The9thCell: material fresquinho na área, saindo do forno
Resenha - Galga de Zebra Ilesa - The9thCell
Por Vitor Franceschini
Postado em 10 de outubro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Material fresquinho na área, saindo do forno. Bom, vamos apresentar a banda primeiro, aliás, a one-man-band. O português David Pais, o cara por trás do The9thCell (nominho complicado), montou este projeto com apenas 18 anos. E agora com 27 chega ao seu 7º trabalho oficial! O garoto trabalha e muito, pois não contabilizamos o EP "The Grand Deception" (2008) e a coletânea "Lonely Cuts'n'Seizures" (2006).
Interessante notar que, apesar de jovem, o músico é muito experiente e leva em seu som influências que vão desde o pop Rock até o Thrash Metal, mas com foco voltado para o Prog Metal. "Galga de Zebra Ilesa" (Galgar, segundo o dicionário, é passar para o outro lado, transpor, pular, saltar) traz a participação de diversos músicos portugueses.
A sonoridade como eu disse abrange diversos estilos e soa complexa e pesada. Em uma primeira audição causa estranheza, ainda mais quando percebemos que a primeira composição, Adão e Erva é cantada em português de Portugal, assim como Liberdagem (Este Meu Poço de Romantismo Furioso). Esta última, conta com a participação de Marco Rosa e Pedro Isidoro. Destacando que ambas são as mais longas do trabalho, portanto mais variadas.
Mas é inegável que as composições em inglês chamam mais atenção, até pelo fato de soar mais familiarizado ao ouvinte. Cavaleão (com participação de Cláudio Brandão), por exemplo, soa como um belo Thrash noventista, cheia de groove e peso. Já Soft Hearted And Hard Cocked (com Bruno Lopes) tem um início instrumental de dar gosto, com um belo solo de guitarra, para depois cair no experimentalismo bacana.
Jacktiv(h)ate (com Samuel Luís e Pedro Isidoro) é outra pedrada que se destaca no trabalho. Dentre um início de porrada pura e uma quebrada de doer o pescoço a faixa cai para uma angustiante viajem com guitarras distorcidas e bateria cadenciada.
O trabalho encerra com a viajante e pesada (lembrou-me Rush, só que mais brutal) Keep Your Heart At Bay, que é instrumental. Com uma produção sonora de primeiro nível "Galga de Zebra Ilesa" é mais um daqueles casos que deve ser analisado e digerido com calma. Um disco que você redescobre a cada audição, ponto para o David.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Danilo Gentili detona Chaves Metaleiro e o acusa de não devolver o dinheiro
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


