Dream Evil: em um álbum, quarenta anos de história do Metal
Resenha - In the Night - Dream Evil
Por Ricardo Seelig
Postado em 01 de novembro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sexto álbum da banda sueca Dream Evil, "In the Night" é um festival de clichês que reúne em pouco menos de 50 minutos os quarenta anos de história do heavy metal. Então o disco é ruim? Não, muito pelo contrário: justamente por isso o álbum é legal pra caramba!

Formado pelo quinteto Nick Night (Niklas Isfeldt) nos vocais, Ritchie Rainbow (Fredrik Nordström) e Dannee Demon (Daniel Varghamne) nas guitarras, Pete Pain (Peter Stalfors) no baixo e Pat Power (Patrik Jerksten) na bateria - por trás dos pseudônimos temos instrumentistas respeitados e com história na música pesada -, o Dream Evil difere de outras bandas que exploram essa linha mais true metal justamente por não se levar a sério. Seu som é divertido e alto astral, diferente, por exemplo, do Manowar, que se perdeu em um mar de fundamentalismo metálico xiita.
O álbum abre com "Immortal", um metal tradicional com bom refrão. A faixa título tem um bom riff e ótimas passagens de guitarra. Na sequência temos "Bang Your Head", uma das melhores do disco, com um refrão feito sob medida para levantar o público.
A qualidade se mantém elevada com "See the Light", um hard rock pesadão e empolgante com excelentes linhas vocais – o mesmo ocorre em "Electric", outra com uma pegada mais hard. Já "Frostbite" é a mais pesada do disco, com boas melodias de guitarra e ótimos solos.
É claro que o álbum teria que ter uma balada, e aqui ela se chama … "The Ballad"! Um som simpático, piegas como não poderia deixar de ser, mas bem feito.
"In the Fires of the Sun" é um metal estradeiro, com um clima animado e um refrão muito legal, enquanto o início de "Mean Machine" chupa na cara dura a clássica "Restless and Wild", do Accept. "Kill, Burn, Be Evil" é uma paulada power metal, e "The Unchosen One" fecha o disco com um hard refrescante perfeito para ouvir sem destino.
Como já disse no início da resenha, todos na banda são excelentes músicos, mas o destaque individual vai para o vocalista Nick Night, dono de um timbre agudo que em vários momentos chega a lembrar Rob Halford.
"In the Night" é um CD divertido, empolgante em diversas passagens. Nada original, não vai mudar o mundo nem redefinir o heavy metal, mas garante uma trilha sonora pra lá de adequada para aquele papo com os amigos.
Faixas:
1 Immortal 4:38
2 In the Night 3:15
3 Bang Your Head 3:51
4 See the Light 3:39
5 Electric 3:50
6 Frostbite 3:30
7 On the Wind 3:45
8 The Ballad 4:51
9 In the Fires of the Sun 4:41
10 Mean Machine 4:05
11 Kill, Burn, Be Evil 2:51
12 The Unchosen One 3:35
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"
O clássico da banda Evanescence que a vocalista Amy Lee odiava
Guitar World: os 100 piores solos de guitarra da história
A capa de álbum de Metal oitentista criada na base da gambiarra e da preguiça


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



