Cement Rain: Indo além do thrash metal oitentista
Resenha - Escaping from the Apocalyptic City - Cement Rain
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 22 de abril de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Por mais que o thrash metal oitentista possa ser apontado como um marco na história do metal, é extremamente interessante se deparar com bandas que conseguem ir para além dessa única influência. Os gaúchos da CEMENT RAIN não abdicaram do que o gênero conquistou em mais de três décadas, mas conseguiram absorver muitas outras características da música pesada em seu primeiro álbum, intitulado "Escaping from the Apocalyptic City". Com referências modernas do death ao black metal, a primeira empreitada do grupo mostra mais uma grande ideia que vem do nosso underground.
Em atividade desde 2007, Moisés Disarmoneous (vocal/baixo e ex-IMPETUS MALIGNUM), André Mud (guitarra e ex-THE WISE) e Pércio Capone (bateria e ex-TUMOUR) possuem muita experiência no cenário underground gaúcho. O projeto, capitaneado pelo guitarrista e principal compositor, conta com três músicos de extenso currículo – desde os anos noventa – em pequenos grupos fundados na capital Porto Alegre. Desse modo, nada mais natural do que rechear de influências distintas (e modernas) o thrash metal da banda. As características mais evidentes – que variam do death ao black metal – aparecem do início ao fim de "Escaping from the Apocalyptic City". Como consequência, o resultado não poderia ser mais interessante e alheio às mesmices que apenas se repetem no cotidiano do gênero pesado.
Entre letras que abordam temas como histórias de terror (e/ou ficção científica) e problemas sociais (e/ou violência), o repertório construído pela CEMENT RAIN mostra muito fôlego em "Escaping from the Apocalyptic City". Depois da curta e introdutória "Into the Hell", "Inferno" apresenta um quê de death metal em uma composição extremamente condizente com o black metal de nomes como o ENSLAVEMENT OF BEAUTY, sobretudo pela performance do vocalista Moisés Disarmoneous. Por mais que a banda invista em uma roupagem moderna, em nada isso indica uma busca por uma sonoridade complexa e tecnicamente variada. Na sequência, "Demons of the Mind" – um dos destaques do álbum – evidencia uma agressividade básica e genuinamente próxima ao thrash/death de grupos como o SLAYER. O resultado (além de válido) é extremamente interessante como proposta idealizada pela CEMENT RAIN.
O que diferencia o power trio gaúcho dos demais representantes do gênero é a excelente atuação do vocalista Moisés Disarmoneous. Com um estilo bastante próprio – e relativamente oposto ao senso comum do thrash metal –, é o cantor da CEMENT RAIN que consolida a boa impressão deixada por "Escaping from the Apocalyptic City". A sua voz – que se encaixaria perfeitamente em qualquer outro grupo de black metal – mostra versatilidade para explorar sonoridades extremas ou até mesmo cadenciadas. Por essa perspectiva, "Scream and Scream Again" pode ser apontado como um exemplo válido dessa variação (qualificada e possível) dentro do trabalho da banda.
Embora não seja essa a música de maior apelo dentro do disco, "The House that Dripped Blood" conta com um dos instrumentais mais sólidos e agressivos de todo o material. Não há dúvidas de que essa faixa pode ser apontada como o segundo grande destaque de "Escaping from the Apocalyptic City" depois da certeira "Demons of the Mind". Por mais que mantenha uma boa média entre as doze faixas principais do seu repertório, o disco ainda se desdobra em momentos que não passam despercebidos. De um lado, "Damnation" possui um andamento mais cru e próximo ao thrash metal old school. Os rffs agressivos e extremamente atuais se encaixam perfeitamente à proposta da CEMENT RAIN em criar uma música alheia a rótulos únicos e a datas. Da mesma forma, "C.A.R.C.H.A.O.S./The Adaptoid" se sobressai às demais.
Na reta final, duas interessantes faixas complementam com extrema originalidade "Escaping from the Apolyptic City". "Red Thrasher" é uma música que André Mud – colorado fanático – compôs como homenagem ao campeonato mundial conquistado pelo Sport Club Internacional em 2006. Para não dizer que a relação entre o clube e a banda se encerra por aqui, o hino colorado aparece como faixa escondida na curta instrumental (e pesadíssima) "The Anthem".
Não há dúvidas de que o primeiro passo dado pela CEMENT RAIN é mais do qualificado. Embora não conte com nenhuma música de impacto exageradamente comercial, o registro mostra bastante uniformidade técnica e tática. O trabalho gráfico excepcional – que relaciona a capital gaúcha ao futuro – mais ou menos como o clássico desenho de "Somewhere in Time" (IRON MAIDEN) – pode ser apontado com honraria dentro da obra. Entretanto, resta saber como funcionará a banda daqui para frente. O líder André Mud se mudou para Ontário (Canadá) e deverá reformular a CEMENT RAIN no continente norte-americano.
Site: http://www.myspace.com/cementrain
Track-list:
01. Into the Hell
02. Inferno
03. Demons of the Mind
04. The Fly
05. See You in Hell
06. Scream and Scream Again
07. The House that Dripped Blood
08. Hate You All
09. Damnation
10. C.A.R.C.H.A.O.S./The Adaptoid
11. Raise the Horns
12. Red Thrasher
13. The Anthem
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Charlie Sheen relembra encontro com Ozzy Osbourne em clínica de recuperação
Mike Portnoy conta como está sendo tocar músicas que o Dream Theater gravou com Mike Mangini
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
Dee Snider explica o que o fez mudar de ideia e reunir o Twisted Sister
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Como Flávio Venturini compôs junto o maior sucesso solo de Renato Russo
O guitarrista que é "facilmente o melhor" que Jimmy Page já viu de perto, segundo o próprio
Bill Hudson diz que tatuagem pode ter sido entrave para entrar no Megadeth
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



