Storm Corrosion: Distante do Opeth e Porcupine Tree
Resenha - Storm Corrosion - Storm Corrosion
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 28 de abril de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Storm Corrosion é um projeto paralelo que une dois dos músicos mais respeitados e admirados do rock atual: Mikael Akerfeldt (vocalista, guitarrista e líder do Opeth) e Steven Wilson (vocalista, guitarrista e líder do Porcupine Tree). A dupla declarou que o disco de estreia da sua nova empreitada é a parte final de uma trilogia formada pelo último álbum do Opeth, "Heritage", e pelo mais recente trabalho solo de Wilson, "Grace for Drowning".
Musicalmente, o que se ouve no debut do Storm Corrosion é uma música distante da que o Opeth e o Porcupine Tree, e, em menor grau, o próprio Wilson, vem gravando nos últimos anos. O som é etéreo, atmosférico, sombrio. Tudo é calmo, sem explosões sonoras. Não há guitarras distorcidas. As seis composições são construídas com camadas que vão se sobrepondo, resultando em uma sonoridade bastante climática.
É difícil classificar o grupo em um gênero. É prog, mas não é só isso. Há elementos de folk, de música ambiente e até de música clássica na mistura. O rock ficou distante, e praticamente não aparece no disco. O heavy metal, então, nem chegou perto.
"Drag Ropes" abre o álbum de maneira belíssima. Seus quase dez minutos parecem metade disso. Os lindos arranjos vocais remetem ao Gentle Giant. O solo de guitarra é de uma beleza inquietante. A música que dá nome à banda já vai por outro caminho, com vocais celestiais e um dedilhado que faz a faixa soar como uma espécie de folk cósmico. Em "Hag", Wilson e Akerfeldt pagam tributo ao Pink Floyd em mais uma canção lindíssima.
Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Os dois músicos se revezam nos vocais durante todo o álbum. Os violões de ambos se entrelaçam durante todo o disco. A sonoridade é relaxante e confortante em todo o trabalho. Contemplativo ao extremo, "Storm Corrosion" é um trabalho que mostra Mikael Akerfeldt e Steven Wilson explorando a fundo características que apenas se insinuavam nos discos de suas bandas principais - principalmente no caso de Akerfeldt, já que nada soa sequer parecido com o que o Opeth gravou.
Esse é um disco para ser ouvido sem pressa. Ele exige que você o respeite como obra artística. Não é um álbum para ser escutado na pressa do dia a dia. Você precisa parar, relaxar e deixar a música do Storm Corrosion levar você através dos caminhos surpreendentes que ela seguiu. Desafiador e dono de uma beleza gigantesca, "Storm Corrosion" é um trabalho espetacular, que comprova o quão vastos são os universos musicais tanto de Akerfeldt quando de Wilson.
Um dos melhores discos do ano, fácil.
Faixas:
Drag Ropes
Storm Corrosion
Hag
Happy
Lock Howl
Ljudet Innan
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Steve Harris compareceu a apresentação de Blaze Bayley no EDDFEST.
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Técnico do Metallica explica tino visionário de James Hetfield: "Nenhuma banda usava"
Quando Sílvio Santos fez piada com a montagem onde aparece como Steve Harris

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos

