Grand Magus: Competente, coeso e divertido de se escutar
Resenha - Hunt - Grand Magus
Por Junior Frascá
Postado em 05 de julho de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É impressionante como tantas bandas sem talento são aclamadas em nossas terras, enquanto outras excelentes passam praticamente despercebidas pela maioria do público headbanger brasileiro. Esse é o caso dos suecos do GRAND MAGUS, que chegam a seu sexto disco (nenhum lançado no mercado nacional até o momento), com uma carreira já consolidada na Europa, e que se mostra uma das grandes bandas da atualidade.
Formada em 1996, em Stocolmo, a banda conseguiu mesmo um maior reconhecimento quando o vocalista/guitarrista Janne "JB" Christoffersson deixou o SPIRITUAL BEGGARS para se dedicar exclusivamente ao GRAND MAGUS, tornando a banda mais estável e apta a trabalhar de forma mais intensa.
Mas a banda, que começou praticando um stoner/doom metal bem pesado, arrastado e denso, foi evoluindo seus som para um metal mais tradicional e "puro", com algo de hard rock, como já ficou demonstrado em "Hammer of North", disco anterior da banda, e um dos melhores de sua discografia.
E essa tendência mais voltada ao hard/heavy se consolida ainda mais em "The Hunt", seu primeiro trabalho pela Nuclear Blast, embora ainda não tenham abandonado de vez suas raízes stoner. As músicas são simples, de fácil assimilação, mesclando peso e melodia na medida certa, sendo que quase todas possuem refrãos matadores, que grudam na cabeça do ouvinte logo na primeira audição.
Certamente alguns fãs mais antigos do trio irão estranhar um pouco essa mudança da banda, mas seus elementos característicos ainda restam evidentes: riffs cortantes e pesados, cozinha simples mas marcante, e os excelentes vocais energéticos de JB, que são o grande destaque da banda.
Algumas faixas mais simples e com tendência hard, como "Starlight Slaughter" e "Sword of the Ocean" até lembram um pouco os trabalhos mais recentes do RUNNING WILD, enquanto outras, como "Valhalla Rising" e "Sons of the Last Breath" são mais épicas, no melhor estilo MANOWAR. Mas os grandes destaques do disco são mesmo "Storm King", e seus ótimos riffs; "Silver Moon", totalmente influenciada por SAXON; e a pesada faixa título.
Como se percebe, o disco não é nada original, todas as músicas fazem lembrar outras bandas. Mas mesmo assim, o GRAND MAGUS apresenta um trabalho competente, coeso e muito divertido de se escutar, feito por músicos acima da média, e que merece uma boa conferida. Fica a dica.
The Hunt – Grand Magus
(2012 – Nuclear Blast - Importado)
1. Starlight Slaughter
2. Sword of the Ocean
3. Valhalla Rising
4. Storm King
5. Silver Moon
6. The Hunt
7. Son of the Last Breath Part I: Nattfödd Part II: Vedergällning
8. Iron Hand
9. Draksädd
Bonus Tracks:
10. Silver Moon (Demo Version)
11. Storm King (Demo Version)
12. Sword of the Ocean (Demo Version)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
Bruce Dickinson se junta a Billie Joe Armstrong para cantar "All the Young Dudes"
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
A música do Queensryche que inspirou um dos maiores clássicos do Megadeth
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
O maior vocalista de todos os tempos, segundo o guitarrista Tom Morello
A obscura e "desafiadora" música do Rush que Neil Peart adorava "tanto ouvir quanto tocar"
Saiba mais sobre as visões religiosas de Derrick Green, vocalista do Sepultura


"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



