Matérias Mais Lidas

Rodolfo Abrantes: O sonho da minha mãe era eu voltar aos RaimundosRodolfo Abrantes
"O sonho da minha mãe era eu voltar aos Raimundos"

Snowy Shaw: ex-King Diamond se oferece para substituir Marko Hietala no NightwishSnowy Shaw
Ex-King Diamond se oferece para substituir Marko Hietala no Nightwish

Metallica: TikToker que calou haters na guitarra agora tem patrocínio da Sully GuitarsMetallica
TikToker que calou haters na guitarra agora tem patrocínio da Sully Guitars

Guns N' Roses: Bumblefoot revela quais músicas mais gostava de tocar ao vivoGuns N' Roses
Bumblefoot revela quais músicas mais gostava de tocar ao vivo

AC/DC: Axl Rose sempre sugeria músicas esquecidas para shows (mas em cima da hora)AC/DC
Axl Rose sempre sugeria músicas esquecidas para shows (mas em cima da hora)

Soul Station: projeto de Paul Stanley com guitarrista brasileiro lança músicaSoul Station
Projeto de Paul Stanley com guitarrista brasileiro lança música

Carlinhos Brown: ele diz que provocou garrafadas no Rock in Rio 2001 e explica razãoCarlinhos Brown
Ele diz que provocou garrafadas no Rock in Rio 2001 e explica razão

Nirvana: Kurt Cobain cuspiu no piano de Elton John pensando ser de Axl Rose.Nirvana
Kurt Cobain cuspiu no piano de Elton John pensando ser de Axl Rose.

Kurt Cobain: ele não curtia Led Zeppelin e Aerosmith devido às letras machistasKurt Cobain
Ele não curtia Led Zeppelin e Aerosmith devido às letras machistas

Jon Schaffer: Todd La Torre se diz chocado, mas não surpreso com atos do guitarristaJon Schaffer
Todd La Torre se diz chocado, mas não surpreso com atos do guitarrista

Yngwie Malmsteen: aos 10 anos ele fazia solos de Blackmore e enganava os amigosYngwie Malmsteen
Aos 10 anos ele fazia solos de Blackmore e enganava os amigos

Eddie Van Halen: ele chorou quando Wolfgang mostrou música que fala sobre perdaEddie Van Halen
Ele chorou quando Wolfgang mostrou música que fala sobre perda

Max Cavalera: O único presidente bom do Brasil foi mortoMax Cavalera
"O único presidente bom do Brasil foi morto"

Angra: Kiko Loureiro publica vídeo tocando bossa nova com Andre Matos na FrançaAngra
Kiko Loureiro publica vídeo tocando bossa nova com Andre Matos na França

Saxon: banda divulga cover para a clássica Speed King, do Deep PurpleSaxon
Banda divulga cover para a clássica "Speed King", do Deep Purple


Matérias Recomendadas

Overkill: mandando recado ao Avenged SevenfoldOverkill
Mandando recado ao Avenged Sevenfold

King Diamond: O que significa ser Satanista?King Diamond
O que significa ser Satanista?

Slash: guitarrista escolhe seus riffs favoritosSlash
Guitarrista escolhe seus riffs favoritos

Velocidade: Top 10 de músicas de Metal para ser multadoVelocidade
Top 10 de músicas de Metal para ser multado

Helter Skelter: a música que Charles Manson roubou dos BeatlesHelter Skelter
A música que Charles Manson "roubou" dos Beatles

Stamp
Tunecore

David Bowie: estamos diante de um dos melhores discos do ano

Resenha - Next Day - David Bowie

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago El Cid Cardim
Enviar Correções  


Indispensável. Se fosse necessário escolher um único adjetivo para definir "The Next Day", novo disco de estúdio de David Bowie, seria este, sem dúvida alguma. Seu primeiro registro de inéditas desde "Reality", de 2003, o álbum foi todo desenvolvido em absoluto segredo, em meio a uma espécie de exílio que o inglês vinha vivendo, total e completamente afastado dos holofotes. Surpreende, é claro, que ele tenha conseguido manter todo o processo em sigilo, ainda mais num mundo digital no qual tudo acaba vazando antes de alguma forma. Mas não é, meu caro leitor, a única surpresa.

A primeiro música do álbum que foi divulgada, a bela e melancólica "Where Are We Now?", com muitas menções e paralelos à sua chamada trilogia berlinense ("Low", "Heroes" e "Lodger"), pode enganar o ouvinte incauto – como, aliás, acabou fazendo, levando os fãs a questionarem a saúde do cantor e apontarem, inclusive, uma certa fragilidade em sua voz. Mas a canção-título de "The Next Day", que abre a bolacha, afasta completamente este tipo de pensamento e prova que estamos diante de um retorno roqueiro que rompe o silêncio de uma década com chave de ouro. É rock com ares pós-punk, de guitarra forte e refrão envolvente, com Bowie cantando de maneira rasgada, feroz, viva. A canção é apenas o prelúdio do que ouviremos a seguir: um disco de rock que, apesar de dialogar com o passado setentista do cantor, tem gosto de novidade, de modernidade, de experimentação. "The Next Day" está longe de soar como um velho roqueiro caquético das antigas que tenta, de maneira forçada e pedante, soar jovem novamente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Aquela expressão clichê que se usa costumeiramente para definir Bowie, "o camaleão do rock", tem dois pesos e duas medidas ao longo da audição de "The Next Day". Chamar o sujeito de "camaleão" é esperar que ele tenha, necessariamente, a obrigação de pirar e querer te surpreender a cada faixa. Vamos com calma. Estamos falando essencialmente de um disco de rock sem invencionices. Back to the basics. No entanto, a habilidade inata de Bowie para a estranheza, para explorar o novo, acaba sendo natural, orgânica. Então, mesmo um disco de rock básico, nas mãos de quem ficou, acaba não ficando assim tão básico. O professor ensina direitinho como usar o que seria básico e óbvio para fazer algo único. Um exemplo claro: em "Dirty Boys", os metais ajudam a dar uma poderosa carga de sensualidade à canção; já em "Boss of Me", estes mesmos metais criam uma conexão quase soul music, numa atmosfera diva que permitiria até um dueto com os vocais de uma intérprete londrina como a saudosa Amy Winehouse.

Com sua letra crítica a respeito do mundo das celebridades, "The Stars (Are Out Tonight)" ganha um jeitão meio glam, com brilhos e paetês que o artista conhece muito bem. "If You Can See Me" é um dos exemplos de efeitos eletrônicos utilizados e dosados de maneira certa, como o próprio Bowie já havia ensinado em trabalhos anteriores ("Earthling", por exemplo). "Dancing Out in Space", como o título bem sugere, sabe colocar para dançar sem se perder em batidas repetitivas. A ótima "(You Will) Set the World On Fire", talvez um dos pontos altos do trabalho, tem um riff alucinado de guitarra e finaliza como uma espécie de curso intensivo para os jovens roqueiros ingleses que dizem que se inspiram em Bowie (é, aquelas novas joias raras do rock que a NME tanto ama endeusar). E a última canção, "Heat", consegue abrir com um clima soturno, sombrio, bem Black Sabbath, para então ir se desdobrando em uma sonoridade um pouco mais iluminada.

Ainda estamos em março. Mas já dá para dizer, me despindo totalmente dos exageros típicos da crítica musical, que estamos diante de um dos melhores (se não for, inclusive, "o melhor") discos do ano. Por isso mesmo, indispensável. Ouça sem moderação.

Tracklist:
The Next Day
Dirty Boys
The Stars (Are Out Tonight)
Love Is Lost
Where Are We Now?
Valentine's Day
If You Can See Me
I'd Rather Be High
Boss of Me
Dancing Out in Space
How Does the Grass Grow?
(You Will) Set the World On Fire
You Feel So Lonely You Could Die
Heat


Outras resenhas de Next Day - David Bowie

David Bowie: O Camaleão está mais vivo do que nunca

David Bowie: o que esperar do 24º álbum de um artista consagrado?

David Bowie: acima de tudo, um conveniente recomeço

David Bowie: homenagem honesta aos mais de 50 anos do camaleão

David Bowie: ele ainda vai incendiar o mundo

David Bowie: criatividade cativante no alto dos seus 66 anos


Baladas de Sangue
Receba novidades de Rock e Heavy Metal por Whats App


Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


David Bowie: Duran Duran lança cover do Camaleão

Lista: 10 músicas que não disseram amém ao materialismo do sistemaLista
10 músicas que não disseram "amém" ao materialismo do sistema

Stardust: cinebiografia de David Bowie já pode ser vista online por fãs brasileirosStardust
Cinebiografia de David Bowie já pode ser vista online por fãs brasileiros


Antes do Guitar Hero: os primeiros rockstars em video-gamesAntes do Guitar Hero
Os primeiros rockstars em video-games

David Bowie: ele queria ajudar Scott Weiland pouco antes de falecerDavid Bowie
Ele queria ajudar Scott Weiland pouco antes de falecer


Regis Tadeu: a tsunami de lixo musical da atual música brasileiraRegis Tadeu
A tsunami de lixo musical da atual música brasileira

A História da Tatuagem: Forma de expressão artística há mais de 3.500 anosA História da Tatuagem
Forma de expressão artística há mais de 3.500 anos


Sobre Thiago El Cid Cardim

Thiago Cardim é publicitário e jornalista. Nerd convicto, louco por cinema, séries de TV e histórias em quadrinhos. Vegetariano por opção, banger de coração, marvete de carteirinha. É apaixonado por Queen e Blind Guardian. Mas também adora Iron Maiden, Judas Priest, Aerosmith, Kiss, Anthrax, Stratovarius, Edguy, Kamelot, Manowar, Rhapsody, Mötley Crüe, Europe, Scorpions, Sebastian Bach, Michael Kiske, Jeff Scott Soto, System of a Down, The Darkness e mais uma porrada de coisas. Dentre os nacionais, curte Velhas Virgens, Ultraje a Rigor, Camisa de Vênus, Matanza, Sepultura, Tuatha de Danaan, Tubaína, Ira! e Premê. Escreve seus desatinos sobre música, cinema e quadrinhos no www.observatorionerd.com.br e no www.twitter.com/thiagocardim.

Mais informações sobre Thiago El Cid Cardim

Mais matérias de Thiago El Cid Cardim no Whiplash.Net.