Bruno Masquio: virtuosismo que surge com naturalidade
Resenha - Brainstorm - Bruno Masquio
Por Marcos Garcia
Postado em 17 de novembro de 2010
Depois de um boom entre o final da década de 80 e a primeira metade dos anos 90, os discos instrumentais foram quase que abandonados, pois músicos como STEVE VAI, JOE SATRIANI, VINNIE MOORE e outros, que conseguiram firmar seu nome no mercado, monopolizaram o público e, basicamente, fecharam as portas para muitos. Mesmo porque a saturação do estilo foi absurda, e muitos músicos nem tinham tanto cacife assim.

Hoje em dia, é um recurso bem pouco utilizado, e mesmo no auge, por músicos que não sejam ases das 6 ou 7 cordas, mesmo porque alguns fogem do Rock e fazem incursões em outros estilos musicais em viagens nem sempre bem sucedidas, e confesso que não sou lá fã de música assim, pois virtuosismo muitas vezes cheira a egolatria mal administrada.
Mas este CD que aqui é bem diferente, e como!!!!
‘Brainstorm’, primeiro CD solo do baixista Bruno Masquio, que tem no currículo passagens por bandas como NUKEN, e foi o baixista dos shows de Steve Grimmet no Brasil, logo, ótimas referências é o que não faltam. E olhe bem que não sou exatamente um fã de discos instrumentais, mas dou meu braço a torcer: O disco é, sem sombra de dúvidas, bem superior a outros que são idolatrados por aí em se tratando de trabalhos instrumentais, porque Bruno orienta seu trabalho não para uma mostra de virtuosismo, que surge CD com extrema naturalidade, mas para composições muito bem feitas e estruturas melódicas que, apesar de intrincadas, são de muito bom gosto e o melhor de tudo que é bem pesado, que vem à mente o clima forte de um ‘Surfing with the Alien’.
Produção visual bem cuidada e simples, pois de forma bem subjetiva, o conceito do álbum é passado; e a sonorização é ótima, permitindo que cada instrumento seja ouvido sem priorizar este ou aquele instrumento, apesar do baixo se sobressair de forma bem natural.
O CD abre com a pesada e cativante ‘Warfare’, onde há a participação de Hugo Gonzalez nas guitarras. ‘Under Fire’ é mais melodiosa, onde Gustavo Di Pádua nas guitarras faz um solo endiabrado, e o baixo faz ótimas incursões. Em ‘High Tide’, tem-se uma faixa um pouco mais virtuosa, mas bem estruturada; em ‘Road of Fire’, mais um tema pesado e seco, e mais um guitarrista convidado faz bonito, que é Izael de Castro. Já em ‘Angels Call’, temos uma belíssima música onde o baixo é priorizado, sem guitarras. Depois, vem o destaque do CD, a belíssima ‘First Step’, uma música mais lenta e intensa, com ótimas passagens de teclados (cortesia de Bruno Sá), em um verdadeiro linimento aos ouvidos torturados pelas ‘músicas’ mais populares que tocam nas rádios e que, em geral, algum imbecil teima em tocar alto. A coisa torna a ficar pesada em ‘So Far’, onde o Fender de Bruno faz arranjos belíssimos, alternando climas pesados e rápidos com outros mais sensíveis, quase uma ode ao IRON MAIDEN em certos aspectos. ‘Hypnosis’ tem um título bem sugestivo, pois é uma pancada bem pesada, mas que não dá para não ficar parado, e ‘Sonic Boom’ é outra faixa bem agressiva, com leves toques de Jazz. E vejam que nenhuma faixa passa dos 4 minutos e poucos segundos, o que não cansa os ouvidos de forma alguma.
Parabéns ao Bruno, pois fez um trabalho hiper bem feito e corajoso a termos de Brasil, chegando a ser bem reconhecido lá fora.
Que tal todos darem um pouco mais de valor ao produto nacional?
Tracklist:
01. Warfare
02. Under Fire
03. High Tide
04. Road of Fire
05. Angels Call
06. First Step
07. So Far
08. Hypnosis
10. Sonic Boom
Contatos:
- Link direto para a compra do CD: www.BrunoMasquio.com/brainstormvenda
- Site Oficial: www.BrunoMasquio.com
- Twitter: www.twitter.com/BrunoMasquio
- Downloads gratuitos: http://www.4shared.com/dir/12923847/6022ad7f/BrunoMasquio.html
- Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=83182949
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
Slash considera o final de "Sabbath Bloody Sabbath" a coisa mais pesada que ouviu na vida
Edu Falaschi apresenta "Mi'raj & The Legacy Tour" em São Paulo no Tokio Marine Hall
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
Quando o sonho vira pesadelo: 5 rockstars que fizeram sucesso e odiaram a fama
Porque "O Trem das Sete" de Raul Seixas é "o último do sertão"
Max Cavalera e o conselho dado por Ozzy Osbourne: "ambos nos sentimos traídos"
Lemmy Kilmister sobre saída de Dee Dee dos Ramones: "Aquilo acabou com Joey"

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



