Elvenking: Um álbum que certamente dividirá as opiniões
Resenha - Red Silent Tides - Elvenking
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 22 de março de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Natural da Itália, muitos associam o Envenking ao típico Power Folk Metal, mas a realidade é que seus músicos sempre estiveram dispostos a explorar sem temor as possibilidades de sua música, o que possibilitou que montassem uma discografia bem diversificada dentro de sua proposta. É claro que, compreensivelmente, essa linha de ação fez com que alguns registros possuíssem sua cota de admiradores e detratores, divisão de opiniões que certamente se aplicará também em "Red Silent Tides".

E este sexto álbum de estúdio mostra como o Elvenking está soando tão diferente de discos como "Heathenreel" (01) ou "Wyrd" (04), mas sem abandonar totalmente suas raízes. As canções são escritas de forma muito mais simples e, globalmente, mantêm-se muitos dos elementos do Power Metal - os solos das guitarras estão muito bons! - e o violino continua injetando seu tempero étnico, ainda que esteja mais discreto e abrindo maior espaço aos teclados e várias orquestrações atmosféricas ao longo da audição.
O resultado final? Bem, podem esquecer as influências da música extrema ou composições totalmente acústicas oferecidas no passado... "Red Silent Tides" possui uma abordagem tão mais emocional e acessível que muitas vezes adentra pelo Hard Rock propriamente dito. As melodias são incrivelmente grudentas e, introspectivo e meio sofrido, o afinadíssimo Damnagoras (principal compositor da banda), cujas multifacetadas linhas vocais que vão desde delicados sussurros aos poderosos gritos limpos, o elevam à condição de destaque individual – atentem para seu impressionante desempenho em "Possession", por exemplo.
É claro que há faixas pesadas como "Dawnmelting" e "Your Heroes Are Dead", mas geralmente o repertório segue mais reflexivo, sofrido e meio romântico. E, para captar e transmitir tais intenções, a produção ficou sob os cuidados de Dennis Ward (Pink Cream 69), o que resultou no áudio mais definido e polido já alcançado por um disco do Elvenking. E a audição é tão cativante que "Red Silent Tides" encontrará o merecido respaldo entre aqueles que apreciam nomes como Avantasia, Freedom Call, Nightwish e os primórdios do Entwine.
Contato:
http://www.elvenking.net
http://www.myspace.com/elvenking
Formação:
Davide 'Damnagoras' Moras - voz
Aydan - guitarra
Raffaello Indri - guitarra
Gorlan - baixo
Elyghen - teclados, violino e viola
Zender - bateria
Elvenking - Red Silent Tides
(2010 / AFM Records - importado)
01. Dawnmelting
02. The Last Hour
03. Silence De Mort
04. The Cabal
05. Runereader
06. Possession
07. Your Heroes Are Dead
08. Those Days
09. This Nightmare Will Never End
10. What's Left Of Me
11. The Play Of The Leaves
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
Morre Terry Sullivan, baterista da formação clássica do Renaissance
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Scott Ian tinha plano improvável caso o Anthrax não vingasse
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
O motivo do desentendimento de Silas Fernandes com Andreas Kisser, segundo Silas
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
Quando Sílvio Santos fez piada com a montagem onde aparece como Steve Harris
Como era a divisão financeira de direitos autorais no Raimundos, segundo Digão
Os 10 maiores álbuns da história do grunge, em lista do Brave Words

Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



