Devin Townsend: um dos maiores gênios do metal contemporâneo

Resenha - Ziltoid; The Omniscient - Devin Townsend

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Além de ser um cara meio perturbado, Devin Townsend (STRAPPING YOUNG LAD) é um dos maiores gênios do metal contemporâneo. Seja a frente de sua antiga banda, ou em carreira solo, o cara sempre tem uma capacidade gigantesca de criar música de qualidade. E em "Ziltoid - The Omniscient", disco todo produzido, gravado e composto pelo músico, a coisa não é diferente.

Dave Mustaine: 10 coisas que você não sabia sobre eleDoom Metal: os dez trabalhos essenciais do estilo

Partindo de uma história conceitual hilária, e com uma criatividade fora do comum, Devin criou uma obra marcante, e que é uma verdadeira "loucura" do comoço ao fim. Em termos gerais, o disco trata da chegada de alienígenas à Terra, comandada por Ziltoid, o Onisciente, que ameaça invadir nosso planeta caso não lhe seja servido o melhor copo de café preto existente. Além disso, Ziltoid se proclama um Deus do Rock, e acaba por subjulgar os terráqueos. Mas ele não contava com a resistência do Capitão Espetacular, um herói que pretende viajar pelos mais longínquos confins do universo para provar que, na verdade, Ziltoid não passa de um nerd.

Com essa premissa, Devin criou uma obra muito interessante, com um disco em forma de musical, variando por diversas influências, que vão do death metal ao new age, passando pelo metal industrial e até trazendo alguns elementos eletrônicos malucos muito bem encaixados, de forma bem homogênea e visceral. Alias, a criatividade desse canadense é tanta, que realmente parece que estamos assistindo um verdadeiro musical ao ouvir o disco, acompanhando a história e as letras no encarte. Algo que, nas devidas proporções (até porque, musicalmente, não há nenhuma relação), lembra a genialidade do mestre King Diamond em aliar música e histórias conceituais.

As faixas são todas muito boas, e não há como citar destaques, pois, apesar de haver uma divisão entre as músicas, trata-se de uma obra para ser apreciada em sua integralidade, e, como dito, acompanhando as letras e a história no encarte, apreciando-se assim corretamente todos os elementos do trabalho.

Portanto, se você acha Devin Townsend um cara maluco, "Ziltoid - The Omniscient" irá lhe dar a certeza disso. Mas também é a prova de que Devin é um músico genial e a frente de seu tempo, e que lançou um trabalho insano, mas ao mesmo tempo brilhante!

Ziltoid - The Omniscient - Devin Townsend
(2007 - Inside Out - Importado)

1. ZTO
2. By Your Command
3. Ziltoidia Attaxx!!!
4. Solar Winds
5. Hyperdrive
6. N9
7. Planet Smasher
8. Omnidimensional Creator
9. Color Your World
10. The Greys
11. Tall Latte
12. Don't Known Why
13. Travelling Salesman




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Devin Townsend"


Heavy Metal: 10 bandas/artistas que mesclaram o gênero com outrosHeavy Metal
10 bandas/artistas que mesclaram o gênero com outros

Mad Max: inspiração em Sepultura, semelhança com Devin TownshendMad Max
Inspiração em Sepultura, semelhança com Devin Townshend


Dave Mustaine: 10 coisas que você não sabia sobre eleDave Mustaine
10 coisas que você não sabia sobre ele

Doom Metal: os dez trabalhos essenciais do estiloDoom Metal
Os dez trabalhos essenciais do estilo

Cinema: o melhor e o pior dos rockstars em filmesCinema
O melhor e o pior dos rockstars em filmes

Thrash Metal: 20 bandas brasileiras de qualidade inquestionávelSlipknot: Ozzy quis entrar pra banda segundo Corey TaylorDavid Bowie: "Perdi a virgindade com ele, aos 15 anos de idade"Lady Gaga: "o Iron Maiden mudou a minha vida!"

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.