Bruno Masquio: virtuosismo que surge com naturalidade
Resenha - Brainstorm - Bruno Masquio
Por Marcos Garcia
Postado em 17 de novembro de 2010
Depois de um boom entre o final da década de 80 e a primeira metade dos anos 90, os discos instrumentais foram quase que abandonados, pois músicos como STEVE VAI, JOE SATRIANI, VINNIE MOORE e outros, que conseguiram firmar seu nome no mercado, monopolizaram o público e, basicamente, fecharam as portas para muitos. Mesmo porque a saturação do estilo foi absurda, e muitos músicos nem tinham tanto cacife assim.

Hoje em dia, é um recurso bem pouco utilizado, e mesmo no auge, por músicos que não sejam ases das 6 ou 7 cordas, mesmo porque alguns fogem do Rock e fazem incursões em outros estilos musicais em viagens nem sempre bem sucedidas, e confesso que não sou lá fã de música assim, pois virtuosismo muitas vezes cheira a egolatria mal administrada.
Mas este CD que aqui é bem diferente, e como!!!!
‘Brainstorm’, primeiro CD solo do baixista Bruno Masquio, que tem no currículo passagens por bandas como NUKEN, e foi o baixista dos shows de Steve Grimmet no Brasil, logo, ótimas referências é o que não faltam. E olhe bem que não sou exatamente um fã de discos instrumentais, mas dou meu braço a torcer: O disco é, sem sombra de dúvidas, bem superior a outros que são idolatrados por aí em se tratando de trabalhos instrumentais, porque Bruno orienta seu trabalho não para uma mostra de virtuosismo, que surge CD com extrema naturalidade, mas para composições muito bem feitas e estruturas melódicas que, apesar de intrincadas, são de muito bom gosto e o melhor de tudo que é bem pesado, que vem à mente o clima forte de um ‘Surfing with the Alien’.
Produção visual bem cuidada e simples, pois de forma bem subjetiva, o conceito do álbum é passado; e a sonorização é ótima, permitindo que cada instrumento seja ouvido sem priorizar este ou aquele instrumento, apesar do baixo se sobressair de forma bem natural.
O CD abre com a pesada e cativante ‘Warfare’, onde há a participação de Hugo Gonzalez nas guitarras. ‘Under Fire’ é mais melodiosa, onde Gustavo Di Pádua nas guitarras faz um solo endiabrado, e o baixo faz ótimas incursões. Em ‘High Tide’, tem-se uma faixa um pouco mais virtuosa, mas bem estruturada; em ‘Road of Fire’, mais um tema pesado e seco, e mais um guitarrista convidado faz bonito, que é Izael de Castro. Já em ‘Angels Call’, temos uma belíssima música onde o baixo é priorizado, sem guitarras. Depois, vem o destaque do CD, a belíssima ‘First Step’, uma música mais lenta e intensa, com ótimas passagens de teclados (cortesia de Bruno Sá), em um verdadeiro linimento aos ouvidos torturados pelas ‘músicas’ mais populares que tocam nas rádios e que, em geral, algum imbecil teima em tocar alto. A coisa torna a ficar pesada em ‘So Far’, onde o Fender de Bruno faz arranjos belíssimos, alternando climas pesados e rápidos com outros mais sensíveis, quase uma ode ao IRON MAIDEN em certos aspectos. ‘Hypnosis’ tem um título bem sugestivo, pois é uma pancada bem pesada, mas que não dá para não ficar parado, e ‘Sonic Boom’ é outra faixa bem agressiva, com leves toques de Jazz. E vejam que nenhuma faixa passa dos 4 minutos e poucos segundos, o que não cansa os ouvidos de forma alguma.
Parabéns ao Bruno, pois fez um trabalho hiper bem feito e corajoso a termos de Brasil, chegando a ser bem reconhecido lá fora.
Que tal todos darem um pouco mais de valor ao produto nacional?
Tracklist:
01. Warfare
02. Under Fire
03. High Tide
04. Road of Fire
05. Angels Call
06. First Step
07. So Far
08. Hypnosis
10. Sonic Boom
Contatos:
- Link direto para a compra do CD: www.BrunoMasquio.com/brainstormvenda
- Site Oficial: www.BrunoMasquio.com
- Twitter: www.twitter.com/BrunoMasquio
- Downloads gratuitos: http://www.4shared.com/dir/12923847/6022ad7f/BrunoMasquio.html
- Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=83182949
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
Masters of Voices estreia turnê sul-americana; veja setlist
O músico que Hetfield achava ser "muito" para o Metallica; "ele jamais se juntaria a nós"
Mötley Crüe toca música do primeiro disco pela primeira vez em 42 anos
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
O guitarrista que fez Kirk Hammett se sentir culpado por ter comprado guitarra muito barata
O megahit de 1965 que Bob Dylan diz que é "um longo pedaço de vômito"
Dave Mustaine afirma que Megadeth fará anúncio "de outro mundo"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Black Sabbath anuncia biografia oficial "The Masters of Reality"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
A banda clássica que Pete Townshend criticou por fazer sempre o mesmo álbum
John Lennon ficou decepcionado com solo de guitarra feito por Eric Clapton em sua canção
Mustaine diz que Ellefson tentou meter o louco durante gravações de disco do Megadeth
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



