Devin Townsend: um dos maiores gênios do metal contemporâneo
Resenha - Ziltoid; The Omniscient - Devin Townsend
Por Junior Frascá
Postado em 13 de dezembro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Além de ser um cara meio perturbado, Devin Townsend (STRAPPING YOUNG LAD) é um dos maiores gênios do metal contemporâneo. Seja a frente de sua antiga banda, ou em carreira solo, o cara sempre tem uma capacidade gigantesca de criar música de qualidade. E em "Ziltoid – The Omniscient", disco todo produzido, gravado e composto pelo músico, a coisa não é diferente.
Partindo de uma história conceitual hilária, e com uma criatividade fora do comum, Devin criou uma obra marcante, e que é uma verdadeira "loucura" do comoço ao fim. Em termos gerais, o disco trata da chegada de alienígenas à Terra, comandada por Ziltoid, o Onisciente, que ameaça invadir nosso planeta caso não lhe seja servido o melhor copo de café preto existente. Além disso, Ziltoid se proclama um Deus do Rock, e acaba por subjulgar os terráqueos. Mas ele não contava com a resistência do Capitão Espetacular, um herói que pretende viajar pelos mais longínquos confins do universo para provar que, na verdade, Ziltoid não passa de um nerd.
Com essa premissa, Devin criou uma obra muito interessante, com um disco em forma de musical, variando por diversas influências, que vão do death metal ao new age, passando pelo metal industrial e até trazendo alguns elementos eletrônicos malucos muito bem encaixados, de forma bem homogênea e visceral. Alias, a criatividade desse canadense é tanta, que realmente parece que estamos assistindo um verdadeiro musical ao ouvir o disco, acompanhando a história e as letras no encarte. Algo que, nas devidas proporções (até porque, musicalmente, não há nenhuma relação), lembra a genialidade do mestre King Diamond em aliar música e histórias conceituais.
As faixas são todas muito boas, e não há como citar destaques, pois, apesar de haver uma divisão entre as músicas, trata-se de uma obra para ser apreciada em sua integralidade, e, como dito, acompanhando as letras e a história no encarte, apreciando-se assim corretamente todos os elementos do trabalho.
Portanto, se você acha Devin Townsend um cara maluco, "Ziltoid - The Omniscient" irá lhe dar a certeza disso. Mas também é a prova de que Devin é um músico genial e a frente de seu tempo, e que lançou um trabalho insano, mas ao mesmo tempo brilhante!
Ziltoid – The Omniscient – Devin Townsend
(2007 – Inside Out - Importado)
1. ZTO
2. By Your Command
3. Ziltoidia Attaxx!!!
4. Solar Winds
5. Hyperdrive
6. N9
7. Planet Smasher
8. Omnidimensional Creator
9. Color Your World
10. The Greys
11. Tall Latte
12. Don't Known Why
13. Travelling Salesman
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
O artista da nova geração que faz Rob Halford se lembrar de Ozzy Osbourne
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional


