Stone Temple Pilots: banda domada e um Scott mais comedido
Resenha - Stone Temple Pilots - Stone Temple Pilots
Por Anderson Nascimento
Postado em 09 de agosto de 2010
Nascida na Califórnia, durante a ebulição sonora provocada por uma certa banda de Seattle, o Stone Temple Pilots já parecia ter um destino certo, o fim precoce. Estourados na MTV, onde em 1993 ganharam o prêmio de "Banda Revelação", e impulsionados pelo sucesso do primeiro CD, "Core", que vendeu mais de sete milhões de cópias, a banda foi rapidamente convocada pela emissora pra gravar o seu "Unplugged".
Stone Temple Pilots - Mais Novidades
Esse repentino e inesperado sucesso começou a ruir na hora em que a banda vinha colhendo os frutos de seu instantâneo sucesso, em plena turnê de seu terceiro disco, com os problemas de seu front-man Scott Weiland com as drogas, o que levou a banda a cancelar uma série de shows.
Em 2003, a banda anunciou o seu fim, após o lançamento de uma coletânea com os hits da banda, o que acabou acontecendo devido às prisões e pesados envolvimentos do vocalista com as drogas.
Com o fim da banda Scott virou o vocalista da banda formada por ex-integrantes do Guns and Roses, "Velvet Revolver", e seus amigos de banda viraram produtores musicais. Ao deixar o Velvet, Scott foi deixando pistas na imprensa de que a banda estaria voltando, o que de fato aconteceu, resultando em uma turnê pelos EUA em 2008, obviamente sugerindo a gravação de um novo disco.
Nesse primeiro disco desde a sua volta, temos uma banda mais adocicada, domada, e um Scott mais comedido. O grande atrativo desse álbum é justamente esse, a forma dispar ao formato ao qual a banda é historicamente reconhecida.
E isso não é um demérito, pelo contrário, é uma prova de que os membros da banda ganharam um precioso tempo para amadurecer sua sonoridade, caprichando principalmente nas melodias das suas doze canções. As letras, recheadas de amargas inspirações que vão do recente divórcio de Weiland à morte de seu irmão, talvez também acabem contribuindo para a sonoridade mais melancólica do álbum.
Mesmo assim, o primeiro single "Between The Lines", busca nas raízes da banda o som ideal que represente a sua volta, o que funcionou bastante bem, pois a banda atingiu o primeiro lugar da Billboard com a mesma. Essa busca ao seu tradicional som também ocorre em "Fast As I Can", mais um dos poucos momentos em que a banda lembra o seu som original.
Já na segunda faixa e segundo single do disco, "Take a Load Off" ,a banda convida o ouvinte a conhecer o novo "Stone Temple Pilots", com melancolia espalhada ao longo da canção, que destaca-se por vocais em côro que emula os anos sessenta.
O mesmo acontece em "Hickory Dichotomy", anos sessenta puro, mais precisamente algo entre a harmonia vocal dos Beatles e a pegada dos Kinks, ou ainda na adocicada e ensolarada "Cinnamon", que inclui inclusive os "Come on, come on", tão populares nos anos sessenta.
Esse mesmo estilo também volta a rolar no disco em "First Kiss on Mars" , cançãozinha de três minutos com um impressionante apelo pop, lembrando as músicas mais cantaroláveis do Weezer.
Os baladões, que funcionam incrivelmente bem na voz de Weiland, também estão presentes também no álbum, como em "Dare If You Dare", com um riff chupado da versão de Eric Clapton para "Little Wing". As baladas inclusive dão o tom de despedida do álbum ao aparecer no encerramento do disco com a canção "Maver".
Assumidamente calcado nos anos sessenta e setenta, o auto-intitulado novo álbum do Stone Temple Pilots, é um prato cheio para aqueles que gostam de uma boa diversão, mas é bom que saibam que aquela banda de meados dos anos noventa não é mais a mesma.
Faixas:
1. Between the Lines
2. Take a Load Off
3. Huckleberry Crumble
4. Hickory Dichotomy
5. Dare If You Dare
6. Cinnamon
7. Hazy Daze
8. Bagman
9. Peacoat
10. Fast as I Can
11. First Kiss On Mars
12. Maver
Outras resenhas de Stone Temple Pilots - Stone Temple Pilots
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
O disco que o Alice in Chains lançou esperando que quase ninguém soubesse
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
Kirk Hammett diz que melhores partes do "Black Album" surgiram "do nada"
Mike Portnoy elogia "Cursum Perficio", novo disco do Anthrax
A música do Van Halen que Eddie tentou fazer como AC/DC mas não deu certo
Os dois discos do AC/DC com Brian Johnson que ainda impressionam Angus Young
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Uma pergunta sobre afinação mudou o destino do maior sucesso do Metallica
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
A opinião de Andreas Kisser sobre irmãos Cavalera regravarem discos do Sepultura
Noel Gallagher elege o "álbum mais influente de todos os tempos", e não é dos Beatles
O álbum dos Titãs que influenciou Skank e O Rappa e encantou Caetano Veloso

Álbum ao vivo de Scott Weiland será lançado no mês de outubro
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
Vocalista não se importaria caso o Stone Temple Pilots parasse de lançar discos
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



