a diferença em um mundo onde cada vez mais o termo "profissionalismo" é usado como desculpa para sonoridades que fogem dos padrões das vertentes do Metal. E uma das bandas que mais dão orgulho aos fãs é, sem sombra alguma de dúvidas, o trio OCULTAN, de São Paulo, que retorna ao front com 'Shadows from Beyond', seu mais recente trabalho, lançado pela Mutilation Productions.
Falar de sua música é chover no molhado, já que o trio (cuja formação está estabilizada desde o disco anterior, 'Atombe Unkuluntu', de 2010) não abre mão de seu Black Metal cru e soturno, sendo que aqui, a banda faz um "coming back" às suas raízes, ou seja, as influências de Death Metal notadas em seus últimos discos estão menos evidentes, ao passo que o som do grupo está mais seco, sombrio e muito coeso. Ou seja, são vocais que alternam entre o rasgado tradicional do estilo e urros guturais bem postados, riffs de guitarra bem feitos e extremamente pesados (Lady of Blood realmente é uma das melhores guitarristas do Metal extremo nacional), baixo e bateria muito bem entrosados e firmes, sabendo conduzir bem os andamentos com boa técnica. O resultado: Black Metal na sua mais pura essência, em um trabalho musical irretocável.
Gravado nos estúdios z7 e The Dark entre Outubro e Novembro de 2012, a sonoridade está com aquela obrigatória da música deles, um dos genes do trabalho musical trio, mas sem que os instrumentos soem embolados ou que atrapalhe a compreensão das músicas. A arte, em um belo Slipcase, é um trabalho muito bem cuidado de Rafael Tavares, trabalhada em tons escuros e transparece o que pode ser ouvido no CD.
Musicalmente, como dito acima, o grupo resgata sua sonoridade mais primordial, aquela mesma que conhecemos de trabalhos como 'Lords of Evil' e 'The Coffin', só que mais madura e densa, fruto de sua experiência e da coesão vinda da formação estabilizada, o que podemos ver refletida claramente em sua música.
O disco abre com 'Morto e Enterrado', mostrando equilíbrio entre momentos velozes e outros nem tanto, com ótimas vocalizações e riffs ótimos, seguida pela pesada e azeda 'Shadows from Beyond', com andamento (na maior parte da faixa) moderado e mais uma vez as guitarras roubam a cena. Já 'Fúnebre', é uma música bem soturna, que começa mais cadenciada, onde a baixo e bateria mostram sua força, e ganha uma dinâmica mais veloz adiante, onde uma vez mais a guitarra mostra uma diversidade fantástica de riffs, e esses mesmos elementos encontramos na excelente 'Fuck Your Religion'; a mais tradicional (em termos de Black Metal) 'O Símbolo da Decadência'; a mais agressiva 'Divine Condenation', com seus momento de bumbos duplos e viradas de bateria no início, para depois os andamentos rápidos e cadenciados se alternarem muito bem. O disco fecha com 'Between Life and Death', uma faixa bem soturna, com alternância entre vocais rasgados e guturais com maestria, belas conduções de bateria e baixo, e as guitarras mostram mais uma vez sua força.
É bom saber que a cena nacional possui uma banda do quilate do OCULTAN, bem como 'Shadows from Beyond' é um disco obrigatório para os fãs de Metal extremo. Um dos top 10 nacionais de 2013, sem sombra de dúvidas.
Shadows from Beyond - Ocultan
(2013 - Mutilation Productions - Nacional)
01. Reverence (Intro)
02. O Símbolo da Decadência
03. Shadows from Beyond
04. Fúnebre
05. Fuck Your Religion
06. Morto e Enterrado
07. Divine Condenation
08. Between Life and Death
Formação:
Count Imperium - Vocais, bateria
Lady of Blood - Guitarras
Magnus Hellcaller - Baixo
Contatos:
http://ocultan.wix.com/ocultan
http://www.facebook.com/ocultan
http://www.myspace.com/ocultanband
http://www.twitter.com/ocultanband
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
A música do Megadeth que flerta com o hair metal, segundo o Heavy Consequence


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


