Alcatrazz: vale mais como curiosidade do que pela música
Resenha - No Parole from Rock 'n' Roll - Alcatrazz
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 21 de outubro de 2012
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Certos discos possuem mais valor histórico do que qualquer outra coisa. É o caso de "No Parole from Rock 'n' Roll", debut do Alcatrazz, lançado em 15 de outubro de 1983. Um dos primeiros álbuns a contar com a guitarra de Yngwie Malmsteen, que nos anos seguintes seria considerado um dos maiores nomes do instrumento, a estreia do Alcatrazz volta às lojas brasileiras em um relançamento da ST2.
Musicalmente, de modo geral o que temos em "No Parole from Rock 'n' Roll" é uma espécie de Rainbow genérico. A principal influência de Malmsteen sempre foi Ritchie Blackmore, e isso fica evidente no registro, que tem a maioria das faixas compostas por Yngwie. Soma-se isso ao fato de que Graham Bonnet, o vocalista e líder do Alcatrazz, passou pelo Rainbow no álbum "Down to Earth" (1979), e este sentimento fica ainda mais forte. Completavam a formação do Alcatrazz na época o tecladista Jimmy Waldo, o baixista Gary Shea e o baterista Jan Uvena.
Há alguns destaques, como "Island in the Sun", "Too Young to Die, Too Drink to Live" e "Big Foot", mas tudo é muito abaixo do que não apenas Malmsteen produziria dos anos seguintes, mas também do que de melhor tanto o hard rock quanto o heavy metal geraram durante a década de 1980. Mesmo assim, o álbum ficou durante sete semanas nas paradas da Billboard e foi um sucesso de vendas, principalmente no Japão.
A edição lançada pela ST2 vem com dez faixas extras, na verdade as versões demo instrumentais das músicas originais. Nelas, fica ainda mais evidente a principal qualidade de "No Parole from Rock 'n' Roll": a guitarra de Yngwie Malmsteen. Seus solos mostram a técnica que ele desenvolveria nos próximos anos, mas sem os exageros muitas vezes desnecessários cometidos pelo sueco. Um ponto negativo dessa reedição é o pobríssimo encarte, com apenas uma página e poucas informações.
Ainda que tenha os seus admiradores, "No Parole from Rock 'n' Roll" é um disco fraco e que vale muito mais por levar o talento de Malmsteen para o mundo do que qualquer outra coisa. Se você é fã do guitarrista sueco, trata-se de um item obrigatório em sua coleção. Caso não seja, vale mais como curiosidade do que pela música propriamente dita.
Faixas:
1. Island in the Sun
2. General Hospital
3. Jet to Jet
4. Hiroshima Mon Amour
5. Kree Nakoorie
6. Incubus
7. Too Young to Die, Too Drunk to Live
8. Big Foot
9. Starcarr Lane
10. Suffer Me
Bonus Tracks: Original Instrumental Demo Sessions
11. Kree Nakoorie
12. Starcarr Lane
13. Island In The Sun
14. Big Foot
15. Hiroshima Mon Amour
16. General Hospital
17. Incubus
18. Suffer Me
19. Too Young To Die, Too Drunk To Live
20. Jet To Jet
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Rock in Rio: algumas das maiores vaias em edições nacionais
Dream Theater: os segredos do álbum Octavarium
Gil disse que Paralamas são apenas três e fazem som melhor do que os oito Titãs



Graham Bonnet retorna ao Brasil em julho para apresentação única em São Paulo
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



