Sodom: Um alicerce da música pesada alemã
Resenha - Agent Orange - Sodom
Por Diego Cesar Bortolatto Simi
Postado em 06 de setembro de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Sodom, juntamente com o Kreator e o Destruction, formam a chamada Tríade do Thrash Metal alemão. Os headbangers se dividem em escolher qual dessas bandas é a melhor, mas é fato que as três foram igualmente importantes, inclusive, ajudando a moldar inclusive o que viria a ser o Black Metal, para bem ou para mal.
Sodom - Mais Novidades
Devo admitir que não conhecia o Sodom há tanto tempo e nem era até então tão fã deles quanto do Kreator, a banda mais famosa do trio alemão. Mas esse "Agent Orange" – lançado em 1989 pela Steamhammer – me obrigou a reconhecer a força desse representante do Heavy Metal oriundo de Gelsenkirchen, na Alemanha.
O disco começa com o que é talvez o maior clássico da banda, a faixa-título "Agent Orange". Que música do caralho! Acordes pesados de guitarra vão preparando o terreno para a porradaria começar... e então, a bateria dá o sinal com sua levada de bumbos duplos alucinantemente rápida como uma chuva de balas caindo do céu, então o baixo e a guitarra travam uma luta mortal para ver quem é mais rápido e pesado, tudo isso envolvido pelos agressivos versos cantados pelo ótimo vocalista Tom Angelripper. O resultado final é um verdadeiro "extermínio" sonoro.
Depois desse impacto inicial totalmente Thrash, o Sodom consegue manter um nível muito bom com as seguintes "Tired and Red" e "Incest", sempre demonstrando aquele peso e agressividade que só eram vistos nos anos 80 mesmo. Evidentemente que nos anos seguintes foram lançados discos tão bons quanto, mas aquele tipo de sonoridade era algo exclusivo dessa década.
Continuando a abordagem desse play, vem em seguida duas músicas que quase se equiparam ao nível da faixa de abertura, e são elas "Remember the Fallen", com um excelente trabalho do batera Chris Dudek – também conhecido como "Witchunter" -, e a pesadíssima "Magic Dragon". A sensação de ouvir essa música é quase como ter uma moto-serra ao lado do ouvido, de tão pesados e "hediondos" que são os riffs desse som.
E para finalizar esse massacre de Metal, temos três músicas que cumprem essa função da melhor maneira possível. Primeiro chega "Ausgebombt" com sua pegada absolutamente punk, depois vem "Baptism of Fire" e por fim, temos o cover do Tank chamado "Don't Walk Away", que pra mim ficou muito melhor que a versão original. Aliás, em vez de certas bandas colocarem músicas aleatórias pra encher lingüiça como bônus de seus discos, poderiam fazer alguns covers. Sempre vai surgir gratas surpresas como esse cover que o Sodom fez.
Depois de tanta porrada de Thrash Metal, é possível saber o motivo pelo qual o Sodom merece o reconhecimento e o status de um alicerce da música pesada alemã. Ótima pedida para aqueles que ainda não conhecem o som dos caras.
Track list:
01 - "Agent Orange" – 6:04
02 - "Tired and Red" – 5:25
03 - "Incest" – 4:38
04 - "Remember the Fallen" – 4:20
05 - "Magic Dragon" – 5:59
06 - "Exhibition Bout" – 3:35
07 - "Ausgebombt" – 3:04
08 - "Baptism of Fire" – 4:03
09 - "Don't Walk Away – (Tank cover)" – 2:56
Line-up:
Tom Angelripper – vocais, baixo
Frank "Blackfire" Gosdzik – guitarra
Chris Dudek – bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
Rush deve ser a próxima banda a confirmar temporada no The Sphere
Mantas e Abaddon não descartam novas músicas após shows de reunião
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
Saxon anuncia título do novo álbum, que sai em janeiro de 2027
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
Doro Pesch já ficou apaixonada por James Hetfield, do Metallica

Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Ícone do thrash metal, Mille Petrozza não dá muita atenção ao "Big Four"
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire


