Metallica: Três décadas fazendo música relevante
Resenha - Beyond Magnetic - Metallica
Por Thiago Barcellos
Postado em 14 de dezembro de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após seu último movimento, o polêmico - como tudo que o Metallica lança desde o Black álbum - Lulu, mais uma penca de fãs chorou e reclamou que a banda não faz o que eles querem. É irritante ver um bando de marmanjos barbados xingando muito no twitter que nem umas menininhas emo que o álbum é ruim. Não gostou? Então não ouça e não enche o meu e o saco de todo mundo que tem mais o que fazer que ler choro de fã babaca. Em despeito ao que esses "fãs" pensam, o Metallica segue completando 30 anos de uma existência essencial não só para o rock e o heavy metal, mas para a música em geral.
Foram quatro shows, com os mais variados convidados, todos os ex-membros vivos (pronto Mustaine, agora que realizou seu sonho pode parar de mimimi) subindo ao palco, e eu aguardo ansiosamente que lancem em DVD ou Bluray, ao menos os melhores momentos. E em cada um desses shows eles tocaram uma música inédita, sobras do último álbum Death Magnetic, além de enviarem simultaneamente para os membros do fã clube por email versões de estúdio.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
E eu, caro leitor, faço parte desses afortunados. Vamos lá: Hate Train abre o EP bem ao estilo do DM passando para uma levada que lembra Fuel. É uma música que você se pergunta porquê diabos não colocaram no CD, pois ela é, na minha opinião, muito melhor que Cyanide ou Unforgiven III. Um refrão bem melódico e bonito, você sai cantando já na segunda ouvida. A letra fala como o ódio leva as pessoas a ficarem amargas, cheia de sentimentos de vingança (Mustaine?). James detona nos vocais, assim como em todas as outras músicas deste EP.
Just a Bullet Away também começa com as pseudo-intros que permeiam DM, até cair em uma levada muito legal e um riff que lembra muito Frantic, porém com andamento diferente. Um riff muito simples e uma linha vocal estupenda fazem dessa música a melhor do EP, e se estivesse no DM seria uma das melhores. No meio da música, uma parte lenta a la Master of Puppets com melodias e arranjos muito bem construídos e inspirados.
Hell and Back distoa um pouco das outras e mesmo de DM, começa com um riff limpo e cai num riff semelhante aos da época de Load/Reload. Mais uma vez o vocal de James é o destaque, criando melodias marcantes e inspiradas.
A parte do meio tem riffs bem interessantes e dá uma acelerada (alguns vão identificar trechos dessa música que rolou naquele vídeo de pré-lançamento do DM, Mission: Metallica).
O EP fecha com Rebel of Babylon. Ela tem um início bem diferente, depois cai em um riff e levada com um riff palhetado culminando em um refrão que deve funcionar bem ao vivo. No meio da música há solos e duetos de guitarras muito legais e criativos, se tratando de Metallica.
Resumindo, meus amigos: Porra, porquê não lançar o CD com as 14 músicas? Elas deixariam o Death Magnetic - que já é um ótimo disco - ainda melhor.
Meus parabéns ao Metallica, a maior banda de Heavy Metal de todos os tempos, que têm coragem de fazer a música que querem fazer sem se importar com a opinião de ninguém. É fácil se manter 30 anos na estrada seguinda uma fórmula, sem sair da sua zona de conforto. Agora, completar 30 anos, com álbuns tão diferentes entre si e ainda estar fazendo música relevante não é pra qualquer um. Apenas para o Metallica.
Metal Up Your Ass!!!!!
Tracklist:
01 Hate Train
02 Just a Bullet Away
03 Hell and Back
04 Rebel of Babylon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
A banda esquecida na história que Kurt Cobain queria ver mais gente ouvindo
Saturnus confirma primeiro show no Brasil; banda tem disco inspirado em Paulo Coelho
O álbum dos anos 1980 que define o heavy metal, segundo Zakk Wylde
O guitarrista que poderia ensinar Slash a fazer um solo decente, segundo Sérgio Martins
O álbum que quase enterrou o Black Sabbath, até que Ozzy voltou e salvou a banda
Show do Iron Maiden em Curitiba é oficialmente confirmado
Paul McCartney explica por que não tira mais fotos com fãs: "Não sou um macaco"
As duas músicas "perfeitamente elaboradas" segundo Rachel Bolan (Skid Row)
A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
O cantor que fez Elton John ficar nervoso no próprio estúdio
A música que até o Led Zeppelin achou complicada demais para levar ao palco
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Dennis Stratton diz que sentiu pena de Blaze Bayley ao assistir documentário do Iron Maiden
Eloy Casagrande revela quando surgiu o convite para o Slipknot
"Entendeu, Tadeu?"; ex-membros do Engenheiros do Hawaii mandam diretas para Regis em podcast
A dura crítica do lendário escritor Isaac Asimov ao cabeça dura Paul McCartney

Será que é tão difícil assim respeitar o gosto musical alheio?
Solo de guitarra de "One" surgiu "do nada", segundo Kirk Hammett
Por que "Load" foi (e a ainda é) rejeitado por alguns fãs do Metallica?
O motivo pelo qual Kirk Hammett gosta de tocar o solo de "Fade to Black" nos shows do Metallica
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
O disco do Metallica que transformou Lars Ulrich em inimigo eterno
A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
Jason Newsted não quer que "...And Justice For All" seja remixado
"É um álbum maravilhoso": membro do Apocalyptica defende qualidade de "St. Anger"
A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes
