Dor de Ouvido/Venial/Subcut/A Baba de Mumm-ra: um super split
Resenha - 4 Way Split - Dor de Ouvido/Venial/Subcut/A Baba de Mumm-ra
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 29 de janeiro de 2013
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Até mesmo no ultra underground existem boas surpresas. Nesse 4 Way Split, o negócio está acima da média! Detalhe: todas "aparentemente" cantando em português.
Primeiramente, a banda Dor de Ouvido (DxDxOx), de Campo Grande/MS, abre o disco com muito vigor no seu Hardcore/Grind. O que mais chama a atenção é o desespero do vocalista – nunca ouvi um cara tão afoito vociferar assim. A gravação do material está razoável, bem suja, mas decente! E a velocidade faz parte do registro do grupo.
Na sequência, a Venial, de Cuiabá/MT, faz uma mistura de Metal e Hardcore (sim, Metalcore) interessante, sem primar pela rapidez. O som é mais trabalhado e bem pesado, embora a qualidade da produção seja um pouco inferior à do primeiro conjunto. Mas o pessoal aqui passa o recado com clareza por meio dos bons arranjos. Aliás, são os responsáveis pelas faixas mais longas do play. Também agrada.
Depois vem A Baba de Mumm-ra, de Palmas/TO. Apesar do nome sem graça e aparentemente inofensivo, o fato é que seu Grindcore simples e cru é aterrador. É outra banda que conta com uma gravação imunda, mas ótima para o que se propõe. Quando o baterista decide disparar, o negócio fede e quase beira o Noisecore. O vocalista, por sua vez, é outro maluco que desata a berrar até quase rouquidão.
Por último, um grupo insano que dispensa apresentações (bom, mas para constar, são de Presidente Prudente/SP): Subcut na veia! Seu purulento Grindcore é caótco como poucos, talvez com as composições mais cheias de ira do split. Caos, caos, CAOS!!! Uma guitarra e baixos com timbre de motoserra e uma bateria alucinada na velocidade máxima é o que o ouvinte pode aguardar! E o legal é que o trio se alterna nos vocais, um elemento que enriquece o som dos caras.
O material é de 2009, mas vale a procura, fica a dica!
4 Way Split – Dor de Ouvido/Venial/Subcut/A Baba de Mumm-ra – Sobrevivendo
Tendencies Rock Convenience/Videocaos Audiovisual/Sindicato Extremo/Nöise Mesmo Records – 2009 – Brasil
http://www.myspace.com/4wayhc
Dor de Ouvido: www.myspace.com/dordeouvido
Venial: www.myspace.com/venialmetalhc
A Baba de Mumm-ra: www.myspace.com/profanobodecore
Subcut: www.myspace.com/subcut
Tracklist:
DxDxOx:
1-Quanto mais rico mais idiota, 2-Pré conceito, 3-Faça sua revolução, 4-Salvaremos a América e o Mundo, 5-A verdadeira paz/ A Igreja/ Porque?
Venial:
6-Fuga, 7-Surtar a dor, 8-Vendetta, 9-Reação (underground)
A Baba de Mumm-ra:
10-A Baba de Mumm-ra, 11-Salve Judas, 12-Insignificancia Humana, 13-Eu senhor da verdade, 14-As aparencias enganan
Subcut:
15-Sua bandeira.Sua mentira, 16-Anti-facsita, 17-Reflita seus atos, 18-Interpretações a fatos comuns, 19-Descaso
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Stray Cats anuncia volta à estrada após recuperação de Brian Setzer
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
Os dois nomes citados por Cornell ao assumir que odiava rockstars arrogantes ou inacessíveis
O disco "polarizador" e subestimado do Exodus, de acordo com o Loudwire
Porque Steve Harris, baixista e fundador do Iron Maiden, criou o British Lion e mora nas Bahamas
A única música do Iron Maiden que todos integrantes escreveram juntos
A música do Guns N' Roses que Slash considera mais difícil de tocar na guitarra


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



