Candlemass: Ao vivo e trazendo um DVD com dois shows
Resenha - Ashes To Ashes Live - Candlemass
Por Vitor Franceschini
Postado em 08 de abril de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mal lançou dois álbuns com Robert Lowe no vocal, os suecos do Candlemass logo soltaram um petardo ao vivo provando que o vocalista norte-americano não entrou na banda por acaso. E graças à Laser Company (http://www.lasercompanymusicstore.com.br/) nós podemos conferir esse grandioso trabalho.
Logo de cara a banda detona dois dos seus maiores clássicos. Dark Are The Veils Of Death e Samarithan de "Nightfall" (1987) emocionam de cara, principalmente a segunda que soou muito bem nos vocais de Lowe. O vocalista demonstra uma imensa personalidade e se preocupou apenas em colocar seu estilo nas composições que ficaram marcadas na voz do eterno Messiah Marcolin.
Dando espaço para as faixas de "Death Magic Doom" (2009), então à época novo álbum, If I Ever Die surge enérgica como é, mas Hammer Of Doom caiu muito bem ao vivo e já era até pedida pelos fãs, como percebe-se durante o intervalo entre as duas. Por ser gravado no Swenden Rock Festival de 2009, acredito que o tempo da banda era escasso perante a vasta discografia e a maioria das músicas serem de médio para longas. Por isso focaram o repertório em apenas quatro álbuns, os dois primeiros e os dois últimos.
A performance da banda é muito coesa e por ser ao vivo o som soa deveras mais pesado do que o já de costume. Mesmo assim, dá para se deleitar com os clássicos presentes de cada um, principalmente com A Sorcerers Pledge e Solitude, do magnífico "Epicus Doomicus Metalicus" (1986). A apresentação é encerrada com Kill The King, do Rainbow, onde Lowe se sai muito bem, pois bebe e muito na fonte de Ronnie James Dio.
Mas se você pensa que o negócio acaba aqui, está enganado. A Laser Company disponibilizou junto com esse trabalho um DVD com dois shows, galeria de fotos de ambos e uma entrevista com legenda em português!
O primeiro show é a própria apresentação no Sweden Rock Festival, com o repertório idêntico. O show demonstra a coesão da banda no palco e só perdeu um pouco do brilho por ser sob a luz do sol. O interessante é que a banda possui uma performance discreta, não muito contagiante, mas executa muito bem as composições e as expressões demoníacas de Lowe roubam a cena. A captação das imagens é profissional, dando mais qualidade ao vídeo.
Já o segundo show, apesar de ser completo e contar com mais clássicos, dentre eles Mirror Mirror, Demon’s Gate e Tears, a qualidade é inferior ao outro. Denominado "No Sleep ´Till Athens", gravado na capital da Grécia, o show é mais intimista, por ser em local fechado e a noite. O repertório abrange a maior parte da discografia da banda, o que é um deleite para os fãs.
O DVD bônus ainda conta com a já citada galeria de fotos dos shows e uma entrevista de quase meia hora cedida para o site grego Metal Zone. Nele, Robert Lowe e Leif Edling (baixo) falam das passagens da banda pelo país, de projetos e de vários outros assuntos como, por exemplo, o fato do vocalista conciliar a carreira em duas das maiores bandas do Doom Metal (Candlemass e Solitude Aeternus). Enfim, um trabalho para deixar qualquer verdadeiro fã do Doom Metal sem fôlego!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Glenn Hughes cancela turnê pela América do Norte devido a problema de saúde
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Guitarrista do Metal Church responde declarações de ex-vocalista
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
O disco do Black Sabbath que Bruce Dickinson considera um dos melhores de todos os tempos

Vocalista do Candlemass não sentiu ciúmes da reunião da banda com Messiah Marcolin
Ex-vocalista do Candlemass perdeu oportunidade de cantar no Ghost por não ver mensagem no MySpace
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


