Thornium: Uma mistura de Marduk, Mayhem e Dissection
Resenha - Fides Luciferius - Thornium
Por Marcos Garcia
Postado em 25 de janeiro de 2011
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Black Metal europeu anda sendo varrido por diversas tendências estranhas, desde que o estilo ganhou contornos mais profissionais. Alguns trazem para o estilo influências musicais externas que causam descontentamento aos fãs mais tradicionais, já que o estilo em si não prima pela técnica, melodia ou arranjos musicais grandiosos. O que existem de fãs de Black Metal insatisfeitos com bandas que possuem sucesso comercial não é um número a ser desprezado, e após muita análise, verdade é estarrecedora: a causa de tamanho furor é simplesmente a fuga das bandas ditas de sucesso de suas raízes musicais, em prol de modismos que chegam a ser irritantes. Não é necessário fazer menções, dando o direito dos leitores pensarem e opinarem por si mesmos.

Evolução ou continuidade estão disponíveis às bandas de qualquer vertente, e um exemplo do continuísmo bem feito é do quase desconhecido THORNIUM, da Suécia, que chega com seu 3º disco de estúdio, ‘Fides Luciferius’, já que apesar de ser uma banda veterana (estão na ativa desde 1993), ficaram entre 1995 e 2009 sem lançar nada, e estão buscando seu lugar. Mixando riffs matadores e bem ganchudos, graças às melodias soturnas, solos bem feitos (sem aquela estória batida de ‘som de guitarra se quebrando’), base rítmica bem feita e brutal, vocais insanos, a banda é um verdadeiro e variado deleite para fãs de Black Metal e estilos extremados sem preconceitos, já que alterna momentos velozes com outros mais cadenciados e soturnos. É como se o MARDUK mais antigo fosse misturado ao MAYHEM e DISSECTION. Não, não estou exagerando e nem a banda está para brincadeiras!
Produção visual ótima, e a sonora, apesar de cristalina, transparece ainda mais a vocação para a grandiosidade da banda. O CD é nivelado por cima, destacando-se ‘Mother of Abominations’ (um festival de variações musicais), ‘Son of the Dragon’ (mezzo cadenciada, mezzo veloz, extremamente soturna), ‘Qliphothic Raptures’ (também com grandes variações em seus andamentos), ‘Pacta Conventa Daemonorum’, a excelente faixa-título ‘Fides Luciferius’, ‘The Void of Choronzon’ (que empolga pela bela colocação dos teclados), ‘I Am Perfection’, mas o disco é todo excelente. É pôr no aparelho de CD e curtir uma ótima banda, um ótimo CD.
Recomendo, e espero que alcancem um maior reconhecimento, Semper Fidelis...
Formação:
Thyph (Thypheus) - Vocal, baixo (que também toca guitarras, teclados e bateria)
Eligor – Guitarras
Ulverheim – Guitarras
Tracklist:
1. Mother of Abominations
2. Archetype of Death
3. Son of the Dragon
4. Qliphothic Raptures
5. Pacta Conventa Daemoniorum
6. Fides Luciferius
7. The Void of Choronzon
8. I Am Perfection
9. Virgin Destroyer Redeemer
10. I am a God
Contatos:
http://www.thornium.com
http://www.myspace.com/thetruethornium
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
A concepção original de Eddie, mascote do Iron Maiden
Rockstars: 18 roqueiros que já apareceram em filmes
A música que para Steve Harris seria "a canção ideal do Iron Maiden"

Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva



