Caliban: Cada vez mais pesada e agressiva
Resenha - I Am Nemesis - Caliban
Por Junior Frascá
Postado em 27 de fevereiro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Realmente os alemães do CALIBAN estão numa ascensão tremenda no meio metálico, conseguindo, a cada lançamento, atrair mais e mais fãs. E o mais legal de tudo é que a banda, ao invés de buscar algo mais comercial e mais leve, cada vez se torna mais pesada e agressiva, indo contra a maré do que o mercado musical prega como passível de sucesso comercial.
E comemorando os 15 anos de carreira, a banda acaba de colocar no mercada este "I Am Nemesis", um de seus melhores registros, mostrando toda a maturidade que alcançaram. E desde a perturbadora capa do trabalho, bem como da arte gráfica em geral, já é possível se perceber, como já mencionado, que a banda esta cada vez mais agressiva com seu metalcore fortemente influenciado por death metal melódico e thrash metal, lembrando bastante o som que o CHIMAIRA tem feito.
Como já dito, o grande destaque o trabalho é o peso absurdo das composições, principalmente nos riffs de guitarra e no timbre escolhido para o baixo, que deixaram tudo muito vibrante e energético, com muita agressividade. Alias, a produção do disco esta fantástica, tendo ficado a cargo de Benny Richter e Marc Görtz (guitarrista e líder da banda), deixando transbordar toda a fúria emanada pelo som da banda.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Além disso, embora ainda presente em algumas faixas (como na excelente "Memorial" e em "Davy Jones", por exemplo), os vocais limpos e melodiosos foram deixados um pouco de lado, o que ressalta ainda mais o peso e a agressividade do disco.
Como destaques, além da já mencionada "Memorial", podemos citar a pesadíssima "We Are Many", que conta com a participação de Marcus Bischoff do HEAVEN SHALL BURN e Mitch Lucker, do SUICIDE SILENCE; "No Tomorrow", com um refrão bem marcante; "Deadly Dream", uma das melhores do disco, com um nível de agressividade absurdo; e "This Oath", a mais variada do álbum, com um clima soturno e agonizante.
"I Am Nemesis" é realmente um grande disco, mostrando uma banda em grande ascensão, e que merece todo o sucesso que vem obtendo. Inclusive, o disco já alcançou lugares de destaque em várias paradas da Europa. Por isso, amigo leitor, mesmo que você não seja fã do chamado metalcore, mas goste do lado mais extremo do metal, escute este disco, pois dificilmente irá se arrepender.
Clipe da faixa "Memorial"
Nota 8
I Am Nemesis - Caliban
(2012 - Importado)
Track List:
1. We Are the Many (feat. Marcus Bischoff of Heaven Shall Burn and Mitch Lucker of Suicide Silence)
2. The Bogeyman
3. Memorial
4. No Tomorrow
5. Edge of Black
6. Davy Jones
7. Deadly Dream
8. Open Letter
9. Dein R3.ich
10. Broadcast to Damnation
11. This Oath
12. Modern Warfare
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O músico que para James Hetfield representava a própria América
Filha de vocalista do Poison começa a vender "pack do pezinho"
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Baterista responde a reclamações dos fãs sobre o Anthrax tocar sempre o mesmo setlist
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Ex-Queensryche, Geoff Tate confirma dois shows no Brasil para 2027
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Europe lança "The Cult of Ignorance", faixa de seu próximo disco de estúdio
"Consigo tocar a maioria das músicas do Sabbath com dois dedos", disse Tony Iommi
Qual o melhor guitarrista que tocou com Ozzy Osbourne? Madman responde
As cinco bandas que Bob Dylan confessou que queria ter feito parte
A inesperada maneira como pai de Chester descobriu abuso que filho sofria na infância


Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Draconian - "In Somnolent Ruin" reafirma seu espaço de referência na música melancólica
Espera de quinze anos vale cada minuto de "Born To Kill", o novo disco do Social Distortion
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
O Ápice de uma Era: Battle Beast e a Forja Implacável de "Steelbound"
"Acústico MTV" do Capital Inicial: o álbum que redefiniu uma carreira e ampliou o alcance do rock
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes

