Summum Bonum: e o Black Metal de cunho cristão...?
Resenha - Mors Janua Vitae - Summum Bonum
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 01 de fevereiro de 2013
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sempre será interessante observarmos a evolução que um músico pode oferecer ao longo de seus lançamentos... Com origem na Bahia, o Summum Bonum atualmente tem como base o Rio Grande do Sul e mostra o mentor Harim Pires (voz e teclados) progredindo com seu Dark Black Metal Sinfônico e cristão através do debut "Mors Janua Vitae" (tradução: 'A Morte é o Portal da Vida'), que agora está chegando ao mercado de forma independente.
Enquanto a sonoridade do passado foi forjada através da simulação de sintetizadores, muitas das atuais melhorias do Summum Bonum se devem ao fato de Harim ter feito parceria com Robson Freire (guitarrista, baixo e bateria) e gravado "Mors Janua Vitae" com instrumentos reais. E a diferença é imensa. O estilo continuará a causar ojeriza aos amantes do Heavy Metal extremo, pois as letras, ainda que tenham como foco a filosofia, não abrem mão de conteúdos bíblicos, tudo cantado na língua portuguesa.
Ainda que o tom seja a música extrema, estas características estão devidamente balanceadas com passagens etéreas, profusão de melodias suaves, insinuações pela música clássica e até mesmo as vocalizações grunhidas seguem intercaladas por muitas outras linhas bem limpas e graves, que praticamente declamam as letras – ou poesias? – tendo como resultado um repertório consideravelmente diversificado, dando para destacar "Reunião das Almas", "O Oniromante" e a derradeira "Aposkatastasis".
Apesar das melhorias, o áudio está longe da perfeição, não exalando o impacto tão necessário a um disco do gênero (em especial o som da bateria), mas, independente disso, é impossível não tecer elogios aos esforços concentrados em "Mors Janua Vitae". Agora, quanto à aceitação do público por uma banda que usa a música Black Metal para exprimir mensagens de cunho considerado positivo... Bom, é uma simples questão de romper – ou não – alguns condicionamentos, certo?
Contato:
http://www.myspace.com/summumbonum777
Summum Bonum - Mors Janua Vitae
(2012 / - nacional)
01. Overture In Dark Minor
02. Reunião das Almas
03. O Oniromante
04. Eclipse da Fé
05. Dos Céus Crepusculares
06. Espelhos Enigmáticos
07. Passagem da Terra dos Sonhos
08. Desiderium Tacite
09. Assídia
10. Aposkatastasis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Limp Bizkit retorna aos palcos com tributo a Sam Rivers e novo baixista
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Ex-integrantes do Cradle of Filth levam Dani Filth aos tribunais
Álbum ao vivo da última turnê de Paul Di'Anno será lançado em 2026
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
A música do Metallica que deixou o veterano James Hetfield apreensivo
O jovem de 22 anos que morreria cedo e impressionou Eric Clapton; "Quem é esse guitarrista?"
O curioso motivo que impedia a Ditadura de prender Rita Lee e os Mutantes
Cinco discos de heavy metal que merecem mais atenção do que recebem

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



