Summum Bonum: e o Black Metal de cunho cristão...?
Resenha - Mors Janua Vitae - Summum Bonum
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 01 de fevereiro de 2013
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sempre será interessante observarmos a evolução que um músico pode oferecer ao longo de seus lançamentos... Com origem na Bahia, o Summum Bonum atualmente tem como base o Rio Grande do Sul e mostra o mentor Harim Pires (voz e teclados) progredindo com seu Dark Black Metal Sinfônico e cristão através do debut "Mors Janua Vitae" (tradução: 'A Morte é o Portal da Vida'), que agora está chegando ao mercado de forma independente.
Enquanto a sonoridade do passado foi forjada através da simulação de sintetizadores, muitas das atuais melhorias do Summum Bonum se devem ao fato de Harim ter feito parceria com Robson Freire (guitarrista, baixo e bateria) e gravado "Mors Janua Vitae" com instrumentos reais. E a diferença é imensa. O estilo continuará a causar ojeriza aos amantes do Heavy Metal extremo, pois as letras, ainda que tenham como foco a filosofia, não abrem mão de conteúdos bíblicos, tudo cantado na língua portuguesa.
Ainda que o tom seja a música extrema, estas características estão devidamente balanceadas com passagens etéreas, profusão de melodias suaves, insinuações pela música clássica e até mesmo as vocalizações grunhidas seguem intercaladas por muitas outras linhas bem limpas e graves, que praticamente declamam as letras – ou poesias? – tendo como resultado um repertório consideravelmente diversificado, dando para destacar "Reunião das Almas", "O Oniromante" e a derradeira "Aposkatastasis".
Apesar das melhorias, o áudio está longe da perfeição, não exalando o impacto tão necessário a um disco do gênero (em especial o som da bateria), mas, independente disso, é impossível não tecer elogios aos esforços concentrados em "Mors Janua Vitae". Agora, quanto à aceitação do público por uma banda que usa a música Black Metal para exprimir mensagens de cunho considerado positivo... Bom, é uma simples questão de romper – ou não – alguns condicionamentos, certo?
Contato:
http://www.myspace.com/summumbonum777
Summum Bonum - Mors Janua Vitae
(2012 / - nacional)
01. Overture In Dark Minor
02. Reunião das Almas
03. O Oniromante
04. Eclipse da Fé
05. Dos Céus Crepusculares
06. Espelhos Enigmáticos
07. Passagem da Terra dos Sonhos
08. Desiderium Tacite
09. Assídia
10. Aposkatastasis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
A música dos anos noventa que Lars Ulrich levaria até para a vida após a morte
Chris Isaak ajudou o HIM a encontrar sua identidade musical, diz Ville Valo
A frase desesperada de Dave Grohl para tentar evitar a morte de Kurt Cobain
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
O vocalista que fez teste para o AC/DC antes de Axl Rose assumir no lugar de Brian Johnson
A polêmica música em que Ney igualou Secos e Molhados; "vão dizer que estou sendo oportunista"
A primeira banda de rock genuinamente brasileira que foi além de versões de estrangeiros


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



