Storm Corrosion: Distante do Opeth e Porcupine Tree
Resenha - Storm Corrosion - Storm Corrosion
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 28 de abril de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Storm Corrosion é um projeto paralelo que une dois dos músicos mais respeitados e admirados do rock atual: Mikael Akerfeldt (vocalista, guitarrista e líder do Opeth) e Steven Wilson (vocalista, guitarrista e líder do Porcupine Tree). A dupla declarou que o disco de estreia da sua nova empreitada é a parte final de uma trilogia formada pelo último álbum do Opeth, "Heritage", e pelo mais recente trabalho solo de Wilson, "Grace for Drowning".
Musicalmente, o que se ouve no debut do Storm Corrosion é uma música distante da que o Opeth e o Porcupine Tree, e, em menor grau, o próprio Wilson, vem gravando nos últimos anos. O som é etéreo, atmosférico, sombrio. Tudo é calmo, sem explosões sonoras. Não há guitarras distorcidas. As seis composições são construídas com camadas que vão se sobrepondo, resultando em uma sonoridade bastante climática.
É difícil classificar o grupo em um gênero. É prog, mas não é só isso. Há elementos de folk, de música ambiente e até de música clássica na mistura. O rock ficou distante, e praticamente não aparece no disco. O heavy metal, então, nem chegou perto.
"Drag Ropes" abre o álbum de maneira belíssima. Seus quase dez minutos parecem metade disso. Os lindos arranjos vocais remetem ao Gentle Giant. O solo de guitarra é de uma beleza inquietante. A música que dá nome à banda já vai por outro caminho, com vocais celestiais e um dedilhado que faz a faixa soar como uma espécie de folk cósmico. Em "Hag", Wilson e Akerfeldt pagam tributo ao Pink Floyd em mais uma canção lindíssima.
Os dois músicos se revezam nos vocais durante todo o álbum. Os violões de ambos se entrelaçam durante todo o disco. A sonoridade é relaxante e confortante em todo o trabalho. Contemplativo ao extremo, "Storm Corrosion" é um trabalho que mostra Mikael Akerfeldt e Steven Wilson explorando a fundo características que apenas se insinuavam nos discos de suas bandas principais - principalmente no caso de Akerfeldt, já que nada soa sequer parecido com o que o Opeth gravou.
Esse é um disco para ser ouvido sem pressa. Ele exige que você o respeite como obra artística. Não é um álbum para ser escutado na pressa do dia a dia. Você precisa parar, relaxar e deixar a música do Storm Corrosion levar você através dos caminhos surpreendentes que ela seguiu. Desafiador e dono de uma beleza gigantesca, "Storm Corrosion" é um trabalho espetacular, que comprova o quão vastos são os universos musicais tanto de Akerfeldt quando de Wilson.
Um dos melhores discos do ano, fácil.
Faixas:
Drag Ropes
Storm Corrosion
Hag
Happy
Lock Howl
Ljudet Innan
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
Lemmy e a inusitada gentileza com Kinder Ovos ao receber Fernanda Lira no camarim
Nicko McBrain caiu de joelhos e rezou por Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Corey Taylor: por que as pessoas estão abandonando o rock e o metal
Cinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



