Grand Magus: Competente, coeso e divertido de se escutar
Resenha - Hunt - Grand Magus
Por Junior Frascá
Postado em 05 de julho de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É impressionante como tantas bandas sem talento são aclamadas em nossas terras, enquanto outras excelentes passam praticamente despercebidas pela maioria do público headbanger brasileiro. Esse é o caso dos suecos do GRAND MAGUS, que chegam a seu sexto disco (nenhum lançado no mercado nacional até o momento), com uma carreira já consolidada na Europa, e que se mostra uma das grandes bandas da atualidade.
Formada em 1996, em Stocolmo, a banda conseguiu mesmo um maior reconhecimento quando o vocalista/guitarrista Janne "JB" Christoffersson deixou o SPIRITUAL BEGGARS para se dedicar exclusivamente ao GRAND MAGUS, tornando a banda mais estável e apta a trabalhar de forma mais intensa.
Mas a banda, que começou praticando um stoner/doom metal bem pesado, arrastado e denso, foi evoluindo seus som para um metal mais tradicional e "puro", com algo de hard rock, como já ficou demonstrado em "Hammer of North", disco anterior da banda, e um dos melhores de sua discografia.
E essa tendência mais voltada ao hard/heavy se consolida ainda mais em "The Hunt", seu primeiro trabalho pela Nuclear Blast, embora ainda não tenham abandonado de vez suas raízes stoner. As músicas são simples, de fácil assimilação, mesclando peso e melodia na medida certa, sendo que quase todas possuem refrãos matadores, que grudam na cabeça do ouvinte logo na primeira audição.
Certamente alguns fãs mais antigos do trio irão estranhar um pouco essa mudança da banda, mas seus elementos característicos ainda restam evidentes: riffs cortantes e pesados, cozinha simples mas marcante, e os excelentes vocais energéticos de JB, que são o grande destaque da banda.
Algumas faixas mais simples e com tendência hard, como "Starlight Slaughter" e "Sword of the Ocean" até lembram um pouco os trabalhos mais recentes do RUNNING WILD, enquanto outras, como "Valhalla Rising" e "Sons of the Last Breath" são mais épicas, no melhor estilo MANOWAR. Mas os grandes destaques do disco são mesmo "Storm King", e seus ótimos riffs; "Silver Moon", totalmente influenciada por SAXON; e a pesada faixa título.
Como se percebe, o disco não é nada original, todas as músicas fazem lembrar outras bandas. Mas mesmo assim, o GRAND MAGUS apresenta um trabalho competente, coeso e muito divertido de se escutar, feito por músicos acima da média, e que merece uma boa conferida. Fica a dica.
The Hunt – Grand Magus
(2012 – Nuclear Blast - Importado)
1. Starlight Slaughter
2. Sword of the Ocean
3. Valhalla Rising
4. Storm King
5. Silver Moon
6. The Hunt
7. Son of the Last Breath Part I: Nattfödd Part II: Vedergällning
8. Iron Hand
9. Draksädd
Bonus Tracks:
10. Silver Moon (Demo Version)
11. Storm King (Demo Version)
12. Sword of the Ocean (Demo Version)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
O roqueiro brasileiro que deu cano em Axl Rose; "preferi ir embora"
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Por que o hino beneficente do heavy metal não pegou, segundo Regis Tadeu
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
"Não dividimos o lucro igualmente", admite guitarrista do Rival Sons
Justin Sargent fala pela primeira vez como novo vocalista do Skid Row
Bruce Dickinson acha que igreja católica irá se incomodar com seu novo videoclipe
Dimmu Borgir, Satyricon e Enslaved quebram recorde de público na Noruega
O álbum que Ozzy Osbourne queria gravar antes de morrer, segundo Zakk Wylde
Slayer: quando Cronos deixou Tom Araya de olho roxo
Propriedade privada: 5 bandas de hard rock e metal com "um dono só"
Medina cita atrações que não deram lucro no Rock in Rio; "nome importante da história do Rock"

Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



