Lou Reed: consegue o feito de ser uma reinvenção de clássicos
Resenha - Lou Reed Live - Lou Reed
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 08 de maio de 2013
Ok, "Rock n' Roll Animal" (1974) é hour concours e "Live In Italy"(1984) é mais sóbrio e completo. Mas "Lou Reed Live"(1975) é um feito raro: registrado entre "Berlin"(1973) e o mega subestimado "Sally Can't Dance" (1974) , consegue o feito de ser uma reinvenção de clássicos consagrados; quase um registro autônomo e original em meio à mágica fase de um sujeito que, na primeira metade daquela década, contribuiria para o glam, o pós-punk e a música industrial de forma democrática.

Apoiado por PENTTI "WHITEY" GLAN (bateria), STEVE HUNTER (guitarra), PRAKASH JOHN (baixo), RAY COLCORD (teclados) e DICK WAGNER (guitarra), "Live" é antes de tudo, sólido como rocha. As guitarras entrelaçadas de WAGNER e HUNTER remetem às parcerias uníssonas de RICHARDS e WOOD, a cozinha é gorda, a mixagem vocal não é preciosista - mas não compromete. STEVE KANTZ, co-produtor (também responsável por "Animal" e "Sally") retira todo o refinamento que BOWIE havia dado a "Transformer"(1972, cujas composições correspondem a metade desse registro) e, longe de ser um herege, dá um verniz renovado à composições exaustivamente reproduzidas ao longo dos anos.
"Vicious" talvez seja o melhor exemplo dessa roupagem- originalmente uma faixa leve, marcada por trechos de uma guitarra semi funkeada explode de forma vulcânica e hard, pontuada pelos solos afiados de WAGNER- esse, por si só, um capítulo a parte na história do rock n'roll . "Satellite of Love" ganha uma versão definitiva e "Waiting For The Man", o punch que faltou na gravação original. Seis faixas, pouco mais de meia hora- isso foi tudo o que REED precisou.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Paulo Ricardo do RPM sobre a cantora de axé Daniela Mercury
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
Morre o guitarrista Luiz Carlini, autor do solo de "Ovelha Negra" da Rita Lee
O significado do gesto de Alissa White-Gluz no vídeo do DragonForce que ninguém percebeu
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
Carl Palmer traz ao Brasil o show que revive Emerson, Lake & Palmer sem hologramas
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
Nevermore - O retorno da banda que nunca saiu da mente dos brasileiros
O disco do Black Sabbath que Ozzy Osbourne achava "repugnante"
Nicko McBrain revela conselhos para seu substituto no Iron Maiden
Rafael Bittencourt revela que músicas do Angra foram inspiradas por sua esposa
Erik Grönwall revela que gostaria de ter ficado no Skid Row
Testament confirma turnê latino-americana com Municipal Waste e Immolation
A sincera reação de Bruce Dickinson quando Nicko McBrain disse que se sentiu traído por ele
O dia que Tony Iommi expulsou Madonna de ensaio histórico do Black Sabbath
Como o filme "Ainda Estou Aqui" contradiz a crença que Roberto Carlos era um artista alienado
Como a última música gravada pelos Beatles apontou o ego que era uma das causas da ruptura
A época em que Regis Tadeu ganhava a vida fazendo covers de The Doors e Lou Reed
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu


