Sodom: Um alicerce da música pesada alemã
Resenha - Agent Orange - Sodom
Por Diego Cesar Bortolatto Simi
Postado em 06 de setembro de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Sodom, juntamente com o Kreator e o Destruction, formam a chamada Tríade do Thrash Metal alemão. Os headbangers se dividem em escolher qual dessas bandas é a melhor, mas é fato que as três foram igualmente importantes, inclusive, ajudando a moldar inclusive o que viria a ser o Black Metal, para bem ou para mal.
Devo admitir que não conhecia o Sodom há tanto tempo e nem era até então tão fã deles quanto do Kreator, a banda mais famosa do trio alemão. Mas esse "Agent Orange" – lançado em 1989 pela Steamhammer – me obrigou a reconhecer a força desse representante do Heavy Metal oriundo de Gelsenkirchen, na Alemanha.
O disco começa com o que é talvez o maior clássico da banda, a faixa-título "Agent Orange". Que música do caralho! Acordes pesados de guitarra vão preparando o terreno para a porradaria começar... e então, a bateria dá o sinal com sua levada de bumbos duplos alucinantemente rápida como uma chuva de balas caindo do céu, então o baixo e a guitarra travam uma luta mortal para ver quem é mais rápido e pesado, tudo isso envolvido pelos agressivos versos cantados pelo ótimo vocalista Tom Angelripper. O resultado final é um verdadeiro "extermínio" sonoro.
Depois desse impacto inicial totalmente Thrash, o Sodom consegue manter um nível muito bom com as seguintes "Tired and Red" e "Incest", sempre demonstrando aquele peso e agressividade que só eram vistos nos anos 80 mesmo. Evidentemente que nos anos seguintes foram lançados discos tão bons quanto, mas aquele tipo de sonoridade era algo exclusivo dessa década.
Continuando a abordagem desse play, vem em seguida duas músicas que quase se equiparam ao nível da faixa de abertura, e são elas "Remember the Fallen", com um excelente trabalho do batera Chris Dudek – também conhecido como "Witchunter" -, e a pesadíssima "Magic Dragon". A sensação de ouvir essa música é quase como ter uma moto-serra ao lado do ouvido, de tão pesados e "hediondos" que são os riffs desse som.
E para finalizar esse massacre de Metal, temos três músicas que cumprem essa função da melhor maneira possível. Primeiro chega "Ausgebombt" com sua pegada absolutamente punk, depois vem "Baptism of Fire" e por fim, temos o cover do Tank chamado "Don't Walk Away", que pra mim ficou muito melhor que a versão original. Aliás, em vez de certas bandas colocarem músicas aleatórias pra encher lingüiça como bônus de seus discos, poderiam fazer alguns covers. Sempre vai surgir gratas surpresas como esse cover que o Sodom fez.
Depois de tanta porrada de Thrash Metal, é possível saber o motivo pelo qual o Sodom merece o reconhecimento e o status de um alicerce da música pesada alemã. Ótima pedida para aqueles que ainda não conhecem o som dos caras.
Track list:
01 - "Agent Orange" – 6:04
02 - "Tired and Red" – 5:25
03 - "Incest" – 4:38
04 - "Remember the Fallen" – 4:20
05 - "Magic Dragon" – 5:59
06 - "Exhibition Bout" – 3:35
07 - "Ausgebombt" – 3:04
08 - "Baptism of Fire" – 4:03
09 - "Don't Walk Away – (Tank cover)" – 2:56
Line-up:
Tom Angelripper – vocais, baixo
Frank "Blackfire" Gosdzik – guitarra
Chris Dudek – bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos



Ex-roadie do Sepultura relembra retaliação ao Sodom e "greve de banho"
Sodom lança edição expandida do álbum "Get What You Deserve"
Decibel Magazine publica sua lista dos melhores álbuns de 2025
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


