Grand Magus: Competente, coeso e divertido de se escutar
Resenha - Hunt - Grand Magus
Por Junior Frascá
Postado em 05 de julho de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É impressionante como tantas bandas sem talento são aclamadas em nossas terras, enquanto outras excelentes passam praticamente despercebidas pela maioria do público headbanger brasileiro. Esse é o caso dos suecos do GRAND MAGUS, que chegam a seu sexto disco (nenhum lançado no mercado nacional até o momento), com uma carreira já consolidada na Europa, e que se mostra uma das grandes bandas da atualidade.
Formada em 1996, em Stocolmo, a banda conseguiu mesmo um maior reconhecimento quando o vocalista/guitarrista Janne "JB" Christoffersson deixou o SPIRITUAL BEGGARS para se dedicar exclusivamente ao GRAND MAGUS, tornando a banda mais estável e apta a trabalhar de forma mais intensa.
Mas a banda, que começou praticando um stoner/doom metal bem pesado, arrastado e denso, foi evoluindo seus som para um metal mais tradicional e "puro", com algo de hard rock, como já ficou demonstrado em "Hammer of North", disco anterior da banda, e um dos melhores de sua discografia.
E essa tendência mais voltada ao hard/heavy se consolida ainda mais em "The Hunt", seu primeiro trabalho pela Nuclear Blast, embora ainda não tenham abandonado de vez suas raízes stoner. As músicas são simples, de fácil assimilação, mesclando peso e melodia na medida certa, sendo que quase todas possuem refrãos matadores, que grudam na cabeça do ouvinte logo na primeira audição.
Certamente alguns fãs mais antigos do trio irão estranhar um pouco essa mudança da banda, mas seus elementos característicos ainda restam evidentes: riffs cortantes e pesados, cozinha simples mas marcante, e os excelentes vocais energéticos de JB, que são o grande destaque da banda.
Algumas faixas mais simples e com tendência hard, como "Starlight Slaughter" e "Sword of the Ocean" até lembram um pouco os trabalhos mais recentes do RUNNING WILD, enquanto outras, como "Valhalla Rising" e "Sons of the Last Breath" são mais épicas, no melhor estilo MANOWAR. Mas os grandes destaques do disco são mesmo "Storm King", e seus ótimos riffs; "Silver Moon", totalmente influenciada por SAXON; e a pesada faixa título.
Como se percebe, o disco não é nada original, todas as músicas fazem lembrar outras bandas. Mas mesmo assim, o GRAND MAGUS apresenta um trabalho competente, coeso e muito divertido de se escutar, feito por músicos acima da média, e que merece uma boa conferida. Fica a dica.
The Hunt – Grand Magus
(2012 – Nuclear Blast - Importado)
1. Starlight Slaughter
2. Sword of the Ocean
3. Valhalla Rising
4. Storm King
5. Silver Moon
6. The Hunt
7. Son of the Last Breath Part I: Nattfödd Part II: Vedergällning
8. Iron Hand
9. Draksädd
Bonus Tracks:
10. Silver Moon (Demo Version)
11. Storm King (Demo Version)
12. Sword of the Ocean (Demo Version)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
Regis Tadeu não foi ao AC/DC e não se arrepende nem um pouco, saiba o motivo
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O disco mais extremo da carreira de Rick Rubin; "Todo mundo tinha medo"
Cinco bandas que gravaram apenas um disco de estúdio
Nando Reis revela que Titãs criou maldição que cairia sobre quem deixasse a banda
O álbum triste que para Regis Tadeu é uma das maiores obras-primas de todos os tempos


Amon Amarth quer vocalistas do Grand Magus e Halestorm no próximo álbum
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



