Riot: Na lista dos grandes álbuns de Metal dos anos oitenta
Resenha - Thundersteel - Riot
Por José Antonio Alves
Postado em 30 de janeiro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Riot é uma daquelas bandas que alguns fãs podem considerar que foi injustiçada dentro do estilo a qual pertence. Eu até pensava isso no começo, mas ao decorrer de sua discografia, pelo menos para mim ficou claro a importância que estes nova-iorquinos tiveram para o heavy metal. "Thundersteel" foi lançado em 1988, e é uma experiência que segue firmemente o caminho do heavy metal tradicional executado por bandas como Iron Maiden, Deep Purple, Judas Priest e Saxon.
Ao ouvir, há alguns anos, a faixa título que abre o trabalho, logo veio aquela sensação de "nossa, isso é incrível, começou bem!". E realmente, temos uma abertura furiosa, com riffs rápidos e uma bateria intensa, seguindo a linha oitentista tradicional, a exemplo da faixa a seguir, "Fight Or Fall". Chamam a atenção os vocais agudos (eu diria extremamente agudos em certas partes) de Tony Moore, que mostra grande capacidade vocal.
E começamos a sentir um pouco da influência das bandas citadas no início desta resenha quando ouvimos "Sign Of The Crimson Storm", que soou bem Deep Purple, e "Flight Of The Warrior", com seu bom refrão e um pouco de Iron Maiden embutido, também ressaltando-se o grande trabalho do guitarrista e fundador da banda, Mark Reale.
Impossivel é não banguear ao som de "On Wings Of Eagle", com um majestoso solo que mostra a maestria da banda na execução das faixas. E não é só: ainda temos espaço para destacar o trabalho do baixista Don Van Stavern, que a "la Steve Harris" faz "Johhny´s Back" ser uma das melhores do disco, com um refrão bem encaixado e cativante, para cantar junto.
De forma geral, "Thundersteel" é rápido e com grandes melodias, mas ainda temos espaço para faixas mais cadenciadas, como a "Europeana" "Blood Streets" (que conta com um início acústico, logo evoluindo para outro bom refrão) e a "Priestiana" "Buried Alive (Tell Tale Heart)". E não poderia deixar de citar a ótima "Run For Your Life", com riffs bem trabalhados, que nos remetem ao melhor que bandas como Iron Maiden e Saxon nos deram nos anos de ouro do heavy metal.
Sem sombra de dúvidas, "Thundersteel" deve estar na lista dos grandes álbuns de heavy metal dos anos oitenta, e se você também é fã do Power Metal, provavelmente desfrutará deste trabalho do primeiro ao último minuto, assim como você que gosta de algo mais tradicional.
Faixas de "Thundersteel":
01.Thundersteel
02.Fight Or Fall
03.Sign Of The Crimson Storm
04.Flight Of The Warrior
05.On Wings Of Eagles
06.Johnny's Back
07.Bloodstreets
08.Run For Your Life
09.Buried Alive (Tell Tale Heart)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
O erro que fez Tuomas Holopainen demorar 15 anos para descobrir Harry Potter
Os maiores cantores da história do rock, segundo a Billboard
O músico que foi demitido de uma banda por querer casar com uma serial killer
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
Políticos britânicos se mobilizam para impedir show de Marilyn Manson em Wembley
O álbum que Geezer Butler ajudou a batizar, mas cuja capa achou satânica demais
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield


As 10 bandas geniais que o metal esqueceu e não valorizou, segundo youtuber
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa


