Sarcófago: Musicalidade extrema e cheia de personalidade
Resenha - Decade Of Decay - Sarcófago
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 22 de fevereiro de 2012
Tendo seu embrião germinado em 1985, o mineiro Sarcófago fez de sua música, visual e radicalismo as marcas que ajudariam a moldar a cena do Heavy Metal extremo, em especial por fornecer as referências básicas que fizeram do Black Metal norueguês um produto de exportação. Mas isso é história conhecida por todos... O fato é que, tendo em vista sua importância, a Cogumelo Records está relançando "Decade Of Decay", compilação que chegou originalmente ao mercado em 1995 e, como o próprio nome indica, comemorava os primeiros 10 anos do Sarcófago na ocasião.
A Cogumelo Records garimpou demos e álbuns e selecionou 20 faixas consideradas como o melhor do Sarcófago para que "Decade Of Decay" se tornasse uma coletânea digna. Ok, compilações nunca conseguirão satisfazer a todos – pô, cadê a "Sex, Drinks And Metal"? – mas o objetivo certamente foi atingido ao longo dos mais de 70 minutos que dão um fiel panorama de uma musicalidade extrema, drástica e cheia de personalidade. Isso era o Sarcófago.
E está (quase) tudo aqui. A audição começa com canções selecionadas do veloz álbum "Hate" (94), pelo lapidado clássico "The Laws Of Scourge" (91), passando por "Rotting" (89) e o debut "I.N.R.I" (87). Ou seja, em ordem cronologicamente inversa; e a partir daí a pancadaria segue adiante com faixas das demos "The Black Vomit" (86), "Christh´s Death" (87) e "Satanic Lust" (86). O resultado, além de permitir a assimilação da progressão musical do Sarcófago, também consegue oferecer um dinamismo e tanto para a satisfação do ouvinte.
Apesar de todo o esmero da edição de "Decade Of Decay" – formato digipak com encarte repleto de fotos de todas as fases (algumas são cômicas!) e detalhes sobre cada canção e formação – sente-se a falta de um bom texto relativo à história do Sarcófago, incremento que poderia ter sido escrito de próprio punho por alguns de seus integrantes. De qualquer forma, este é um registro fundamental ao público que tenha um mínimo interesse por Black, Death ou Thrash Metal. Excelente!
Sarcófago – Decade Of Decay (Sarcófago´s Collection)
(1995 / 2011 - Cogumelo Records – nacional)
01. The Lost Of Innocence
02. Orgy Of Flies
03. Hate
04. The God's Faeces
05. Song For My Death
06. Midnight Queen
07. Screeches From The Silence
08. Piercings
09. Crush, Kill, Destroy
10. Nightmare
11. Rotting
12. I.N.R.I.
13. Desecration Of Virgin
14. Recrucify
15. The Black Vomit
16. Satanic Lust
17. Christ's Death
18. The Anal Rape Of God
19. Satanas
20. Third Slaughter
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Performance e abstração marcaram o primeiro dia do Iron Maiden em São Paulo
Zakk Wylde compara entrar no Pantera a Eric Clapton homenageando Jimi Hendrix
Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
Deep Purple cancela shows devido a emergência médica envolvendo Ian Gillan
Iron Maiden - um festival de clássicos embalando o público
Shows do Social Distortion no Brasil são adiados para 2027
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
Três anos após levar tiro na cabeça, Mingau, do Ultraje a Rigor, aparece de pé em vídeo
Jorn Lande gosta de dois dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
Tony Iommi considera injusto comparar Jorn Lande a Ronnie James Dio
David Reece se reunirá com o Accept para dois shows na Europa
O plano de Nicko McBrain para voltar ao estúdio no próximo álbum do Iron Maiden
Dark Dimensions Festival anuncia primeiras bandas
A música do Lynyrd Skynyrd que Dave Mustaine colocou no Metallica sem Lars Ulrich perceber
O desdém de Angus Young à banda que chacoalhou o rock; "São somente uma merda"
Badauí, do CPM22, compartilha da polêmica opinião de Rafael Bittencourt sobre o funk carioca
O hit da Legião Urbana que Renato Russo não gostou e confessou que foi um erro

Cogumelo Records: 46 anos no coração do rock pesado de Belo Horizonte
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história



