Foo Fighters: Capaz de enlouquecer milhares de pessoas
Resenha - Wasting Light - Foo Fighters
Por Caio Francisco Fiorot
Postado em 03 de maio de 2011
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Para começar, gostaria de destacar os pontos que mais impressionam nesse álbum: O visível acerto de Dave Grohl recrutando Pat Smear como terceiro guitarrista para a trupe do FOO FIGHTERS. Nem sempre três guitarras soam bem, as chances dos sons se 'enrolarem' são grandes, mas tudo foi meticulosamente trabalhado. A bateria destruidora de Taylor Hawkins: quebras de tempo, pauladas ensurdecedoras, linhas de bateria muito dinâmicas e detalhadas. Outro ponto é o vocal de Dave cada vez mais potente e de arrepiar. Da suavidade à gritaria com perfeição.
Dê play aí. Não poderia começar melhor. "Bridge Is Burning" é perfeita para a primeira faixa do CD. Ela apresenta as três guitarras separadamente, como se fosse um aviso: "se prepare porque vem pauleira aí". E vem mesmo. Dave Grohl já dá seus primeiros gritos desesperados nela. E seu refrão, além de grudar na cabeça, mostra o bom backing vocal do baterista Taylor Hawkins.
A sincronia entre guitarras, bateria e baixo se destaca logo no começo do single "Rope", e mais uma vez, as vozes de Dave e Taylor se misturam com maestria. O refrão segue a especialidade do FOO FIGHTERS: você sabe que vai cantá-lo toda hora, sem perceber, em qualquer lugar que estiver. É bom salientar a aparição do primeiro solo de guitarra, não muito frequente na banda, mas que por mais importante que seja, nem faz tanta falta.
Faíscas de uma primeira "balada" e uma entrada de bateria daquelas que você quer imitar estão em "Dear Rosemary". Mas como estamos acostumados (vide "Times Like These", "Everlong", etc.), a música consegue ser pesada ao mesmo tempo em que é bonita.
Agora dê pause. Respire. Você vai entender o papel de protagonista que Kurt Cobain tem na vida de Dave Grohl ouvindo "White Limo". Todos sabem da devoção que Grohl tem por Kurt, mas os riffs sujos e os gritos persistentes na faixa inteira deixam isso mais do que claro, e essa "encarnação nirvanística" só nos deixa a opção de balançar a cabeça nos 3 minutos e 22 segundos inteiros de música.
"Arlandria" abre - com sucesso - uma sequência de músicas mais cadenciadas. Entretanto, a voz do ex-baterista do NIRVANA é empolgante e forte o suficiente pra segurar a pegada das mais pesadas do disco. O dedilhado no ínicio de "These Days" engana você até o refrão, que mais uma vez conta com um vocal firme e uma bateria detonadora. A sétima faixa e nome do documentário da banda, "Back And Forth", segue quase a mesma linha de "Arlandria", assim como as próximas: "A Matter Of Time" e "Miss The Misery". É uma sequência segura, belas melodias sempre com guitarras pesadas. Você com certeza vai gostar da mesma forma que gostou do álbum dos caras de 1999, o ótimo "There Is Nothing Left To Lose".
Um final marcante traz a teoricamente mais lenta e melódica "I Should Have Known", forte candidata para ser a preferida de muito fã. Com uma composição excelente e um vocal extremamente emocionante do frontman do FOO FIGHTERS, essa canção marca o reencontro de Dave Grohl e Krist Novoselic, ex-baixista do NIRVANA, que contribui tocando baixo e acordeão. A derradeira "Walk" fecha muito bem o mais novo trabalho de uma das maiores bandas em atividade. É quase redundante, mas deve-se frisar o fato da banda ser uma verdadeira fábrica de refrões empolgantes e inesquecíveis, e nessa última faixa isso fica evidenciado mais uma vez.
Gravado em uma garagem, com aparelhagem antiga e primitiva, tendo como produtor Butch Vig, o mesmo produtor do conceituado e sensacional "Nevermind" do NIRVANA, de 1991, "Wasting Light" pode ser considerado um dos melhores álbuns da última década. Ele não só mantém o FOO FIGHTERS no topo, como mostra uma clara evolução por parte de todos os integrantes. Dave Grohl parece não ter limites quando se trata de melhorar como músico, ele faz o espetáculo e deixa qualquer um extasiado sem nem precisar estar em um show. Taylor Hawkins merece ser reverenciado pelo trabalho diante da bateria. Podem botá-los em qualquer estádio que não há dúvidas que eles vão lotá-lo, é só perceber que o potencial ao vivo de faixas como "Bridge Is Burning", "Rope", "White Limo", "Arlandria" e "Walk" – poderia citar todas – é evidente e capaz de enlouquecer milhares de pessoas. Isso é questão de tempo.
Álbum: Wasting Light
Artista: FOO FIGHTERS
Gravadora: RCA Records
Track List:
1 - Bridge Is Burning
2 - Rope
3 - Dear Rosemary
4 - White Limo
5 - Arlandria
6 - These Days
7 - Back And Forth
8 - A Matter Of Time
9 - Miss The Misery
10 - I Should Have Known
11 - Walkta
Outras resenhas de Wasting Light - Foo Fighters
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
Rogério Skylab usa Megadeth para explicar o grande problema de Regis Tadeu
Bruce Dickinson: ex-Metallica mostra foto rara do peludo vocalista na piscina
Wacken nunca acontecerá no Brasil por causa de condição bizarra imposta por donos


Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
Dave Grohl confirma que novo álbum do Foo Fighters está pronto
A introdução de rock que Dave Grohl chama de "a maior de todas"
O disco dos anos 90 que Dave Grohl disse ter reinventado o hard rock dos anos 70
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
A baterista bastante criticada que Dave Grohl comparou a John Bonham e Ringo Starr
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



