Tony Scalzo: primeiro disco solo é leve e variado
Resenha - My Favorite Year - Tony Scalzo
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 08 de maio de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Antes de mais nada, uma introdução necessária, pois no Whiplash.net só há uma citação ao nome TONY SCALZO. Ele é um músico havaiano "naturalizado" no Texas que desde 1994 canta, toca baixo, teclado, violão e guitarra no trio de pop rock FASTBALL. Enquanto a banda não lança nada novo desde 2009, ele andou ocupado fazendo shows por aí e preparando seu primeiro disco solo, que chega em maio pela East Liberty Records.
Em My Favorite Year, TONY fez majoritariamente músicas em primeira pessoa - o álbum soa mais como uma mensagem pessoal do que uma reles coletânea de músicas criadas sem os colegas de banda. O disco foi feito com a ajuda prévia dos fãs: TONY iniciou uma campanha de arrecadação de fundos no estilo PledgeMusic para conseguir dinheiro o suficiente para gravar o trabalho. Apesar disso, quando o álbum ficou pronto, ele ainda cobrou pelo seu download, e um preço até meio salgadinho: 15 dólares. Para efeito de comparação, o mais recente disco do quarteto australiano de hard rock AIRBOURNE está custando 12 dólares na pré-venda do iTunes, e ainda tem uma faixa a mais.
Caro ou não, o álbum vale a pena. Ele desvia do som tradicional do FASTBALL, mas o fã atento não demorará a perceber os toques de TONY. É um trabalho bem leve, que flutua entre o indie, o alternativo, o pop, o southern, o blues e mais um tanto de subgêneros populares no Texas. Logo, agradará a ouvidos diversos, apesar de que provavelmente não alcançará nenhuma parada nem será muito divulgado por aí.
Vale destacar que, apesar de ser um multi-instrumentista, TONY não trabalhou sozinho no álbum. Além dele, outros 14 músicos ajudaram com seus talentos, a maioria não muito conhecida. Uma das exceções é MATT HUBBARD, famoso pelos trabalhos com WILLIE NELSON e os 7 WALKERS. O músico, que já tocou gaita no quarto disco do FASTBALL, Keep Your Wig On, contribui aqui na faixa "Free World" tocando trombone e harmônio (uma espécie de órgão). A outra exceção é IAN MCLAGAN, que já trabalhou com nomes como ROD STEWART, THE ROLLING STONES e IZZY STRADLIN, entre outros. No disco, ele participa de "Forever Girl", tocando um belo arranjo de órgão.
MILES ZUNIGA, colega de banda com quem TONY divide as guitarras e os vocais do FASTBALL, também deu as caras no disco, contribuindo com a composição de "Ziggy" e "Free World". Além destas, só duas outras faixas são parcerias (que incluem nomes como CHRIS STILLS e BRITT DANIEL). Todas as outras são assinadas apenas por TONY.
Há músicas para todos os gostos aqui; os destaques ficam por conta da abertura "Love Lost", "Halfway Girl", "Reality", "Bed I Made" e o encerramento "Last Word". Um álbum para se ouvir na estrada, no jardim, no metrô, onde se quiser. Para comprar a versão digital do disco, é só acessar tonyscalzo.com/store.html, a loja oficial do músico.
Por mais estranho que possa parecer, My Favorite Year soa ao mesmo tempo simples e sofisticado. Simples pela pessoalidade, pela duração das faixas e pelo som digerível e acessível a qualquer ouvinte. Sofisticado pela variedade de estilos e pela riqueza trazida pelos convidados.
Como não há clipes para as músicas do álbum ainda, fique com esta versão ao vivo de "Ziggy", após uma rápida entrevista com o músico:
Track-list:
1. Love Lost
2. Regretfully
3. Don't Let Anyone
4. Halfway Girl
5. Ziggy
6. Reality
7. Free World
8. Looks Like I've Thrown It All Away
9. Par For The Course
10. Bed I Made
11. Forever Girl
12. Last Word
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
O vocalista que entrou em uma banda clássica no pior momento possível para o heavy metal
Vocalista do Queensryche reconhece que maioria dos fãs só gosta dos primeiros discos
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
Schmier (Destruction) critica falta de identidade visual no metal contemporâneo
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
Integrante do Metallica admite que a idade está pesando para dois deles
O hit dos Titãs composto por Nando Reis que Renato Russo não entendeu e achou ofensivo
Dave Mustaine: 10 coisas que você não sabia sobre ele


Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



