Vader: Mais um álbum altamente recomendado
Resenha - Welcome to the Morbid Reich - Vader
Por Flávio Mendes Santana
Postado em 09 de outubro de 2011
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O VADER é uma banda admirável no gênero Death Metal, pois nunca se desviou das influências do som tradicional do Heavy Metal, onde sempre, se não fez um album bom, fez um álbum excelente. Apesar de nos últimos anos terem ocorrido muitas alterações na formação, a banda polonesa nunca se perdeu com as famosas desculpas de "inovações musicais". Aliás, se o VADER conta com Piotr "Peter" Wiwczarek como frontman, então se dispensam preocupações e comentários.
O álbum se incia com a intro "Ultima Thule", curta, praticamente colada na faixa "Return to the Morbid Reich" que cadencia a tradicional proposta do VADER que é o Death/Thrash Metal, com um belo solo, bem técnico, e possui um vocal rasgado na metade da faixa, que creio eu não seja do Peter. Em seguida vem "The Black Eye" com um som mais levado pro Thrash, recheada de solos bem trabalhados durante a música, que aliás, nessa faixa estão os solos mais belos do álbum.
A faixa "Come and See My Sacrifice" soa mais old-school e, foi a primeira faixa disponibilizada pelos poloneses antes do lançamento oficial do álbum. "Only Hell Knows" tem de início um riff complexo, chegando a ser estranho (no bom sentido) e muito interessante, a faixa é muito veloz, e mostra que Peter mesmo depois de muitos anos de estrada, tem ainda muita lenha para queimar! "I Am Who Feasts Upon Your Soul" é uma das melhores faixas do álbum, inicia com uma introdução sinistra, com orquestrações acompanhadas por riffs bem trabalhados e a bateria dando o ar da graça com os bumbos duplos, os vocais rasgados aparecem novamente no decorrer da faixa, fator meio que diferenciado nos albuns do VADER.
Sem pausa para respirar, entra a faixa "Don't Rip the Beast's Heart Out" introduzindo um duelo de solos muito legal, com riffs técnicos mais uma vez bem trabalhados, durante os versos da música, blast beats carregados enaltecem os vocais de Peter, que aliás continuam muito fortes, mais uma faixa de destaque do álbum. O riff de abertura da próxima faixa "I Had a Dream…" dá um ar de "hino", muito boa por sinal, uma faixa que mistura um groove na cozinha do VADER que aliás neste álbum ficou muito saborosa. "Lord of Thorns" acredito eu é perfeita para ser tocada em shows, convidando fãs ao mosh, com um refrão muito bom para ser acompanhado e riffs envolventes de Thrash Metal.
Agora a próxima faixa é absolutamente a melhor do álbum, o clássico regravado "Decapitated Saints" tem um som ultra-rápido, um Thrash Metal muito competente, direto, sem firulas! Uma pausa para respirar com a intro "They Are Coming…" com mais uma vez trazendo uma atmosfera orquestrada bem interessante, e que dá passagem para a faixa "Black Velvet and Skulls of Steel" que é mais lenta e, carrega riffs com mais groove, onde passa-se a evidenciar mais o som do baixo (gravado mais uma vez por Peter nesse álbum), destaque para o belo solo, curto, mais interessante.
A primeira faixa-bônus do álbum é "Troops of Tomorrow", que tem uma proposta mais industrial, com um baixo "sujo" persisitindo no início da faixa, com mais um curto e belíssimo solo e vocais que soam com efeitos. Já a curta "Raping the Earth" é executada em ritmo totalmente Thrash Metal. O destaque para a nova formação do VADER vai para o guitarrista Spider, que possui uma técnica muito bem apurada para os solos que acredito eu tenha sido o fator que mais acrescentou a banda neste álbum além dos riffs matadores característicos. Outro destaque é a capa do álbum que é belíssima! Álbum altamente recomendado!
Welcome to the Morbid Reich - VADER
(2011 - Nuclear Blast Records)
Line-up:
Piotr "Peter" Wiwczarek - Guitarras, Baixo
Spider - Guitarras
Paul - Bateria
Tracklist:
1 - Ultima Thule
2 - Return to the Morbid Reich
3 - The Black Eye
4 - Come and See My Sacrifice
5 - Only Hell Knows
6 - I Am Who Feasts Upon Your Soul
7 - Don't Rip the Beast's Heart Out
8 - I Had a Dream…
9 - Lord of Thorns
10 - Decapitated Saints
11 - They Are Coming…
12 - Black Velvet and Skulls of Steel
13 - Troops of Tomorrow (Bônus)
14 - Raping the Earth (Bônus)
Outras resenhas de Welcome to the Morbid Reich - Vader
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Morre aos 70 anos Rob Hirst, baterista e membro fundador do Midnight Oil
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
A reação de Anette Olzon à polêmica do Nobel sobre María Corina Machado e Donald Trump
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
O cantor fora da curva que Lemmy citava como influência, mesmo sabendo que jamais alcançaria
O gesto inesperado de John Myung em show do Dream Theater que rendeu alguns dólares ao baixista
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant


A música que faz Prika Amaral querer cantar e tocar bateria ao mesmo tempo
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


