Faith No More: Em 1989, o assalto do grunge e o fim das plumas

Resenha - Real Thing - Faith No More

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Em 1990, o rock n´ roll passava por uma fase de transição equivalente ao abismo entre as grandes navegações e o Iluminismo - um hiato, profundo, obscuro e inóspito que limitava o glam festeiro e inconsequente dos anos 80 e o mundo pós-muro da década seguinte. O assalto do grunge e o fim das plumas e paetês simbolizavam a retomada da sonora do desolamento; da aridez sonora em contraste com a pálida felicidade dos anos preliminares ao novo milênio.
1427 acessosFaith No More: a curiosa passagem de Courtney Love pela banda5000 acessosQueen: novas fotos do recluso John Deacon

Na qualidade de efeito colateral, bandas egressas dos anos 80, em conluio com o underground daqueles tempos, traziam novos elementos ao ph do rock n'roll essencial: as misturas com o som negro voltavam a moda; no lugar das competições olímpicas por velocidade, o groove do gueto entrava na ordem do dia, estimulando a reversão sonora de anos atrás- quando o som de JAMES BROWN e WILSON PICKETT abordava as incautas naus carregadas de uma pegada esbranquiçada e, aquela altura, estéril e descartável.

Em 1989, o FAITH NO MORE carregava a bandeira do gueto e, munido de um novo vocalista, trouxe ao mundo "The Real Thing". Longe do vanguardismo, mas atento aos novos ares, o disco provou que o thrash, o hip – hop das ruas, e as barricadas das FM's daqueles tempos podiam render frutos saborosos.

"Surprise, You're Dead" e "Zombie Eaters" possuíam o mesmo efeito de uma luta do UFC nos dias atuais: enquanto o despreparado ouvinte se recuperava de um thrash de primeira linha, era absorvido pelo "new psicodelismo da Era de Aquário" da banda. Nessa mesma linha, "Woodpecker From Mars", antecipa o caos sonoro que se espera ao misturar o modo frígio, levadas orientais, strings e baixo no melhor estilo Motown- se é que essa frase apresenta o mínimo de coerência inteligível!

Os hits radiofônicos estão lá: "Epic", "Falling To Pieces"e "From Out Nowhere" mostravam que o caminho midiático não precisavam da banalidade e do oportunismo dos dias atuais: a cargo do excelente JIM MARTIN as guitarras soavam sólidas e robustas como nos anos 70; mas carregadas de apelo e feeling inimagináveis para a poça de desinteresse e banalidade que tinha início naqueles tempos.

Se você acha que o RED HOT é o supras sumo da porraloquice dos anos 90, escute esse disco e reveja seus conceitos.

Track List:
-"From Out of Nowhere"
• "Epic"
• "Falling to Pieces"
• "Surprise! You're Dead!"
• "Zombie Eaters"
• "The Real Thing"
• "Underwater Love"
• "The Morning After"
• "Woodpecker from Mars"

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 20 de junho de 2017

Manowar, Joan Jett e outrosManowar, Joan Jett e outros
Gravando Rap antes do New Metal?

1427 acessosFaith No More: a curiosa passagem de Courtney Love pela banda0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Faith No More"

RoadrunnerRoadrunner
Os álbuns mais desprezados de todos os tempos

RoadrunnerRoadrunner
Os melhores frontmen de todos os tempos

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Rockstars muito antes da fama

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Faith No More"

QueenQueen
Novas fotos do recluso John Deacon

Zakk WyldeZakk Wylde
Foto do arsenal de guitarras do músico

SlashSlash
Chapação, a louca e atraente Fergie e Axl Rose

5000 acessosRoqueiros conservadores: a direita do rock na revista Veja5000 acessosTradução - Dark Side Of The Moon - Pink Floyd5000 acessosMetallica: Lars sabe que os fãs não gostam do St. Anger2756 acessosIron Maiden: Nicko McBrain e Clive Burr tocando com o Trust5000 acessosKiss: Gene Simmons realiza último pedido de fã em estado terminal5000 acessosMetallica: NME elege as 10 melhores músicas do grupo

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online