U2: A primeira impressão é a que fica
Resenha - Boy - U2
Por Carlos Henrique
Postado em 12 de agosto de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É comum no rock/heavy metal o disco de estreia ser considerado o melhor ou mais importante das principais bandas; a maioria delas até supera o disco inicial tanto em vendas como em qualidade nos álbuns seguintes, mas o debut tem sempre aquele charme diferente. É o caso do U2. A banda se tornou gigante em meados dos anos 80 com álbuns como War e The Joshua Tree, e hoje, assim como KISS, AC/DC e outros, já é uma verdadeira instituição musical, é algo muito maior que uma banda de rock.
Seus shows são como verdadeiros espetáculos milimetricamente montados, estudados e o faturamento é monstruoso. Mas o que nos interessa aqui é a estreia em disco dos caras.
A capa do álbum, em preto & branco, que traz um garoto numa foto "inocente", traduz quase um sentido conceitual para o disco com um tema comum entre as canções: o fim da adolescência, dúvidas, frustrações e etc, além de problemas particulares do vocalista BONO. Tudo aquilo que nós todos passamos em algum momento da vida o U2 traduziu para música em seu primeiro álbum.
Musicalmente, soa mais "livre", mais despojado, o que é natural, do que os discos que se seguiram a esse lançamento. O baterista LARRY MULLEN tem um performance incrível em quase todas as canções (destaque para "Stories for Boys"), enquanto THE EDGE soltou riffs faiscantes, e tipicamente oitentistas, em sons como "Twilight" (que tem também um solo incrível), "The Electric Co.", "Another Time, Another Place" e "I Will Follow"; e o baixista ADAM CLAYTON marca presença com eficientes linhas como na dobradinha "An Cat Dubh" e "Into the Heart"?.
Ainda sobre THE EDGE, é legal mencionar que desde esse primeiro disco o guitarrista já conseguiu impor o seu estilo de tocar, sendo assim a maior marca registrada do som característico da banda. Algumas canções do U2 lançadas anos depois são as mais conhecidas da banda (vide "With or Without You" e etc) e muitas pessoas não conhecem a fundo as canções de "Boy", mas ao ouvirem os primeiros acordes da maioria delas, conseguiriam 'matar' que se trata do U2 logo de cara por essa característica de timbre e estilo de tocar do guitarrista.
Sobre a influência que esse estilo do THE EDGE (e o U2) teve sobre vários músicos nos anos 80/90 (músicos de MARILLION e DREAM THEATER, entre outros inúmeros, já admitiram isso), deixo uma declaração de ALEX LIFESON, guitarrista do RUSH, veiculada na edição especial da revista Roadie Crew, intitulada Classic Series, quando o guitarrista fala sobre as influências que teve na hora de compor para o álbum "Moving Pictures" (1981), de sua banda:
"Usar efeitos e fazer o meu som soar mais processado me possibilitou explorar mais espaço dentro da canção e também criar diferentes texturas. THE EDGE e ANDY SUMMERS estavam entre meus guitarristas favoritos naquela época, então isso me influenciou bastante"
1. ¨I Will Follow¨ 3:36
2. ¨Twilight¨ 4:22
3. ¨An Cat Dubh¨ 4:47
4. ¨Into the Heart¨ 3:28
5. ¨Out of Control¨ 4:13
6. ¨Stories for Boys¨ 3:02
7. ¨The Ocean¨ 1:34
8. ¨A Day Without Me¨ 3:14
9. ¨Another Time, Another Place¨ 4:34
10. ¨The Electric Co.¨ 4:48
11. ¨Shadows and Tall Trees¨ 4:36
Carlos Henrique
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana

Rick Rubin elege o melhor álbum do U2, o de maior proporção de boas canções
O "defeito" de Madonna que chamou a atenção de Bono, do U2
O guitarrista nada virtuoso que, segundo The Edge, revolucionou a guitarra
O vocalista que para Bruce Springsteen tem o mesmo "complexo de messias" que ele
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


