U2: A primeira impressão é a que fica

Resenha - Boy - U2

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Carlos Henrique
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


É comum no rock/heavy metal o disco de estreia ser considerado o melhor ou mais importante das principais bandas; a maioria delas até supera o disco inicial tanto em vendas como em qualidade nos álbuns seguintes, mas o debut tem sempre aquele charme diferente. É o caso do U2. A banda se tornou gigante em meados dos anos 80 com álbuns como War e The Joshua Tree, e hoje, assim como KISS, AC/DC e outros, já é uma verdadeira instituição musical, é algo muito maior que uma banda de rock.
5000 acessosU2: Banda fará um quarto show no Morumbi, em São Paulo5000 acessosPhotoshop: Luan Morrison, Ivete Osbourne, Axl Teló e mais

Seus shows são como verdadeiros espetáculos milimetricamente montados, estudados e o faturamento é monstruoso. Mas o que nos interessa aqui é a estreia em disco dos caras.

A capa do álbum, em preto & branco, que traz um garoto numa foto "inocente", traduz quase um sentido conceitual para o disco com um tema comum entre as canções: o fim da adolescência, dúvidas, frustrações e etc, além de problemas particulares do vocalista BONO. Tudo aquilo que nós todos passamos em algum momento da vida o U2 traduziu para música em seu primeiro álbum.

Musicalmente, soa mais "livre", mais despojado, o que é natural, do que os discos que se seguiram a esse lançamento. O baterista LARRY MULLEN tem um performance incrível em quase todas as canções (destaque para "Stories for Boys"), enquanto THE EDGE soltou riffs faiscantes, e tipicamente oitentistas, em sons como "Twilight" (que tem também um solo incrível), "The Electric Co.", "Another Time, Another Place" e "I Will Follow"; e o baixista ADAM CLAYTON marca presença com eficientes linhas como na dobradinha "An Cat Dubh" e "Into the Heart"?.

Ainda sobre THE EDGE, é legal mencionar que desde esse primeiro disco o guitarrista já conseguiu impor o seu estilo de tocar, sendo assim a maior marca registrada do som característico da banda. Algumas canções do U2 lançadas anos depois são as mais conhecidas da banda (vide "With or Without You" e etc) e muitas pessoas não conhecem a fundo as canções de "Boy", mas ao ouvirem os primeiros acordes da maioria delas, conseguiriam 'matar' que se trata do U2 logo de cara por essa característica de timbre e estilo de tocar do guitarrista.

Sobre a influência que esse estilo do THE EDGE (e o U2) teve sobre vários músicos nos anos 80/90 (músicos de MARILLION e DREAM THEATER, entre outros inúmeros, já admitiram isso), deixo uma declaração de ALEX LIFESON, guitarrista do RUSH, veiculada na edição especial da revista Roadie Crew, intitulada Classic Series, quando o guitarrista fala sobre as influências que teve na hora de compor para o álbum "Moving Pictures" (1981), de sua banda:
"Usar efeitos e fazer o meu som soar mais processado me possibilitou explorar mais espaço dentro da canção e também criar diferentes texturas. THE EDGE e ANDY SUMMERS estavam entre meus guitarristas favoritos naquela época, então isso me influenciou bastante"

1. ¨I Will Follow¨ 3:36
2. ¨Twilight¨ 4:22
3. ¨An Cat Dubh¨ 4:47
4. ¨Into the Heart¨ 3:28
5. ¨Out of Control¨ 4:13
6. ¨Stories for Boys¨ 3:02
7. ¨The Ocean¨ 1:34
8. ¨A Day Without Me¨ 3:14
9. ¨Another Time, Another Place¨ 4:34
10. ¨The Electric Co.¨ 4:48
11. ¨Shadows and Tall Trees¨ 4:36

Carlos Henrique
oceaga@gmail.com

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Boy - U2

2869 acessosTradução - Boy - U2

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

U2U2
Banda fará um quarto show no Morumbi, em São Paulo

477 acessosAlta Fidelidade: "The Joshua Tree Tour", vale a pena?773 acessosU2: banda toca "Don't Look Back In Anger" com Noel Gallagher776 acessosU2: a genialidade de uma banda em constante inovação1084 acessosU2: Pacote para a Argentina com desconto no Peixe Urbano0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "U2"

DiscórdiaDiscórdia
Alguns dos maiores insultos entre artistas

U2U2
Histórias dos bastidores no show do grupo no Morumbi

Ogro do MetalOgro do Metal
Os álbuns mais importantes da história do Rock

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "U2"

PhotoshopPhotoshop
Luan Morrison, Ivete Osbourne, Axl Teló e mais

Helter SkelterHelter Skelter
A música que Charles Manson "roubou" dos Beatles

Guns N RosesGuns N' Roses
O que ninguém deve fazer ao se tornar um rockstar

5000 acessosRatos de Porão x Iron Maiden: resposta de Jão à entrevista de Bruce Dickinson5000 acessosPaixão nacional: o futebol e os roqueiros britânicos5000 acessosHeavy Metal: os maiores álbuns da história para os gregos5000 acessosW. Axl Rose: o som de 25 mil dólares da BMW do vocalista3850 acessosTop 10: unanimidades entre os álbuns de rock ao vivo4576 acessosMötley Crüe: Mick Mars admite que banda usa fitas ao vivo

Sobre Carlos Henrique

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online