Heaven Shall Burn: lado pesado da prolífica cena metalcore
Resenha - Invictus - Heaven Shall Burn
Por Ricardo Seelig
Postado em 27 de outubro de 2010
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
No lado mais pesado da prolífica cena metalcore, os alemães do Heaven Shall Burn são uma referência. O quinteto sempre primou por levar o estilo aos limites mais extremos do heavy metal, carregando suas composições de elementos que as deixavam com uma beleza perturbadora. Os melhores exemplos disso estão nos álbuns "Antigone" (2004) e "Deaf to Our Prayers" (2006), duas pedradas sônicas de respeito.
Heaven Shall Burn - Mais Novidades
"Invictus", sexto disco do grupo, é a parte final da trilogia Iconoplast, iniciada no CD "Iconoplast (Part 1: The Final Resistance)" (2008) e cuja continuação ocorreu com o DVD "Bildersturm – Iconoplast II (The Visual Resistance)", lançado em 2009. Musicalmente, o caminho continua o mesmo, com a banda sentando a mão na sua já tradicional sonoridade, que transita entre o death metal melódico e o metalcore.
No entanto, o álbum soa um tanto quanto repetitivo, com poucas variações entre as faixas, que, frequentemente, passam a sensação de serem muito similares entre si. Os melhores momentos estão em "Combat", "Sevastopoll", "Return to Sanity" e "Nowhere" - esta última, curiosamente, uma faixa bônus. A composição mais diferente de "Invictus", no entanto, é "Given to Death", uma ótima música com participação de Sabine Weniger, do Deadlock, nos vocais – e que, justamente por isso, destoa da linearidade das demais.
A versão lançada no Brasil pela Paranoid Records é dupla e vem com um DVD bônus gravado em fevereiro de 2010 em Viena, na Áustria. São treze faixas de um show energético e marcante, onde o grupo toca músicas de toda a sua carreira para apenas trezentas pessoas, com os integrantes devidamente trajados com figurinos similares aos do filme "300", que conta a história dos guerreiros espartanos liderados pelo Rei Leônidas.
"Invictus" é um disco que, apesar de ter alguns momentos interessantes, soa apenas regular. A adição do DVD bônus torna o álbum mais interessante, mas é inegável que o Heaven Shall Burn vai precisar fazer muito mais do que fez em "Invictus" no seu próximo disco se quiser continuar mantendo o status de referência que hoje possui.
CD
1 Intro 1:09
2 The Omen 3:37
3 Combat 3:48
4 I Was, I Am, I Shall Be 3:56
5 Buried in Forgotten Grounds 5:33
6 Sevastopol 4:03
7 The Lie You Bleed For 4:41
8 Return to Sanity 3:20
9 Against Bridge Burners 3:29
10 Of Forsaken Poets 4:32
11 Nowhere [bonus track] 2:28
12 Given in Death 5:11
13 Outro 1:46
Bonus DVD
Live in Vienna - February 21st, 2010
1 Intro 1:16
2 Forlorn Skies 4:58
3 Counterweight 4:28
4 Voice of the Voiceless 4:58
5 Endzeit 5:31
6 Buried in Forgotten Grounds 4:22
7 The Disease 3:00
8 Architects of the Apocalypse 3:37
9 The Omen 4:04
10 Unleach Enlightment 4:45
11 Of No Avail 4:28
12 Black Tears 3:04
13 Behind a Wall of Silence 4:48
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
Jesse Leach (Killswitch Engage) não se considera mais cristão
O que poderia ter evitado a saída de Halford do Judas Priest nos anos 1990, segundo Ian Hill
Kerry King, do Slayer, acha que a Bíblia é um "conto de fadas"
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
3 clássicos do rock nacional que todo mundo que foi criança nos anos 1980 sabe de cor
A música que abre um álbum do Pink Floyd e David Gilmour acredita que define a banda


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR


