Resenha - Ashes To Ashes Live - Candlemass

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Vitor Franceschini
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Mal lançou dois álbuns com Robert Lowe no vocal, os suecos do Candlemass logo soltaram um petardo ao vivo provando que o vocalista norte-americano não entrou na banda por acaso. E graças à Laser Company (http://www.lasercompanymusicstore.com.br/) nós podemos conferir esse grandioso trabalho.

Candlemass: veja filmagem de apresentação no Bang Your Head!Joey Ramone: em 1989 falando de Metallica, AC/DC e GN'R

Logo de cara a banda detona dois dos seus maiores clássicos. Dark Are The Veils Of Death e Samarithan de "Nightfall" (1987) emocionam de cara, principalmente a segunda que soou muito bem nos vocais de Lowe. O vocalista demonstra uma imensa personalidade e se preocupou apenas em colocar seu estilo nas composições que ficaram marcadas na voz do eterno Messiah Marcolin.

Dando espaço para as faixas de "Death Magic Doom" (2009), então à época novo álbum, If I Ever Die surge enérgica como é, mas Hammer Of Doom caiu muito bem ao vivo e já era até pedida pelos fãs, como percebe-se durante o intervalo entre as duas. Por ser gravado no Swenden Rock Festival de 2009, acredito que o tempo da banda era escasso perante a vasta discografia e a maioria das músicas serem de médio para longas. Por isso focaram o repertório em apenas quatro álbuns, os dois primeiros e os dois últimos.

A performance da banda é muito coesa e por ser ao vivo o som soa deveras mais pesado do que o já de costume. Mesmo assim, dá para se deleitar com os clássicos presentes de cada um, principalmente com A Sorcerers Pledge e Solitude, do magnífico "Epicus Doomicus Metalicus" (1986). A apresentação é encerrada com Kill The King, do Rainbow, onde Lowe se sai muito bem, pois bebe e muito na fonte de Ronnie James Dio.

Mas se você pensa que o negócio acaba aqui, está enganado. A Laser Company disponibilizou junto com esse trabalho um DVD com dois shows, galeria de fotos de ambos e uma entrevista com legenda em português!

O primeiro show é a própria apresentação no Sweden Rock Festival, com o repertório idêntico. O show demonstra a coesão da banda no palco e só perdeu um pouco do brilho por ser sob a luz do sol. O interessante é que a banda possui uma performance discreta, não muito contagiante, mas executa muito bem as composições e as expressões demoníacas de Lowe roubam a cena. A captação das imagens é profissional, dando mais qualidade ao vídeo.

Já o segundo show, apesar de ser completo e contar com mais clássicos, dentre eles Mirror Mirror, Demon's Gate e Tears, a qualidade é inferior ao outro. Denominado "No Sleep 'Till Athens", gravado na capital da Grécia, o show é mais intimista, por ser em local fechado e a noite. O repertório abrange a maior parte da discografia da banda, o que é um deleite para os fãs.

O DVD bônus ainda conta com a já citada galeria de fotos dos shows e uma entrevista de quase meia hora cedida para o site grego Metal Zone. Nele, Robert Lowe e Leif Edling (baixo) falam das passagens da banda pelo país, de projetos e de vários outros assuntos como, por exemplo, o fato do vocalista conciliar a carreira em duas das maiores bandas do Doom Metal (Candlemass e Solitude Aeternus). Enfim, um trabalho para deixar qualquer verdadeiro fã do Doom Metal sem fôlego!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Candlemass"


Candlemass: veja filmagem de apresentação no Bang Your Head!

Loudwire: as dez melhores bandas de Doom Metal da históriaLoudwire
As dez melhores bandas de Doom Metal da história

Metal sueco: site elege as dez melhores bandas da SuéciaMetal sueco
Site elege as dez melhores bandas da Suécia

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1987Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1987


Joey Ramone: em 1989 falando de Metallica, AC/DC e GN'RJoey Ramone
Em 1989 falando de Metallica, AC/DC e GN'R

AC/DC: como Angus responde a um copo de cerveja atirado?AC/DC
Como Angus responde a um copo de cerveja atirado?

Postura: 12 coisas que você nunca deve dizer a um músicoPostura
12 coisas que você nunca deve dizer a um músico

Megadeth: as 10 maiores tretas de Dave MustaineIron Maiden: Bruce Dickinson e sua preferência pelo BrasilPra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1995Guns N' Roses: Éramos mais Judas Priest que o Judas Priest!

Sobre Vitor Franceschini

Jornalista graduado tem como principal base escrever sobre Rock e Metal, sua grande paixão. Ex-editor do finado Goredeath Zine, atual comandante do blog Arte Metal, além de colaborador de diversos veículos do underground.

Mais matérias de Vitor Franceschini no Whiplash.Net.