Leprous: Se sobressaindo no ambiente hostil do Prog Metal
Resenha - Bilateral - Leprous
Por Junior Frascá
Postado em 02 de maio de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O metal progressivo é um campo musical muito abrangente, e cada vez mais vemos bandas se arriscando em seus meandros, muitas vezes sem lograrem êxito. Mas esse não é o caso dos noruegueses do LEPROUS, que chegam a este seu segundo disco, sucessor de "Tall Poppy Syndrome" (2009), e mostram mais uma vez que são uma das melhores bandas do estilo.
Mesclando momentos mais viajados com outros bem pesados e voltados ao heavy metal, o LEPROUS conseguiu lançar um disco forte, repleto de canções bem estruturadas e com harmonias variadas, que não cansam o ouvinte, e trazendo influências que vão de DREAM THEATER e PROTEST THE HERO a PAIN OF SALVATION e YES, passando por FAITH NO MORE. Mas a banda, apesar das referências, possui características próprias bem marcantes, que tornam sua sonoridade bem interessante.
E a começar pela excelente arte gráfica do material, criada por Jeff Jordan (e que lembra muito as do CATHEDRAL), passando pela parte lírica e pelas músicas em si, o trabalho todo merece destaque, e deverá agradar aos fãs das mais variadas vertentes do metal, e que apreciam canções mais modernas, bem estruturadas e diversificadas, mas sem deixar de lado o peso e a agressividade.
Como dito, a banda apresenta em "Bilateral" 10 músicas bem legais, e que deverão levar os caras a degraus mais altos em sua carreira. A faixa título, que abre o disco, é uma das mais legais, e possui uma levada bem vibrante. Além desta, destacam-se ainda "Forced Entry", com mais de 10 minutos de duração, mas sem soar enjoativa, trazendo muito peso e passagens intrincadas, e um solo primoroso de guitarra; "Thorn", uma das mais "viajadas", com arranjos bem legais de trompete, e que conta com a participação de Ihsahn; "Waste of Air", com um começo que traz elementos de black metal, e que conta com riffs e vocais (inclusive guturais) excelentes; e "Painful Detour", com melodias melancólicas e agressivas, encerrando o trabalho com chave de ouro.
O LEPROUS é, pois, uma banda que tem um futuro muito promissor, e com BILATERAL consegue dar mais um grande passo rumo ao topo das grandes bandas do metal progressivo contemporâneo. Infelizmente ainda não há previsão para uma versão nacional do disco, mas vale a pena a aquisição. Altamente recomendado.
Bilaeral - Leprous
(2011 – Inside Out - Importado)
01. Bilateral (4:00)
02. Forced Entry (10:20)
03. Restless (3:30)
04. Thorn (5:47)
05. Mb. Indifferentia (6:33)
06. Waste Of Air (5:32)
07. Mediocrity Wins (6:07)
08. Cryptogenic Desires (2:45)
09. Acquired Taste (5:13)
10. Painful Detour (8:18)
Formação:
Einar Solberg - Vocals, Synth
Tor Oddmund Suhrke - Guitar
Øystein Landsverk - Guitar
Rein Blomquist - Bass
Tobias Ørnes Andersen - Drums
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
Tecladista do Faith No More conta como se sentia convivendo com a cena hair metal
Vocalista do Amaranthe e ex-cantoras do Arch Enemy e Delain sobem ao palco com o Epica
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
Regis Tadeu cita bandas que pais devem apresentar a filhos para melhorar cultura
A linda balada dos anos 90 que quase não foi lançada, mas acabou virando um hit
"Eu pensei que iria encerrar minha carreira com Kiko", diz Dave Mustaine


Einar Solberg, do Leprous, relembra agressão violenta e traumas que inspiraram seu disco solo
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



