Ira: sensacional e incompreendido

Resenha - Psicoacústica - Ira

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Lucas Troglio
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


É de encher de orgulho qualquer roqueiro que se preze, quando uma banda que alcança popularidade não se vende ao mainstream. No ano de 1986, o LP de maior popularidade até então do IRA!, "Vivendo e Não Aprendendo", chegou ao status de disco de ouro. Em 1988, o terceiro LP do grupo foi lançado, "Psicoacústica".
198 acessosIra!: Nasi revela detalhes sobre novo DVD e gravação de novo álbum5000 acessosLed Zeppelin: a origem do anjo símbolo da banda

Sensacional e incompreendido, seriam as melhores palavras para designar o álbum. Já é comum notarmos o desinteresse da população por material de qualidade, que nada mais é do que preguiça de ouvir música boa.

A banda paulista que sempre rendeu discos fenomenais, pouco se importava com o fato de estar em rádios e na televisão. O popular conto do rock and roll nacional de que a banda se negou a tocar no programa do Chacrinha, já é tomado em livros sobre o nosso rock. Além da histórica, ou por que não, vergonhosa? Apresentação da banda no Hollywood Rock de 1988 – não por culpa da banda, mas sim devido ao total desrespeito do brasileiro com músicos nacionais quando postos ao lado de estrangeiros.

Atos rebeldes a parte, o disco de 1988 é um registro do talento destes quatro músicos excepcionalmente criativos. A estupenda guitarra de EDGARD SCANDURRA sempre encaixou com suas letras e com a voz de NASI. Os competentes André Jung e Ricardo Gaspa sempre cumpriram bem seu papel e em alguns momentos com composições de tirar o chapéu.


"Psicoacústica" é um disco que pode ser dito até como experimental. A banda que começou com punk rock e logo passou ao pós-punk – talvez devido à capacidade dos instrumentistas (sem querer puxar briga com os fãs de punk) – achou neste disco uma sonoridade nova e criativa. Com pinceladas no Hip Hop e até mesmo no Hard Rock, o disco lançado em maio de 1988 foi sucesso de crítica, mas não de vendas.

Faixas como "Farto de Rock 'n' Roll", a espetacular "Rubro Zorro", "Receita Para Se Fazer Um Herói", "Advogado Do Diabo" e "Pegue Essa Arma" apresentam um rock diferente e bem composto. Fica a dica de um disco nota 10, dessa banda que deixa saudades.

Faixas:
1. Rubro Zorro
2. Manhãs de Domingo
3. Poder, Sorriso, Fama
4. Receita Para Se Fazer um Herói
5. Pegue Essa Arma
6. Farto do Rock 'n' Roll
7. Advogado do Diabo
8. Mesmo Distante

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Psicoacústica - Ira

2806 acessosSete Pecados do Rock Nacional: Ira! - Psicoacústica2728 acessosResenha - Psicoacústica - Ira!

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

198 acessosIra!: Nasi revela detalhes sobre novo DVD e gravação de novo álbum80 acessosIra!: estréia 5ª temporada de Nasi Noite A Dentro no Canal Brasil0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Ira!"

VozVoz
10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas (Parte II)

BRockBRock
Os 10 melhores álbuns dos anos 80

22 anos22 anos
Para entender os mods: a discografia do Ira!

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Ira!"

Led ZeppelinLed Zeppelin
A origem do anjo símbolo da banda

Van HalenVan Halen
O constrangedor encontro de Eddie com o Nirvana

MetallicaMetallica
A reação de James a famosos usando camisetas da banda

5000 acessosHeaven & Hell: mistérios e autocensura na capa de álbum5000 acessosQuentin Tarantino: o Top 5 do rock n' roll na carreira dele5000 acessosDeep Purple: a contestada entrevista na Globo em 20065000 acessosIron Maiden: as 10 libras que mudaram a vida de Bruce5000 acessosLegião Urbana: semelhanças com faixas dos Ramones e Stooges?5000 acessosRock in Rio: vocalista do The Who chamou Axl Rose de karaokê no AC/DC

Sobre Lucas Troglio

Estudante de Caxias Do Sul (RS), apaixonado por música desde sempre. Aprecia Blues, Rock Progressivo, Hard Rock, Rock Psicodélico, Punk Rock, Funk (verdadeiro), Jazz e outras fontes de música boa. Incrivelmente eclético, crítico e teimoso, defende a música nacional boa e o rock com qualidade artística.

Mais matérias de Lucas Troglio no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online