Grand Magus: Competente, coeso e divertido de se escutar
Resenha - Hunt - Grand Magus
Por Junior Frascá
Postado em 05 de julho de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É impressionante como tantas bandas sem talento são aclamadas em nossas terras, enquanto outras excelentes passam praticamente despercebidas pela maioria do público headbanger brasileiro. Esse é o caso dos suecos do GRAND MAGUS, que chegam a seu sexto disco (nenhum lançado no mercado nacional até o momento), com uma carreira já consolidada na Europa, e que se mostra uma das grandes bandas da atualidade.
Formada em 1996, em Stocolmo, a banda conseguiu mesmo um maior reconhecimento quando o vocalista/guitarrista Janne "JB" Christoffersson deixou o SPIRITUAL BEGGARS para se dedicar exclusivamente ao GRAND MAGUS, tornando a banda mais estável e apta a trabalhar de forma mais intensa.
Mas a banda, que começou praticando um stoner/doom metal bem pesado, arrastado e denso, foi evoluindo seus som para um metal mais tradicional e "puro", com algo de hard rock, como já ficou demonstrado em "Hammer of North", disco anterior da banda, e um dos melhores de sua discografia.
E essa tendência mais voltada ao hard/heavy se consolida ainda mais em "The Hunt", seu primeiro trabalho pela Nuclear Blast, embora ainda não tenham abandonado de vez suas raízes stoner. As músicas são simples, de fácil assimilação, mesclando peso e melodia na medida certa, sendo que quase todas possuem refrãos matadores, que grudam na cabeça do ouvinte logo na primeira audição.
Certamente alguns fãs mais antigos do trio irão estranhar um pouco essa mudança da banda, mas seus elementos característicos ainda restam evidentes: riffs cortantes e pesados, cozinha simples mas marcante, e os excelentes vocais energéticos de JB, que são o grande destaque da banda.
Algumas faixas mais simples e com tendência hard, como "Starlight Slaughter" e "Sword of the Ocean" até lembram um pouco os trabalhos mais recentes do RUNNING WILD, enquanto outras, como "Valhalla Rising" e "Sons of the Last Breath" são mais épicas, no melhor estilo MANOWAR. Mas os grandes destaques do disco são mesmo "Storm King", e seus ótimos riffs; "Silver Moon", totalmente influenciada por SAXON; e a pesada faixa título.
Como se percebe, o disco não é nada original, todas as músicas fazem lembrar outras bandas. Mas mesmo assim, o GRAND MAGUS apresenta um trabalho competente, coeso e muito divertido de se escutar, feito por músicos acima da média, e que merece uma boa conferida. Fica a dica.
The Hunt – Grand Magus
(2012 – Nuclear Blast - Importado)
1. Starlight Slaughter
2. Sword of the Ocean
3. Valhalla Rising
4. Storm King
5. Silver Moon
6. The Hunt
7. Son of the Last Breath Part I: Nattfödd Part II: Vedergällning
8. Iron Hand
9. Draksädd
Bonus Tracks:
10. Silver Moon (Demo Version)
11. Storm King (Demo Version)
12. Sword of the Ocean (Demo Version)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
O melhor disco do Judas Priest, de acordo com a Metal Hammer
Robert Plant defende músico por show desastroso realizado pelo Led Zeppelin
A frase casual de Roger Glover que virou um dos maiores clássicos do Rainbow
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A reação empolgada do público ao ouvir "Enter Sandman" ao vivo pela primeira vez
Cinco fantásticos álbuns ao vivo que não nasceram para ser álbuns ao vivo
A reação de Jason Newsted ao ouvir uma música de "St. Anger" no rádio
O álbum do Pink Floyd que fez Kate Bush pensar em desistir de escrever músicas
Dave Mustaine revela o gesto de James Hetfield em seu momento mais difícil
Phil Collins diz que passou perto da morte; "Meus rins e fígado estavam dando sinais de falência"
Dave Mustaine lista as músicas do Metallica que são dele: "Eu mandei eles não usarem!"
O país que não existe mais e reprovou entrada de Bruce Dickinson no Iron Maiden
O álbum pesado dos Titãs que Nando Reis considera "horrível"; "Eu não ouço esse disco"

Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



