Maua: Death/Thrash brutal de rasgar os ouvidos
Resenha - Conscience - Maua
Por Marcos Garcia
Postado em 17 de abril de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
De uns anos para cá, quando se fala em Techno Death Metal, ou seja, na vertente de Death Metal mais trabalhada e com estruturas harmônicas bem definidas e tocadas com maestria, certos fãs torcem o nariz, desconsiderando qualquer coisa que venha do estilo ou das bandas que estão neste caminho, o que é uma pena, pois perdem chances de conhecer bandas sublimes, e que poderiam ser aquilo que buscam vorazmente, e uma delas é o MAUA, um quinteto arrasador vindo de terras sergipanas capaz de deixar qualquer pescoço doído e ouvidos apitando, especialmente com seu EP ‘Conscience’, que apesar de lançado a um tempinho, vale como aperitivo para o CD que chega em breve.
A música da banda é um Death/Thrash Metal trabalhado e técnico, mas brutal de rasgar os ouvidos, com um pouco de ‘groove’ e boas melodias (em especial nos solos de guitarra), que enriquece o trabalho da banda, evitando que ela caia nos pontos comuns que derrubam bons trabalhos por aí e longe da estagnação reinante.
A produção visual é bem legal, e inclusive leva-nos à reflexões muito boas, enquanto a produção sonora, apesar de límpida, dá um peso cavalar às músicas da banda, mostrando que é possível lançar mão das tecnologias atuais de gravação e ter bons resultados.
O EP abre com ‘Bitch’, uma faixa muito técnica, com ótimas bases, mezzo veloz, mezzo cadenciada, na medida certinha, ótimas guitarras, vocais que oscilam entre o rasgado extremo e o gutural bem postado, e base rítmica mostrando peso e muito trabalho. Seguindo, temos ‘Probably The End’, que tem algumas batidas mais tribais em alguns momentos, com bases de guitarras chapantes e vocais insanos o tempo todo, em uma faixa bem feita. Já ‘The Awake in the Beginning of The End’ é um pouco mais cadenciada, mais densa e pesada, mas trabalhada de uma forma em que a brutalidade não é perdida em momento algum, com momentos de um brilhantismo ímpar da cozinha baixo-bateria, algo ótimo e criativo encima de fórmulas pré-existentes, sabendo reescrever clichês do estilo para serem inovados, ou seja, uma audição, paixão certa, e ‘Nothing is Like the Same’ segue este mesmo padrão, com ótimas quebradas de tempo e solo muito bem afiado. ‘Relief’ começa calma, e vira um apocalipse sonoro, com momentos rápidos e extremos alternando-se com outros mais lentos e intensos, com excelentes guitarras, vocais para lá de competentes, baixo firme e trabalhado, bateria britadeira e ótimas percussões tribais aqui e ali, mas sem deixar de ser uma faixa muito agressiva, pesada e bruta, do tipo que é capaz de fazer tremer as paredes de sua casa facilmente e expulsar aquele seu vizinho chato que ouve músicas da moda.
Um EP honesto, e que dá água na boca de qualquer fã que se preze, nos preparando para o CD que logo estará disponível para todos nós.
E o que Sergipe tem? Tem Metal de primeira, sim senhor! E para que todos possam ter uma prévia, eis o vídeo para ‘The Awake in the Beginning of The End’.
Conscience – Maua
(2009 – Independente – Nacional)
Tracklist:
01. Bitch
02. Probably The End
03. The Awake in the Beginning of The End
04. Nothing is Like the Same
05. Relief
Formação:
Erico Groman – Vocal
André Cabral – Guitarras
Maha Feitosa – Guitarras
Jess Webb – Baixo
Diego Gonçalves – Bateria
Contatos:
http://maua.tnb.art.br
http://www.facebook.com/pages/maua/100573673335668%3fsk%3dapp_2405167945#!/pages/maua/100573673335668?sk=app_2405167945
http://www.reverbnation.com/maua
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Com mais de 40 atrações, Monsters of Rock Cruise fecha cast para viagem de 2027
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Edu Falaschi lança "MI'RAJ", capítulo final de sua trilogia conceitual
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Tarja Turunen lança "Frisson Noir", disco mais pesado da sua carreira solo
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
Keith Richards: As quatro melhores bandas de todos os tempos segundo ele
O que significa a frase "Tira essa bermuda que eu quero ver você sério" de "Como Eu Quero"?
"Mike Shinoda sempre colocava meu filho para baixo", diz mãe de Chester do Linkin Park



Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



