H.E.A.T.: Altamente recomendável para rolar a todo volume
Resenha - Address the Nation - H.E.A.T.
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 08 de outubro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Address the Nation", terceiro disco da banda sueca H.E.A.T., marca uma mudança importante na carreira do grupo: sai o excelente vocalista Kenny Leckremo e, em seu lugar, surge o desconhecido Erik Grönvall. O novo cantor tem como principal credencial o fato de ter sido o vencedor da versão sueca do popular programa Ídolos.
Essa troca, no entanto, pouco alterou a escalada de qualidade e sucesso que o H.E.A.T. vem demonstrando desde o seu disco de estreia, auto-intitulado, lançado em 2008 - "Freedom Rock", de 2010, completa a discografia do conjunto. "Address the Nation" é um trabalho forte e empolgante, que ratifica o status do grupo como um dos principais nomes da atual cena hard rock europeia.
Estilisticamente, temos aqui um hard com muitos elementos de AOR, feito sob medida para tocar nas rádios - se elas ainda tocassem esse tipo de música. As composições são sempre marcadas por grandes melodias e refrãos grudentos, e a banda demonstra bom gosto nos arranjos. O timbre de voz de Grönvall lembra uma espécie de Jon Bon Jovi mais jovem, o que faz com que algumas faixas tragam à mente a banda norte-americana. Há ecos também de Europe e Survivor, o que demonstra as claras intenções do H.E.A.T. em trilhar uma sonoridade que bebe na fonte do hard rock produzido na segunda metade da década de 1980, porém com elementos que tornam o seu som atual e não o deixam soar datado e ultrapassado.
Impressiona como as dez faixas de "Address the Nation" soam como hits, fazendo o álbum parecer uma coletânea de grandes sucessos. Há um claro sabor oitentista, como não poderia deixar de ser, principalmente pelo teclado de Jona Tee, mas a produção é esperta ao não focar exclusivamente nessa estética, trazendo os timbres para a atualidade.
Quem me conhece sabe que não curto o hard rock mais comercial e farofa que marcou os anos 1980, e sempre deixei isso claro. Porém, algumas bandas como o H.E.A.T. e o Dynasty tem conseguido me cativar por não se prenderem exclusivamente na sonoridade clássico do estilo, levando a sua música além e alcançando ótimos resultados.
"Address the Nation" é um excelente disco, e está no mesmo nível dos dois lançamentos anteriores do H.E.A.T.. Altamente recomendável para rolar a todo volume em uma festa com alguns amigos e muitas garotas!
Faixas:
Breaking the Silence
Living on the Run
Falling Down
The One and Only
Better Off Alone
In and Out of Trouble
Need Her
Heartbreaker
It’s All About Tonight
Downtown
Outras resenhas de Address the Nation - H.E.A.T.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Quando o sonho vira pesadelo: 5 rockstars que fizeram sucesso e odiaram a fama
Wolf Hoffmann admite não ter tanto orgulho de discos do Accept nos anos 1990
O disco do rock nacional que "custa mais que o seu carro", segundo Sérgio Martins

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês


