Dream Evil: em um álbum, quarenta anos de história do Metal
Resenha - In the Night - Dream Evil
Por Ricardo Seelig
Postado em 01 de novembro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sexto álbum da banda sueca Dream Evil, "In the Night" é um festival de clichês que reúne em pouco menos de 50 minutos os quarenta anos de história do heavy metal. Então o disco é ruim? Não, muito pelo contrário: justamente por isso o álbum é legal pra caramba!

Formado pelo quinteto Nick Night (Niklas Isfeldt) nos vocais, Ritchie Rainbow (Fredrik Nordström) e Dannee Demon (Daniel Varghamne) nas guitarras, Pete Pain (Peter Stalfors) no baixo e Pat Power (Patrik Jerksten) na bateria - por trás dos pseudônimos temos instrumentistas respeitados e com história na música pesada -, o Dream Evil difere de outras bandas que exploram essa linha mais true metal justamente por não se levar a sério. Seu som é divertido e alto astral, diferente, por exemplo, do Manowar, que se perdeu em um mar de fundamentalismo metálico xiita.
O álbum abre com "Immortal", um metal tradicional com bom refrão. A faixa título tem um bom riff e ótimas passagens de guitarra. Na sequência temos "Bang Your Head", uma das melhores do disco, com um refrão feito sob medida para levantar o público.
A qualidade se mantém elevada com "See the Light", um hard rock pesadão e empolgante com excelentes linhas vocais – o mesmo ocorre em "Electric", outra com uma pegada mais hard. Já "Frostbite" é a mais pesada do disco, com boas melodias de guitarra e ótimos solos.
É claro que o álbum teria que ter uma balada, e aqui ela se chama … "The Ballad"! Um som simpático, piegas como não poderia deixar de ser, mas bem feito.
"In the Fires of the Sun" é um metal estradeiro, com um clima animado e um refrão muito legal, enquanto o início de "Mean Machine" chupa na cara dura a clássica "Restless and Wild", do Accept. "Kill, Burn, Be Evil" é uma paulada power metal, e "The Unchosen One" fecha o disco com um hard refrescante perfeito para ouvir sem destino.
Como já disse no início da resenha, todos na banda são excelentes músicos, mas o destaque individual vai para o vocalista Nick Night, dono de um timbre agudo que em vários momentos chega a lembrar Rob Halford.
"In the Night" é um CD divertido, empolgante em diversas passagens. Nada original, não vai mudar o mundo nem redefinir o heavy metal, mas garante uma trilha sonora pra lá de adequada para aquele papo com os amigos.
Faixas:
1 Immortal 4:38
2 In the Night 3:15
3 Bang Your Head 3:51
4 See the Light 3:39
5 Electric 3:50
6 Frostbite 3:30
7 On the Wind 3:45
8 The Ballad 4:51
9 In the Fires of the Sun 4:41
10 Mean Machine 4:05
11 Kill, Burn, Be Evil 2:51
12 The Unchosen One 3:35
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O clássico do Anthrax que influenciou "Schizophrenia", do Sepultura
A música do Metallica que faz um estádio de futebol americano tremer
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
O trecho de "The Trooper" que Nicko McBrain não consegue mais tocar após AVC
O hábito do vocalista do Greta Van Fleet que incomoda seus colegas nas turnês
Lady Gaga: "o Iron Maiden mudou a minha vida!"


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



