Pagan's Mind: Criatividade e originalidade em treze faixas
Resenha - Heavenly Ecstasy - Pagan's Mind
Por Bruno Monteiro
Postado em 02 de junho de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Confirmando mais uma vez a sua majestade no Metal Progressivo escandinavo, PAGAN'S MIND surpreende mais do que era previsto. Depois de mostrar ao mundo todas as notas máximas tomadas em sites especializados, a banda libera ao mundo mais uma jóia do Metal Progressivo e revela um grande marco na sua história.

A banda estava desde 2007 sem nenhum lançamento de inéditas, e em 2011 traz "Heavenly Ecstasy", que na verdade mais parece um mix das suas origens com elementos que os consagraram no mundo. Não tirando o mérito das novas músicas, mas à primeira audição, tudo soou muito previsível.
Na data do lançamento da primeira música "Intermission" a banda recebeu muitas críticas de fãs por conta de uma suposta "reciclagem" de solo, mas, não passa de apenas uma coincidência ou uma confusão de fãs mais exigentes e sedentos por novidades.
A explicação talvez possa ser que PAGAN'S MIND já criou a fórmula de sucesso deles, não existe motivo para reinventar a roda a cada lançamento. A banda conseguiu criar o que poucos conseguem, que é uma identidade, algo original. E por causa desse tal identidade e o som executado a partir disso, algumas coisas podem soar repetitivas. Mas, a grande jogada do grupo é exatamente isso, trazer as mesmas idéias desde "Infinity Divine" até os dias de hoje, mas com a mágica inserida na execução das músicas individualmente por todos os instrumentistas envolvidos.
Se tivessemos que definir "Heavenly Ecstasy" como uma "fase", posso considerar que este é o auge do Pagan's Mind, em todos os sentidos. Os músicos estão em suas melhores formas, mas, destaco Nils K. Rue pois é visivel que ele aprimorou sua voz para inserir em um som mais melódico mesclando momentos de suavidade com agressividade e por isso, sem dúvida, merece o destaque. Além do visível amadurecimento, produção impecável de áudio, onde todos os instrumentos são mostrados com um som clarísimo. Se você tiver fones ou um som potente, ouça no máximo para sentir cada instrumento e o sentimento transportado por cada um!
Eu arrisco a dizer que PAGAN'S MIND é um forte candidato para se tornar uma das maiores bandas de Progressive Metal da atualidade, eles criaram uma nova atmosfera musical
que nenhum grupo consegue sequer se aproximar. Uma mistura bem sucedidade da parte agressiva do Thrash Metal com uma marcante presença melodica.
Em "Heavenly Ecstasy", a banda em partes me soou saudosista, buscando elementos de bandas pré-PAGAN'S MIND como SILVER SPOON e SUNSET STRIP, ambas que contavam com integrantes (atuais e passados).
Elejo Heavenly Ecstasy como o melhor álbum de 2011 com segurança e sem medo. PAGAN'S MIND traduz em 13 faixas o que o mundo do Metal está mais do que carente, que é criatividade e originalidade.
A principio, ele pode soar um pouco estranho para os fãs mais antigos, como citei mais acima (falando sobre a fórmula repetida), mas sem dúvida é um álbum marcante na história da banda e altamente recomendado para quem pretende se arriscar nesse mundo sem volta que o PAGAN'S MIND proporciona aos seus fãs e ouvintes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
Rob Halford fala sobre situação atual da relação com K.K. Downing
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
Jay Weinberg fala pela primeira vez à imprensa sobre demissão do Slipknot
David Lee Roth faz aparição no Coachella e canta "Jump", do Van Halen
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Hangar anuncia shows no RS e RJ antes do aguardado Bangers Open Air
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Por que Andre Matos nunca mais fez um disco como "Holy Land"? O próprio respondeu em 2010
O relato maduro e honesto de Rafael Bittencourt do Angra sobre ser pai de um homem trans
Andreas Kisser chegou no fundo do poço quando não foi a Disney pois não tinha cerveja
Aerosmith: top 10 da banda, segundo a Ultimate Classic Rock
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock

Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Iron Maiden: Leia a primeira resenha de "The Book Of Souls"



